Bolsa para mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos partiu intercambio

Bolsa para mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos

Inscrições até 30/09/2023

Interessados em bolsa para mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos têm até 30 de setembro para se candidatarem para o curso da Leibniz Universität Hannover. O programa oferece curso todo em inglês e faz parte dos mestrados com foco em desenvolvimento sustentável do DAAD.

O mestrado em gestão ambiental na Alemanha

O Master of Science Programme in Water Resources and Environmental Management é voltado para graduados em áreas como engenharia, ciências naturais, ciências ambientais e geociências. O curso aceita 25 estudantes por semestre e busca de respostas para problemas mundiais de aumento da escassez de água, riscos de inundação e poluição ambiental.

Os graduados trabalham em conjunto com colegas em vários campos especiais. O trabalho é multidisciplinar, interessante e mundialmente necessário.

>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa

No primeiro semestre os alunos obtêm conhecimentos básicos em ciências naturais, hidráulica ambiental, hidrologia e gestão de recursos hídricos. Em seguida, uma das duas áreas especiais, Gestão de Recursos Hídricos ou Engenharia Sanitária, deve ser eleita para o segundo e terceiro semestre. Estes cursos científicos são acompanhados de cursos, que visam o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências transversais necessárias ao sucesso do trabalho científico. No quarto semestre os alunos concluem a tese de mestrado sob orientação.

Especializações disponíveis do curso em recursos hídricos

  • Engenharia costeira
  • Ecologia
  • Economia Ambiental e Ciência da Computação
  • Processos de fluxo e transporte
  • Engenharia Hidráulica
  • Hidrologia e gestão de recursos hídricos
  • Hidromecânica
  • Gestão de águas industriais
  • Engenharia Sanitária
  • Gestão de resíduos sólidos
  • Abastecimento de água

O que a bolsa EPOS do DAAD cobre

O curso de mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos da Universidade de Hannover tá super dentro da proposta de curso de mestrado voltado para o desenvolvimento sustentável e por isso o programa é parte do EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) – já falamos sobre ele aqui.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 934 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Ou seja, tudo que você precisa para fazer seu mestrado de boa. Em geral, os bolsistas do DAAD também fazem curso de alemão na Alemanha com custos cobertos pela bolsa.

Candidatura à bolsa do mestrado em gestão ambiental na Alemanha

Quem deseja se candidatar ao curso e concorrer à mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos deve se inscrever até o dia 30 de setembro.


>>> Onde é barato fazer pós-graduação

Para poder se inscrever para as bolsas é requisito ter pelo menos dois anos de experiência profissional após a graduação. Nesse caso, é preciso enviar, além dos documentos solicitados para entrar no curso, o formulário do DAAD. Abaixo listamos toda a documentação necessária:

  • Diploma do ensino médio;
  • Diploma de graduação;
  • Certificado de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Histórico acadêmico e documento da universidade explicando o sistema de ensino superior do país;
  • Curriculum Vitae;
  • Formulário de candidatura do DAAD preenchido;
  • Carta de motivação;
  • Comprovante de experiência profissional;
  • Cartas de recomendação (mínimo duas).

Caso os documentos sejam emitidos em outro idioma que não o inglês ou o alemão, eles devem ter tradução juramentada e além disso é necessário que os documentos originais sejam apostilados. A candidatura ao programa é feita por e-mail para [email protected].

>>> Como é viver na Alemanha sem saber alemão

Quanto custa estudar na universidade de Hannover?

A experiência de dois anos depois de formado é uma exigência do DAAD para bolsistas. Caso você queira aplicar pra o curso sem ter a experiência necessária, você será considerado para admissão, mas sem bolsa. O curso de mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos da Universidade de Hannover é um dos cursos em inglês baratos na Alemanha e custa 408,62€ por semestre. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade.

No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 861 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. Pra quem vai aplicar sem bolsa a data limite para mandar tudo é 15 de janeiro de 2024.

>>> Motivos para começar a aprender alemão hoje!

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Detalhes sobre o curso
Detalhes sobre a inscrição
Detalhes sobre as bolsas
Todas as bolsas EPOS do DAAD

Ver todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Bolsa para mestrado em gestão ambiental na Alemanha com foco em recursos hídricos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais