bolsa para mestrado em geografia epos daad stuttgart

Bolsa para mestrado em Geografia na Alemanha tem inscrições abertas em 2024

Inscrições até 01/10/2024

A Stuttgart Technology University of Applied Sciences, na Alemanha, tem um mestrado em Geografia com inscrições abertas em 2024. O programa tem ênfase na área de Fotogrametria e Geoinformática. O DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) oferece bolsa de estudos integral para estudantes internacionais interessados no curso através do programa EPOS.

O mestrado em geografia é em inglês e tem duração de 18 meses. Durante esse período, serão aprofundados estudos e pesquisas na área do sensoriamento remoto e suas tecnologias e metodologias.

>> Como aprender alemão rápido

Sobre o mestrado em geografia na Alemanha

O Master in Photogrammetry and Geoinformatics é dividido em três partes: os dois primeiros semestres são dedicados a aulas, práticas e exames. No terceiro, o aluno irá realizar sua investigação para dissertação em tempo integral.

Os estudantes formados no mestrado em geografia com ênfase em geoinformática terminam o curso preparados para atuar como gestores de projetos relacionados à fotogrametria, cartografia, planejamento rural e urbano, monitoramento ambiental e todas as áreas afins.

Geoinformação, fotogrametria e ciência de sensoriamento remoto são áreas que colocam os egressos do mestrado em geografia na Alemanha em uma posição privilegiada no mercado de trabalho internacional. Esses campos são considerados chave em todo o mundo, com uma grande demanda por profissionais bem treinados tanto nos países industrializados quanto nos mercados emergentes.

As oportunidades de carreira após a graduação no mestrado em geografia na Alemanha são vastas, incluindo setores públicos, como serviços de levantamento nacional, agências de mapeamento, autoridades cadastrais e ambientais, assim como setores privados, como empresas de GIS, fotogrametria e sensoriamento remoto, consultorias em planejamento urbano e organizações relacionadas ao desenvolvimento.

Além disso, muitos dos graduados no curso de mestrado em geografia com bolsa do DAAD seguem para carreira acadêmica, obtendo um doutorado em universidades alemãs ou internacionais ou tornando-se professores em seus países de origem. A experiência internacional e intercultural adquirida durante os estudos é altamente valorizada pelos empregadores, e muitos graduados alcançam sucesso em suas próprias empresas ou são promovidos a posições mais elevadas após retornarem de programas de educação continuada.

As bolsas de mestrado em Geografia do DAAD

O mestrado em geografia da UFT Stuttgart é um dos cursos beneficiados com bolsas do programa EPOS do DAAD. Ele oferece benefícios para brasileiros que queiram estudar em áreas relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável.

As bolsas do DAAD são destinadas a candidatos que comprovem motivação quanto ao desenvolvimento e tenham intenção de agir como agentes da mudança nas suas realidades. Eles também precisam ter qualificações acadêmicas e profissionais suficientes para garantir a conclusão bem-sucedida do mestrado em geografia.

Elas incluem isenção de taxas universitárias, um auxílio para despesas com custos de vida, ajuda para compra da passagem aérea de ida e volta, seguro saúde e curso de alemão (dois meses antes de começar o mestrado).

>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

Requisitos das inscrições do mestrado em Geografia em 2024

Para fazer a inscrição para o mestrado em geografia na Alemanha com bolsa do DAAD, é preciso ter graduação em engenharia civil, geografia, agronomia, engenharia florestal ou áreas correspondentes. Profissões que trabalham com geodados ou tecnologias espaciais também são aceitas.

Os candidatos às bolsas de estudo do DAAD na Alemanha também devem falar inglês e comprovar o seu conhecimento através de um exame de proficiência como o TOEFL ou IELTS.

Experiência profissional de no mínimo dois anos, depois do formado, também é requisito para quem deseja se candidatar para as bolsas de estudo do mestrado em geografia com tudo pago na Alemanha.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Como se candidatar à bolsa de mestrado em geografia em 2024

O prazo para os estudantes interessados em bolsas do DAAD para cursar o mestrado em geografia na Alemanha a partir de 2025 se encerra no dia 1º de outubro de 2024.

A candidatura deve ser enviada diretamente à universidade. Além dos documentos normais, os estudantes que desejam o benefício devem enviar alguns itens adicionais. A documentação é formada por:

  • Formulário de solicitação da bolsa;
  • Formulário de candidatura ao curso;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta de motivação;
  • Comprovante da situação de trabalho;
  • Currículo (modelo Europass);
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Cópia do Diploma de graduação;
  • Cópia do Diploma do Ensino Médio
  • Cópia do passaporte;
  • 2 fotos tamanho passaporte.

>> Melhores bolsas para intercâmbio

Quanto custa o mestrado em Geografia na Alemanha?

Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas de estudo não são elegíveis para as bolsas de estudo. O curso de mestrado em Geografia da Universidade em Stuttgart para candidatos com passaporte da União Europeia custa apenas o valor das taxas semestrais de inscrição, de cerca de 212 euros.

Já para candidatos internacionais sem passaporte europeu, estudar na Alemanha em universidades em Baden-Würtenberg, onde fica Stuttgart, custa 1.500 euros por semestre. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade.

Para poder se sustentar sem bolsa de estudos, é preciso ter por volta de 934 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

O mestrado em geografia com ênfase em geoinformática e fotogrametria têm início sempre em outubro, anualmente. O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.

>> Orientação grátis para quem quer trabalhar na Alemanha

Sobre a Hochschule für Technik Stuttgart

A Hochschule für Technik Stuttgart (HfTS) foi fundada em 1832 e oferece 35 cursos de graduação e pós-graduação. A universidade é caracterizada por projetos interfaculdades e contatos com inúmeras empresas em Stuttgart e na região como uma localização empresarial atrativa.

A HfTS tem seu campus central no centro da cidade e cursos em campos de estudo como arquitetura, engenharia civil, física da construção, ciência da computação, matemática, geoinformática e administração de empresas sem com uma educação orientada para prática.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre a bolsa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais