Programa do DAAD oferece bolsa para MBA na Alemanha

bolsa para MBA na Alemanha Leipzig Sept DAAD EPOS

SEPT/Divulgação

Procurando uma bolsa para MBA na Alemanha? O Small Enterprise Promotion and Training (SEPT) é um mestrado oferecido pela Universidade de Leipzig. O curso é contemplado pelo programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que dá bolsas para estudantes estrangeiros.

Bolsas na Alemanha

 

A maioria dos programas universitários e dos MBA são focados predominantemente nas grandes corporações e suas questões. No entanto, há previsões que afirmam que o futuro da economia depende das pequenas e médias empresas. Por isso, esse curso foi criado com objetivo de transmitir conhecimentos teóricos e descobertas orientadas à experiência prática em gestão, promoção e desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

O MBA tem duração de dois anos e se propõe a ser um curso de caráter internacional. A maioria dos estudantes (mais de 90%) são estrangeiros. A língua oficial do mestrado é o inglês.

>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

 

Como é a bolsa para MBA na Alemanha

O custo do mestrado é de 6 mil euros. No entanto, o SEPT é contemplado pelo programa EPOS do DAAD. Ele oferece ajuda financeira para os melhores candidatos provenientes de alguns países.

Os candidatos à bolsa para MBA na Alemanha que forem selecionados pelo DAAD terão isenção das taxas universitárias. Os benefícios do EPOS incluem também um subsídio mensal de 850 euros, além de seguro-saúde e despesas de viagem.

> Confira oportunidades para fazer MBA com bolsa no exterior

Requisitos para o MBA na Alemanha

O candidato ideal para o MBA deve ser bem qualificado academicamente e possuir alguma experiência de negócios. Os requisitos necessários para se inscrever no curso são:

  • Ter diploma de graduação;
  • Saber inglês (TOEFL ibt: mínimo 79; IELTS academic: mínimo 6.0);
  • Possuir no mínimo dois anos de experiência profissional relevante depois de formado;
  • Ter excelente conhecimento de informática (uso de software de textos, planilha e programas de análise estatística);
  • Conhecimento básico de economia e/ou questões econômicas.

O candidato só será dispensado de apresentar o certificado de inglês caso possua uma carta de proficiência de uma instituição de ensino superior onde cursou um programa em inglês.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Como se candidatar para a bolsa 

O prazo de inscrição para quem deseja concorrer à bolsa para MBA na Alemanha vai até o dia 1º de outubro. As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição. Além disso, é preciso enviá-lo por correio para o SEPT antes do encerramento do prazo junto com:

  • Carta de motivação;
  • CV;
  • Cópia apostilada do diploma do ensino médio;
  • Cópia autenticada do diploma universitário;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de inglês;
  • Carta que comprove experiência profissional;
  • Duas cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional);
  • Formulário do DAAD de candidatura da bolsa.

Todos os documentos que não estiverem originalmente em inglês ou alemão devem ser traduzidos por tradutor juramentado.

>> Motivos para aprender alemão

 

O endereço para envio da documentação é:

University of Leipzig
International SEPT Program
PF 100920
04009 Leipzig
Germany

Quem for selecionado irá começar o curso em outubro de 2021.

Candidatura sem bolsa de estudos do DAAD

Como vocês sabem, fazer mestrado na Alemanha é muito mais barato do que na maioria dos outros países da Europa e é possível achar vários mestrados gratuitos na Alemanha completamente em inglês. Se você não tem os dois anos de experiência profissional depois de formado exigidos pela bolsa EPOS do  DAAD, você pode se candidatar para o MBA na Alemanha do SEPT sem bolsa (nesse caso, o prazo da candidatura é até 15 de março pra começar em outubro do mesmo ano). Para candidatos sem bolsa do DAAD, o curso cobra uma taxa única de 6000 euros (a ser paga somente depois da confirmação do aceite pela universidade) e mais cerca de 220 euros por semestre de taxas universitárias que incluem o ticket semestral do transporte público e acesso a cursos de idiomas e esportes na universidade. Vale a pena lembrar que quem estuda na Alemanha tem visto facilitado para trabalhar na Alemanha depois do curso.

Acesse o site do curso
Veja mais detalhes sobre como se candidatar
Saiba mais sobre as bolsas EPOS

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

>>> Passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Programa do DAAD oferece bolsa para MBA na Alemanha”

  1. Rafael DIas disse:

    Boa noite Bruna, tudo bem?

    O link para o preenchimento do formulário de inscrição não está funcionando. Você poderia me enviar um novo, por gentileza?

  2. Cecília disse:

    Boa tarde Bruna!
    No caso essa Cópia apostilada seria apenas do diploma do ensino médio?

    Obrigada

  3. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio