
DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha
É possível se inscrever de 15 de maio até 31 de agosto para concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha. Este é mais um dos cursos do programa EPOS de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) voltado para mestrados focados em desenvolvimento sustentável. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.
Sobre o curso na HTW Berlin e as bolsas do DAAD
O mestrado em economia em Berlim começa em abril de 2024 e tem duração de 18 meses. As aulas são em inglês, e portanto não é necessário falar alemão para se candidatar. O curso oferece aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o contexto econômico e político internacional na qual estão integrados os países em desenvolvimento.
O DAAD oferece bolsas para cobrir os custos de vida de candidatos de países em desenvolvimento ou recém-industrializados. Os bolsistas também terão isenção de taxas de matrícula. Normalmente, as bolsas de mestrado do DAAD ainda incluem seguro-saúde, auxílio mensal de 934 euros, ajuda de custo para as passagens aéreas e curso de alemão.
Requisitos das bolas para mestrado em economia em Berlim
Os candidatos às bolsas para mestrado em economia em Berlim devem ter um diploma de graduação e ter cursado um determinado número de créditos na área de economia ou administração. Além disso, também é preciso possuir proficiência em inglês. O DAAD também exige que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado, como explicamos no vídeo abaixo.
Candidatura para a bolsa do DAAD em economia
Para se inscrever no curso, é preciso preencher o formulário de candidatura da HTW Berlin e enviar todos os documentos solicitados em inglês ou alemão via internet a partir de 15 maio até 31 de agosto.
- MIDE Application form;
- Carta de motivação (máx. 1 página);
- Histórico acadêmico;
- Documento que explique o sistema de avaliação da sua universidade;
- Duas cartas de recomendação (de acordo com o modelo disponibilizado pela instituição de ensino);
- Curriculum Vitae;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de proficiência em inglês (IELTS, CAE, TOEFL – inclusive o Home Edition);
- Resumo de duas páginas sobre o seu trabalho de conclusão da graduação;
- Comprovação da experiência profissional;
- Carta de referência do empregador;
- Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional.
A documentação deve ser enviada por email para [email protected].
>>> Green card alemão: saiba tudo
Importante para candidatos às bolsas DAAD EPOS
Note que além de indicar no momento da inscrição que você deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, há um formulário de aplicação específico do DAAD que você também precisa enviar durante o processo de candidatura . O resultado da seleção das bolsas deverá ser divulgado em meados de novembro.
>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha
Candidatura para quem não pode concorrer às bolsas
Como vocês sabem, fazer mestrado na Alemanha é muito mais barato do que na maioria dos outros países da Europa e é possível achar vários mestrados gratuitos na Alemanha completamente em inglês. Se você não tem os dois anos de experiência profissional depois de formado exigidos pela bolsa EPOS do DAAD, você pode se candidatar para o mestrado em economia em Berlim sem bolsa (nesse caso, o prazo da candidatura é até o final de setembro). Para candidatos sem bolsa do DAAD, o curso cobra uma taxa única de 2.500 euros (a ser paga somente depois da confirmação do aceite pela universidade) e mais cerca de 310 euros por semestre de taxas universitárias que incluem o ticket semestral do transporte público e acesso a cursos de idiomas e esportes na universidade. Vale a pena lembrar que quem estuda na Alemanha tem visto facilitado para trabalhar na Alemanha depois do curso.
Precisa de ajuda para candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Leia o edital do programa
Saiba tudo sobre os requisitos
Veja informações sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha”
Ótimas dicas perfeitas….