daad bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento alemanha epos

Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha

Inscrições até 15/11/2023

A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento é mais uma oportunidade que faz parte do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Universitário (DAAD) destinado a estudantes de países em desenvolvimento. O programa EPOS contempla cursos de áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O curso de economia do desenvolvimento é oferecido pela Universidade de Göttingen e é todo em inglês. Ele é resultado de uma parceria entre o departamento de negócios e o departamento de economia agrícola da instituição. Orientado para a pesquisa, o programa tem duração de quatro semestres com especialização em economia quantitativa ou agrícola.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente?

Requisitos do mestrado em economia do desenvolvimento

O interessado na bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento deve primeiramente preencher os requisitos do curso. Entre eles, é preciso ter graduação na área da economia, ciências agrárias, matemática, estatística ou outros campos relacionados. Além disso, o candidato também deve saber inglês.

O programa EPOS exige ainda que o bolsista tenha pelo menos dois anos de experiência profissional depois de formado. Também espera-se que ele possua um excelente histórico acadêmico. Em geral, os selecionados não costumam ter mais do que seis anos de formados.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

A bolsa DAAD do mestrado em economia do desenvolvimento

O programa EPOS oferece benefícios a estudantes de países em desenvolvimento interessados em cursos de pós-graduação relacionados ao desenvolvimento sustentável na Alemanha.

Para o curso da Universidade de Göttingen, são contemplados de sete a oito alunos por ano. A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento inclui um auxílio de 900 euros mensais, seguro-saúde, despesas de viagem e curso intensivo de alemão.

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Candidatura para a bolsa de mestrado do DAAD

O processo de seleção da bolsa do DAAD para o mestrado em economia do desenvolvimento acontece em duas etapas. Primeiramente, os candidatos são pré-selecionados com base na documentação enviada. Em um segundo momento, os finalistas passam por uma fase de entrevistas (por Skype) que definirá os escolhidos.

A candidatura à bolsa do DAAD para mestrado em economia do desenvolvimento é realizada juntamente à inscrição do curso via da universidade. O prazo para se candidatar vai de 1 de outubro até 15 de novembro para começar o curso na Alemanha em 2024.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

Documentos para candidatar na bolsa do DAAD em economia

O candidato deve preencher um formulário de inscrição online (o formulário só fica disponível a partir de 1 de outubro)e enviar eletronicamente o restante da documentação:

  • Diploma e histórico universitário;
  • Comprovante da situação profissional, com cargo e período de trabalho;
  • Carta recomendação do empregador garantindo o trabalho após a conclusão do curso;
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Formulário de inscrição do DAAD EPOS.
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de conhecimento de inglês (TOEFL, IELTS ou outros).

Os selecionados serão comunicados entre fevereiro e março. O curso de alemão começa entre agosto.

Quanto custa o mestrado na Universidade de Göttingen?

O mestrado em economia do desenvolvimento da Universidade de Göttingen é gratuito e não são cobradas mensalidades dos candidatos. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 355 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigidos para a bolsa de estudos do DAAD podem se candidatar para o curso de mestrado em economia do desenvolvimento sem bolsa.


>> Tudo sobre as provas de proficiência em alemão

No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 932 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre a bolsa
Informe-se sobre o processo de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

9 comentários em “Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha”

  1. Eu Djibril venho por meio deste manifestar-se o intereese em candidatar-se no programa de mestrado no exterior, sobretudo nessa área do direito nos paises da Europa.

  2. Melhores cumprimento.
    Caríssimos! Agradeço-vos por terem aberto mais uma oportunidade para os jovens e interessados neste maravilhoso programa q oferece oportunidade a muitos de nós. Obrigado.
    Sou Fernando Neto, Ph.D em ciências agrárias, formado na Rússia, docente pre-universitario, pretendo fazer o mestrado de economia-politica agroalimentar através da bolsa. Falo russo fluentemente, inglês de base.Que recomendações dariam? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais