Ellen mestrado em direito na alemanha daad epos

Como fazer mestrado em direito na Alemanha com bolsa de estudos?

Ellen mestrado em direito na alemanha daad epos
Ellen (arquivo pessoal)

A Ellen Deuter foi mentorada do Partiu Intercâmbio e está fazendo mestrado na Alemanha como bolsista do DAAD. Ela ganhou, em 2020, uma bolsa do programa EPOS — isso mesmo, aquele edital sobre o qual a gente sempre fala aqui! — para estudar Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência no Munich Intellectual Property Law Center (MIPLC).

Veja bolsas na Alemanha

O programa dá várias bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos nas mais diversas áreas relacionadas, de alguma forma, ao desenvolvimento sustentável. E um detalhe importantíssimo: a maioria dos mestrados contemplados pelo programa EPOS do DAAD é em inglês!

As bolsas costumam incluir isenção de taxas, subsídio mensal, ajuda de custo para passagens aéreas, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde — ou seja, são bem boas!

Bom, mas vamos ao que interessa: o relato da Ellen sobre a preparação, a candidatura e a experiência como bolsista do DAAD. Ah, é claro que também tem dicas para quem quer concorrer à bolsa para mestrado em direito na Alemanha!

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Como o sonho do mestrado em direito na Alemanha começou

Foi na faculdade de Direito, na Universidade Mackenzie, que a vontade de conhecer a Alemanha surgiu. Quando comecei a considerar a ideia de fazer um mestrado no exterior, anos mais tarde, eu sabia que a Alemanha seria uma ótima opção. Isso porque os cursos são de altíssima qualidade, muitos são oferecidos totalmente em inglês (como é o caso do meu curso) e há ótimas oportunidades de bolsas de estudo no país.

A escolha por Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência se deu por conta da afinidade com as áreas, uma vez que eu já tinha atuado nelas como estagiária e, mais tarde, como advogada. Sentia muita vontade de aprofundar meus estudos e sabia que havia chegado a hora de fazer mestrado em direito na Alemanha!

>>> Veja todas as bolsas do DAAD 

Como foi o processo de candidatura e a preparação?

O processo é longo e exige paciência. É necessário separar toda a documentação necessária — esse passo não deve ser subestimado. Dentre os documentos requeridos, estão seus históricos de notas desde o ensino médio até sua última formação, diplomas, carta de motivação, cartas de recomendação etc. Tudo isso deve ser traduzido para o inglês e a tradução deve ser juramentada. É importante saber que um investimento será feito nesse momento, por isso é importante se organizar para os gastos, mesmo quando se está aplicando para uma bolsa de estudos. Outro passo importante é o teste de proficiência da língua. Isso eu fiz com uma certa antecedência.

Nesse processo todo, o Partiu Intercâmbio foi fundamental, tanto pelos conteúdos que a Bruna disponibiliza gratuitamente em seus canais, como pela mentoria especializada que ela oferece! Fica mais fácil entender seus pontos fortes e a melhor forma de falar sobre eles. Posso dizer que esse processo é exaustivo, mas ao final é recompensador.

>>> TOEFL Essentials: prova de proficiência em inglês mais barata

Como foi a entrevista da bolsa EPOS do DAAD

A segunda fase da seleção para bolsa de mestrado na Alemanha do DAAD envolvia uma entrevista e foi feita com uma das diretoras do curso, acompanhada de uma assistente que anotava pontos sobre o que eu falava. Preparei-me muito para a entrevista, pensando em todas as perguntas que poderiam aparecer. A Bruna inclusive fez uma dinâmica comigo pra me deixar mais preparada.

A entrevista surpreendeu em alguns pontos, pois além de querer me conhecer como profissional e acadêmica, senti que o intuito também era me conhecer mais a fundo. Lembro-me de perguntas a respeito de quem eu admiro na vida, minhas referências, além das perguntas mais esperadas, como sobre o que pretendo fazer no futuro, o motivo de querer fazer especificamente esse curso e também sobre meus pontos fortes e quais preciso melhorar.

Ellen mestrado em direito na alemanha daad epos 2
Munique (Arquivo pessoal)

Você estava confiante de que seria selecionada? O que acha que pesou na decisão do comitê a seu favor?

Eu sabia que havia dado meu melhor ao longo do processo, mas sei que a competição é acirrada e, portanto, não há como ter certeza de nada. Acredito que pesou na decisão para minha seleção o fato de minha carreira e estudos estarem bem alinhados com o escopo do curso e da bolsa, a clareza na minha carta de motivação e das cartas de recomendação e, claro, o fato de ter conseguido me expressar de forma clara e sincera durante a entrevista.

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Como é estudar no Munich Intellectual Property Law Center?

O curso no no Munich Intellectual Property Law Center começou em outubro de 2020. Com certeza a experiência de fazer o mestrado no meio de uma pandemia é bem diferente, já que esse curso reúne alunos de diversos países e, numa situação “normal”, teríamos muito mais interação. De toda forma, por sermos uma turma relativamente pequena, as aulas online que temos tido desde novembro têm funcionado bem e permitiram também que houvesse bastante troca. Sinto que aprendi demais nos últimos seis meses.

O primeiro semestre foi bastante desafiador, mas a sensação de ter passado todo o inverno mergulhada nos estudos, com neve lá fora e no meio de uma pandemia, faz com que me sinta mais forte hoje e certa de que, embora diferente do que era esperado, essa experiência é extremamente enriquecedora. Em abril, o segundo e último semestre terá início e já começamos a trabalhar em nossa tese. Estou animada para o quê está por vir!

Ellen mestrado em direito na alemanha daad epos 3
Munique (Arquivo pessoal)

Como é a grade curricular do curso? Existem disciplinas eletivas para que você possa seguir os seus interesses?

No primeiro mês da bolsa para mestrado em direito na Alemanha, você tem cursos introdutórios que buscam colocar todo mundo na mesma página, já que os alunos têm backgrounds bem diferentes, sendo alguns das áreas de exatas e outros de humanas. Imagina um curso com advogados, economistas, engenheiros… Super interessante né?

Na sequência das aulas, temos as matérias básicas que são obrigatórias para todos. Essas matérias são desafiadoras, mas ampliam muito a visão sobre Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência nos Estados Unidos e na Europa. Por fim, temos as matérias eletivas. Nesse caso, podemos eleger quais matérias queremos estudar, montando nossa grade. Além disso, você também pode auditar matérias a respeito das quais tenha interesse, mas para as quais não deseja fazer uma prova ao final.

>>> 5 coisas ruins de morar na Alemanha

O que está sendo mais valioso nessa experiência de bolsista de mestrado em direito na Alemanha?

São tantas coisas! As principais que posso mencionar são o sentimento de realização por estar vivendo o sonho de estudar fora! Depois de um processo seletivo difícil para conseguir a bolsa para mestrado em direito na Alemanha, é muito recompensador estar aqui! Outra coisa que é valiosa demais é a diversidade dentro do curso. Temos alunos de mais de 20 países, com backgrounds distintos, além de termos professores incríveis de universidades reconhecidas mundialmente.

A bolsa do DAAD é suficiente para se manter na Alemanha?

A bolsa do DAAD cobre o valor do curso e também oferece um auxílio mensal de 850 euros. Além disso, também é possível solicitar um subsídio para pagamento do aluguel. Munique é uma cidade cara, mas é possível, sim, viver com o valor da bolsa se houver organização.

Os alunos podem fazer estágios durante o curso? Como funciona nesses casos?

O programa oferece a possibilidade de um estágio ao final do curso, com duração de, em média, três meses. Para bolsistas, a possibilidade de estagiar durante o curso deve ser discutida diretamente com o DAAD, uma vez que há requisitos a serem preenchidos para que haja permissão para tanto. A depender do valor recebido em caso de estágio remunerado, pode haver desconto no valor mensal da bolsa de estudos.

A dica para quem quer ganhar a bolsa EPOS do DAAD

Organização! Se você deseja aplicar, organize-se com a maior antecedência possível. Entenda se o curso se encaixa com o seu caminho acadêmico e profissional, converse com pessoas que fizeram o curso que você deseja fazer, leia todo o edital nos mínimos detalhes e vá atrás dos seus sonhos!

Quer saber mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio? Dá uma olhadinha nesta página!

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais