Bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha daad epos partiu intercambio

 

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha. O curso é oferecido em parceria pela Universidade de Bonn e a Universidade da ONU e tem duração de 24 meses. O curso Geography of Environmental Risks and Human Security tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)  e é completamente em inglês. O mestrado em mapeamento de risco ambiental e segurança humana faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas.  As inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 15 de janeiro.

Veja bolsas na Alemannha

Como é o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

O objetivo do curso é dar para os estudantes conhecimento detalhado, compreensão crítica e ferramentas estratégicas para um approach interdisciplinar dos riscos ambientais e da segurança humana. O mestrado foca em questões teóricas, metodológicas e práticas da geografia para entender melhor a emergência dos riscos ambientais e catástrofes naturais e quais suas implicações para as relações entre homem e natureza. O curso é oferecido em conjunto pelo departamento de Geografia da Universidade de Bonn e a Universidade da ONU.

 >>> O que precisa para estudar na Europa?

O currículo do mestrado inclui um estágio obrigatório de, pelo menos, oito semanas. O período de estágio começa oficialmente no terceiro semestre do mestrado. Durante o quarto e último semestre do curso, os alunos fazem a dissertação final do curso. O estágio pode ser feito em qualquer organização da ONU, outras instituições internacionais ou qualquer entidade que trabalhe em áreas temáticas relevantes para o programa. O processo de busca de vaga de estágio em organizações da ONU tem o apoio UNU-EHS. O curso oferece uma extensa oportunidade de exposição dos alunos a agências internacionais, ONGs, órgãos governamentais e institutos de pesquisa públicos e privados, oferecendo uma rede de contatos profissionais  e acadêmicos para os alunos do mestrado.

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Geography of Environmental Risks and Human Security:

  • Graduação em geografia ou área relacionada (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de cinco anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (Paper 550; IBT 79;  CBT 213), IELTS 6.5, Cambridge Exam CAE (nível mínimo B2) ou telc B2 – C1.

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado

  • Carta de motivação 
  • Currículo atualizado e assinado (link abaixo)
  • Diploma universitário e Histórico da Universidade traduzidos e apostilados
  • Prova de proficiência de inglês
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Formulário de candidatura mestrado
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio

O material da candidatura para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha deve ser enviado por e-mail para: master-georisk@ehs.unu.edu. É importante lembrar que os documentos devem ser enviados em, no máximo, dois arquivos de PDF. Os arquivos não podem ter mais de 8MB. Outro ponto importante é que a documentação deve ser enviada até as 23:59 do dia 15 de janeiro (horário da Europa central).

O que a bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 750 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil. Eu tive essa mesma bolsa para morar em Bonn quando fiz mestrado em Comunicação e, em Bonn, dá para viver bem de boa com essa bolsa. Além disso, Bonn é uma cidade muito legal, onde dá pra ter uma vida mu

Posso aplicar para o mestrado mesmo sem bolsa?

Óbvio! Alunos que não tiverem os dois anos de experiência ou que por qualquer razão não sejam elegíveis para a bolsa para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha podem se candidatar para o curso de mestrado mesmo sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 269,81 €. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês quase grátis da Alemanha 🙂 No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar por meio período.

Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: master-georisk@ehs.unu.edu

Veja detalhes sobre a estrutura do curso
Veja o modelo de currículo para a bolsa
Formulário de candidatura para o mestrado
Formulário de candidatura do DAAD
Veja instruções para a candidatura
Veja mais informações sobre a bolsa de mestrado na Alemanha

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Como funciona o buscador de bolsas de estudo do Partiu Intercâmbio

COMENTÁRIOS

4 respostas para “Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha”

  1. ANDREZA disse:

    Pq não alemão, não entendo estes cursos na Alemanha que exige inglês e não alemão :/

  2. Eunice disse:

    Oi Bruna,

    Parabéns pelo canal!
    A minha dúvida é a seguinte: para quem devo dirigir a carta de motivação e também para quem devem ser dirigidas as cartas de recomendação?

    Continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

    Um abraço,

    Eunice

  3. Felipe Gandra disse:

    Oi Bruna,

    Comecei um curso chamado AFECO (agriculture and food economics) aqui em Bonn há cerca de um mês, e vi que você tem formação aqui e que conseguiu uma bolsa. Pesquisei as opções através da DAAD. basicamente EPOS e Helmet Schmidt, que dão bolsa para um outro programa bem similar na minha faculdade, e essas bolsas que você mencionou nesse artigo. Você tem alguma outra ideia de um scholarship para o qual posso participar? Sei que está tarde, mas estava trabalhando em 2 empregos antes do curso começar e não tive tempo de aplicar antes.

    Muito obrigado!! Sua ajuda é sensacional!

    Abs,
    Felipe

  4. Mariana Marques Pinheiro disse:

    Boa Bruna,
    você sabe se esses 2 anos podem ser experiencias como estágios?
    Atenciosamente,
    Mariana Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *