bolsas para mestrado em economia em berlim na Alemanha DAAD HTW Berlin partiu intercambio

DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha

Inscrições até 31/08/2023

É possível se inscrever de 15 de maio até 31 de agosto para concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha. Este é mais um dos cursos do programa EPOS de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) voltado para mestrados focados em desenvolvimento sustentável. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.

Sobre o curso na HTW Berlin e as bolsas do DAAD

O mestrado em economia em Berlim começa em abril de 2024 e tem duração de 18 meses. As aulas são em inglês, e portanto não é necessário falar alemão para se candidatar. O curso oferece aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o contexto econômico e político internacional na qual estão integrados os países em desenvolvimento.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

O DAAD oferece bolsas para cobrir os custos de vida de candidatos de países em desenvolvimento ou recém-industrializados. Os bolsistas também terão isenção de taxas de matrícula. Normalmente, as bolsas de mestrado do DAAD ainda incluem seguro-saúde, auxílio mensal de 934 euros, ajuda de custo para as passagens aéreas e curso de alemão.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Requisitos das bolas para mestrado em economia em Berlim

Os candidatos às bolsas para mestrado em economia em Berlim devem ter um diploma de graduação e ter cursado um determinado número de créditos na área de economia ou administração. Além disso, também é preciso possuir proficiência em inglês. O DAAD também exige que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado, como explicamos no vídeo abaixo.

>>> Mais bolsas na área de economia

Candidatura para a bolsa do DAAD em economia

Para se inscrever no curso, é preciso preencher o formulário de candidatura da HTW Berlin e enviar todos os documentos solicitados em inglês ou alemão via internet a partir de 15 maio até 31 de agosto.

  • MIDE Application form;
  • Carta de motivação (máx. 1 página);
  • Histórico acadêmico;
  • Documento que explique o sistema de avaliação da sua universidade;
  • Duas cartas de recomendação (de acordo com o modelo disponibilizado pela instituição de ensino);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês (IELTS, CAE, TOEFL – inclusive o Home Edition);
  • Resumo de duas páginas sobre o seu trabalho de conclusão da graduação;
  • Comprovação da experiência profissional;
  • Carta de referência do empregador;
  • Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional.

A documentação deve ser enviada por email para [email protected].

>>> Green card alemão: saiba tudo

Importante para candidatos às bolsas DAAD EPOS

Note que além de indicar no momento da inscrição que você deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, há um formulário de aplicação específico do DAAD  que você também precisa enviar durante o processo de candidatura . O resultado da seleção das bolsas deverá ser divulgado em meados de novembro.

>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Candidatura para quem não pode concorrer às bolsas

Como vocês sabem, fazer mestrado na Alemanha é muito mais barato do que na maioria dos outros países da Europa e é possível achar vários mestrados gratuitos na Alemanha completamente em inglês. Se você não tem os dois anos de experiência profissional depois de formado exigidos pela bolsa EPOS do  DAAD, você pode se candidatar para o mestrado em economia em Berlim sem bolsa (nesse caso, o prazo da candidatura é até o final de setembro). Para candidatos sem bolsa do DAAD, o curso cobra uma taxa única de 2.500 euros (a ser paga somente depois da confirmação do aceite pela universidade) e mais cerca de 310 euros por semestre de taxas universitárias que incluem o ticket semestral do transporte público e acesso a cursos de idiomas e esportes na universidade. Vale a pena lembrar que quem estuda na Alemanha tem visto facilitado para trabalhar na Alemanha depois do curso.

>>> Melhores bolsas para estudar fora

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Leia o edital do programa
Saiba tudo sobre os requisitos
Veja informações sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais