DAAD dá bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês
Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês focado em desenvolvimento.
O curso da Universidade Técnica de Dortmund tem duração de 24 meses e o primeiro ano é feito na Alemanha e o segundo ano pode ser feito na Tanzânia, no Brasil, nas Filipinas, em Gana ou no Chile. O curso tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).
O mestrado SPRING – Spatial Planning for Regions in Growing Economies – é completamente em inglês e faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas e a maioria em inglês. As inscrições podem ser feitas por e-mail ou correio até o dia 1º de outubro.
>>> Cursos de alemão online gratuitos
Um ano de mestrado na Alemanha, um ano em outro país
O primeiro ano de curso é na Universidade Técnica de Dortmund, na Alemanha, e o segundo ano é feito em uma das universidades parceiras do SPRING. O país para onde o aluno vai depende da ênfase que o aluno quer dar ao segundo ano do mestrado em planejamento. As universidades parceiras e as possíveis ênfases são:
- DoP KNUST, Kumasi, em Gana: para interessados em Regional Development Planning and Management.
- Ardhi University, Dar es Salaam, na Tanzânia: para interessados em Urban Planning and Management.
- SURP, Manila, nas Filipinas: para interessados em Regional Development Planning and Management.
- UACH, Valdivia, no Chile: para interessados em Regional Economic Development.
- Universidade Federal do ABC, no Brasil: para interessados em Planejamento, governança e políticas públicas para aglomeração urbana sustentável.
O curso começa sempre em meados de outubro e os selecionados podem fazer um curso de alemão em Dortmund durante o mês de setembro antes do início das aulas.
Candidatos brasileiros devem encaminhar suas inscrições para a universidade parceira em São Paulo, a Universidade Federal do ABC, através do seguinte endereço físico ou e-mail:
Federal University of ABC (UFABC)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação/SPRING
Alameda da Universidade, s/n
São Paulo
Brazil
[email protected]
Requisitos da bolsa de mestrado na Alemanha em Regional Development Planning and Management:
- Graduação em arquitetura ou planejamento urbano com notas acima da média (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido concluída há mais de seis anos);
- Dois anos de experiência de trabalho comprovada;
- Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL iBT (mínimo 95 ) ou IELTS (6,5).
Além disso, segundo Anne Weber, a coordenadora do curso, todos os anos, pelo menos um brasileiro faz parte da turma aceita para fazer o curso. “Nós ficamos muito felizes em ver o interesse de brasileiros no curso e eu faço questão de, em todas as turmas, ter pelo menos um brasileiro, porque eles trazem olhares e perspectivas muito ricas para o programa Spring”, conta.
Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado
- Carta de motivação;
- Currículo atualizado no formato específico da bolsa, conforme orientações;
- Diploma universitário e histórico acadêmico traduzidos e apostilados;
- Documento que explique o sistema de notas utilizado pela instituição;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Prova de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS – inclusive Ielts indicator e Toefl Home Edition);
- Comprovação de emprego ou da experiência relevante;
- Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa);
- Formulário de candidatura do SPRING;
- Foto de passaporte;
- Cópia do passaporte;
- Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional.
Os documentos devem ser nomeados conforme as instruções presentes no site.
Como é o mestrado em Planejamento Urbano na Alemanha
O SPRING é um curso de mestrado que requer trabalho intenso. O curso é focado em políticas de descentralização e nos desafios de planejadores urbanos em áreas em desenvolvimento e por isso o programa é focado em formar profissionais que sejam pontes entre a formulação e a implementação de medidas.
Assim, os alunos do mestrado em planejamento urbano na Alemanha são treinados para serem profissionais qualificados para operacionalizar programas de desenvolvimento com respeito aos aspectos financeiros e atenção às restrições.
O curso tem o objetivo de que os mestrandos saibam moderar o processo participatório para implementar medidas importantes nos centros urbanos das economias em desenvolvimento. Assim, mestrado da TU Dortmund tem sua ênfase em gestão do desenvolvimento em um nível intermediário entre macro regiões e planejamento baseado na comunidade.
Segundo a bolsista Ana Beatriz Nestlehner, o curso oferece um aprendizado técnico muito diferente do que se aprender em uma faculdade de arquitetura no Brasil. “É um exercício de pensar problemas, de pensar relações e interconexões e isso é muito válido para qualquer outro tipo de trabalho que vá se fazer. É entender os problemas como um todo e organizá-los de maneira que isso funcione”, conta a Ana que já terminou o primeiro ano do mestrado.
A bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha
Os candidatos que receberem a bolsa EPOS do DAAD para o mestrado na Alemanha em planejamento urbano recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 934 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.
Em alguns casos, os bolsistas podem receber subsídio para aluguel e para dependentes.
Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: [email protected].
Quanto custa estudar na TU Dortmund no Spring?
A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. No site do curso, eles descrevem bem os custos para o primeiro e para o segundo ano de curso.
Para o primeiro ano na TU Dortmund o custo fica em 12.650€. No entanto, esse custo não é de tuition, mas sim o custo TOTAL de estudar, morar, viver e se alimentar na Alemanha durante o mestrado. O custo só do curso para o primeiro ano é de cerca de 1.150€. Então, todo o resto que eles calculam já inclui, moradia, visto, alimentação, passagem.
Os custos do segundo ano dependem muito de onde os alunos vão estudar e estão descritos aqui. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 1º de maio do mesmo ano em que você começa o curso.
>>> Tudo sobre estudar na Alemanha
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja mais informações sobre o curso
Saiba mais sobre as bolsas
Veja instruções para a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “DAAD dá bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês”
Me formei em maio/2013 Ou seja, 6 anos e 3 meses atrás. A restrição de tempo se aplicaria, correto?