Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha

bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento alemanha epos

A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento é mais uma oportunidade que faz parte do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Universitário (DAAD) destinado a estudantes de países em desenvolvimento. O programa EPOS contempla cursos de áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

bolsas na Alemanha

O curso de economia do desenvolvimento é oferecido pela Universidade de Göttingen e é todo em inglês. Ele é resultado de uma parceria entre o departamento de negócios e o departamento de economia agrícola da instituição. Orientado para a pesquisa, o programa tem duração de quatro semestres com especialização em economia quantitativa ou agrícola.

Os estudantes também são incentivados a fazer um semestre de intercâmbio em uma universidade parceira ou de trabalho de campo em um país em desenvolvimento. Depois de formados, eles estarão capacitados para analisar questões atuais na área e trabalhar com pesquisa ou como especialistas em desenvolvimento em agências governamentais ou organizações privadas.

>>> Confira outras bolsas na área do desenvolvimento

Requisitos para se candidatar

O interessado na bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento deve primeiramente preencher os requisitos do curso. Entre eles, é preciso ter graduação na área da economia, ciências agrárias, matemática, estatística ou outros campos relacionados. Além disso, o candidato também deve saber inglês.

O programa EPOS exige ainda que o bolsista tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. Também espera-se que ele possua um excelente histórico acadêmico. Em geral, os selecionados não costumam ter mais do que seis anos de formados.

>>> Não tenho média alta, posso ganhar bolsa de estudos?

Como é a bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento

O programa EPOS oferece benefícios a estudantes de países em desenvolvimento interessados em cursos de pós-graduação relacionados ao desenvolvimento sustentável na Alemanha.

Para o curso da Universidade de Göttingen, são contemplados de sete a oito alunos por ano. A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento inclui um auxílio de 850 euros mensais, seguro-saúde, despesas de viagem e curso intensivo de alemão.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Candidatura e seleção para o mestrado em Development Economics

O processo de seleção acontece em duas etapas. Primeiramente, os candidatos são pré-selecionados com base na documentação enviada. Em um segundo momento, os finalistas passam por uma fase de entrevistas (por Skype) que definirá os escolhidos.

A candidatura à bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento é realizada juntamente à inscrição do curso via da universidade. O prazo para se candidatar vai de 1 de outubro até 15 de novembro para começar o curso na Alemanha em 2020.

O candidato deve preencher um formulário de inscrição online (o formulário só fica disponível a partir de 1 de outubro), que deve ser impresso, assinado e enviado por correio junto ao restante da documentação:

  • Diploma e histórico universitário;
  • Comprovante da situação profissional, com cargo e período de trabalho;
  • Carta recomendação do empregador garantindo o trabalho após a conclusão do curso;
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Formulário de inscrição do DAAD EPOS.
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de conhecimento de inglês.

Os documentos devem ser enviados para:

Georg-August-Universität Göttingen
Wirtschaftswissenschaftliche Fakultät
Service-Center für Studierende
Wirtschaftswissenschaftliche Studienberatung
Platz der Göttinger Sieben 3
37073 Göttingen
GERMANY

Os selecionados serão comunicados entre fevereiro e março. O curso de alemão começa entre agosto.

Posso me candidatar pro mestrado sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em economia do desenvolvimento sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de cerca de 355 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.  No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.

Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre a bolsa EPOS
Informe-se sobre o processo de candidatura

Ver todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> EPOS tem bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Alemanha

COMENTÁRIOS

8 respostas para “Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha”

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    .

  2. Daiane Dias disse:

    Ótima dicas….

  3. Daiane Dias disse:

    Ótima dicas perfeito…

  4. Manoela disse:

    How do I apply online? I could not find the link to fill the online form…

  5. Jorge Tati disse:

    Hi… I could not find the link to fill the online form… Please halp me

  6. Fernando Neto disse:

    Melhores cumprimento.
    Caríssimos! Agradeço-vos por terem aberto mais uma oportunidade para os jovens e interessados neste maravilhoso programa q oferece oportunidade a muitos de nós. Obrigado.
    Sou Fernando Neto, Ph.D em ciências agrárias, formado na Rússia, docente pre-universitario, pretendo fazer o mestrado de economia-politica agroalimentar através da bolsa. Falo russo fluentemente, inglês de base.Que recomendações dariam? Obrigado

  7. Manuel Antonio Mutoua disse:

    Cordiais saudações
    Como poderei ter acesso ao formulario?

  8. Joaquina disse:

    How to apply online? I could not find the link to fill the online form.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.