Mestrado em recursos hídricos e engenharia na Alemanha com bolsa do DAAD
O mestrado em recursos hídricos e engenharia (Master Program Hydro Science & Engineering) é mais um dos cursos contemplados pelo EPOS. O programa do DAAD dá bolsas integrais para cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável na Alemanha.
Os estudantes selecionados poderão ampliar seu conhecimento teórico e prático nas áreas de gestão, conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos em diferentes zonas climáticas. Ainda, durante o curso da Universidade Técnica de Dresden (Technische Universität Dresden — TUD), eles terão a oportunidade de aprofundar o entendimento sobre construção e operação de sistemas de gestão de água.
>>> Confira outras bolsas na área do desenvolvimento
O mestrado em recursos hídricos e engenharia tem duração de dois anos e é todo em inglês. Ele capacita os alunos para solucionar problemas específicos de países em desenvolvimento, como água potável limitada, secas e inundações.
O mestrado em Hydro Science & Engineering
O mestrado em recursos hídricos e ciência das águas da Universidade Técnica de Dresden foca em ampliar e intensifica conhecimentos acadêmicos e práticos nos campos de gestão, conservação e desenvolvimento de recursos hídricos em diferentes zonas climáticas e construção e operação de sistemas de gestão de água.
O programa visa dar aos selecionados um excelente domínio de todo o campo da água, com seus diversos aspectos. Os alunos serão capacitados para lidar com as futuras demandas profissionais dentro da pesquisa e prática em na área de recursos hídricos todo o mundo. O curso de mestrado em recursos hídricos da Universidade de Técnica de Dresden foca em estudantes de países em desenvolvimento e em transição devido aos problemas específicos do sul global como recursos limitados de água potável e água bruta, bem como os impactos devastadores de extremos hidrológicos como secas ou desastres de inundação conectados com erosões pesadas.
>>> Como estudar em Londres de graça
O curso de mestrado em Hydro Science & Engineering da Technische Universität Dresden busca formar profissionais prontos para atuar em agências de desenvolvimento e consultoria, para liderar a operação de sistemas de gestão de água e contribuir para tarefas de pesquisa transdisciplinar dentro de todo o campo das ciências hidrológicas.
Como são as bolsas EPOS do DAAD
A bolsa para mestrado em recursos hídricos e engenharia na Alemanha inclui 934 euros mensais durante os dois anos de estudos. Além disso, o EPOS também cobre um curso intensivo de alemão de dois meses antes do início do curso. Também estão incluídos na bolsa, seguro-saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.
>>> Curso de alemão online gratuito
Requisitos do mestrado em recursos hídricos e engenharia
Os candidatos às bolsas do DAAD para o mestrado na Alemanha devem ter graduação ou formação equivalente com, no mínimo, seis semestres em engenharia civil ou ciências naturais. Estudantes nativos de países com língua diferente do inglês devem comprovar conhecimento no idioma via TOEFL, IELTS ou outras provas. O nível solicitado é o C1, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Quem deseja concorrer às bolsas EPOS deve ter no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Candidatuta às bolsas de mestrado em recursos hídricos
O deadline para se inscrever e concorrer a uma bolsa EPOS para o mestrado em recursos hídricos e ciência das águas da TU Dresden é sempre no dia 15 de outubro para quem envia a candidatura diretamente para a universidade ou 31 de julho para quem se candidatar via escritório regional do DAAD ou embaixada alemã.
Além do formulário de candidatura, os documentos solicitados para a inscrição no mestrado em recursos hídricos são os seguintes:
- Cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar com notas e escala de pontos (com tradução também autenticada);
- Cópia autenticada do diploma de graduação e histórico acadêmico com notas e escala de pontos (com tradução também autenticada);
- Certificado que comprove nível C1 em inglês (TOEFL, IELTS ou outro teste equivalente que comprove o conhecimento);
- CV;
- Carta de motivação.
Os candidatos às bolsas EPOS podem carregar a documentação no site da TUD. As aulas começam em outubro de 2025.
Como fazer mestrado em Hydro Science & Engineering na TU Dresden sem bolsa?
A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso o sem bolsa de estudos do DAAD.
O mestrado em recursos hídricos e engenharia cobra apenas taxas normais da Alemanha, neste caso de 290 euros por semestre. As inscrições para candidatos estrangeiros que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 31 de maio de cada ano.
Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período e em tempo integral nas férias do mestrado.
>>> Green Card alemão: como tirar o seu
Vela a pena fazer mestrado em recursos hídricos?
Olha, a gente acredita que sim. Fazer um mestrado em recursos hídricos é uma escolha estratégica para quem busca uma carreira impactante na área ambiental e de engenharia. Este tipo de programa oferece uma compreensão aprofundada dos sistemas hídricos e capacita os profissionais para resolver questões urgentes, como escassez, poluição e gestão de enchentes, preparando-os para atuar em diversos contextos ao redor do mundo.
Os graduados em recursos hídricos podem desempenhar papéis essenciais em áreas como engenharia hidráulica, gestão de recursos, controle de qualidade da água, pesquisa e desenvolvimento, além de educação e sensibilização sobre práticas sustentáveis de conservação da água.
A Universidade Técnica de Dresden
A Technische Universität Dresden (TUD ou TU Dresden), é uma das maiores universidades de tecnologia na Alemanha e está entre as mais proeminentes e dinâmicas do país. Com 17 Faculdades distribuídas em cinco Escolas, oferece uma ampla gama de 119 programas de graduação e abrange um amplo espectro de pesquisa.
Seus cursos em áreas como Ciências da Vida, Materiais Quânticos, Microeletrônica, Internet Tátil, Ciência dos Materiais, Ciências de Dados, Economia Circular e Mudança Social são considerados exemplares em toda a Europa. Aproximadamente 30.000 estudantes estão matriculados na TUD. Internacionalmente, a TUD conquistou uma excelente reputação. Cerca de 18% de seus estudantes são estrangeiros. Hoje, aproximadamente 9.000 funcionários de 89 países trabalham na TU Dresden. Desde 2012, a Universidade Técnica de Dresden faz parte das onze Universidades de Excelência da Alemanha.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja informações sobre a inscrição
Envie a sua candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.