bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha daad epos partiu intercambio

Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

Inscrições até 15/12/2023

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha. O curso é oferecido em parceria pela Universidade de Bonn e a Universidade da ONU e tem duração de 24 meses. O curso Geography of Environmental Risks and Human Security tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)  e é completamente em inglês.

mestrado em mapeamento de risco ambiental e segurança humana faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas.  As inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 15 de dezembro.

O mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

O objetivo do curso é dar para os estudantes conhecimento detalhado, compreensão crítica e ferramentas estratégicas para um approach interdisciplinar dos riscos ambientais e da segurança humana.

O mestrado foca em questões teóricas, metodológicas e práticas da geografia para entender melhor a emergência dos riscos ambientais e catástrofes naturais e quais suas implicações para as relações entre homem e natureza. O curso é oferecido em conjunto pelo departamento de Geografia da Universidade de Bonn e a Universidade da ONU.

O currículo do mestrado inclui um estágio obrigatório de, pelo menos, oito semanas. O período de estágio começa oficialmente no terceiro semestre do mestrado. Durante o quarto e último semestre do curso, os alunos fazem a dissertação final do curso. 

O estágio pode ser feito em qualquer organização da ONU, outras instituições internacionais ou qualquer entidade que trabalhe em áreas temáticas relevantes para o programa. O processo de busca de vaga de estágio em organizações da ONU tem o apoio UNU-EHS. 

O curso oferece uma extensa oportunidade de exposição dos alunos a agências internacionais, ONGs, órgãos governamentais e institutos de pesquisa públicos e privados, oferecendo uma rede de contatos profissionais  e acadêmicos para os alunos do mestrado.

>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Geography of Environmental Risks and Human Security:

  • Graduação em geografia ou área relacionada (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de cinco anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (Paper 550; IBT 79;  CBT 213), IELTS 6.5, Cambridge Exam CAE (nível mínimo B2) ou telc B2 – C1.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Documentos para candidatar para a bolsa do DAAD na Alemanha

Se você quer candidatar para a bolsa do DAAD para o mestrado mapeamento de risco ambiental na Alemanha, você precisa enviar os documentos abaixo:

  • Carta de motivação 
  • Currículo atualizado e assinado (link abaixo)
  • Diploma universitário e Histórico da Universidade traduzidos e apostilados
  • Prova de proficiência de inglês
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Formulário de candidatura mestrado
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio

O material da candidatura para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha deve ser enviado por e-mail para: [email protected]. É importante lembrar que os documentos devem ser enviados em, no máximo, dois arquivos de PDF. Os arquivos não podem ter mais de 8MB. Outro ponto importante é que a documentação deve ser enviada até as 23:59 do dia 15 de janeiro (horário da Europa central).

> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

O que a bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental cobre

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 850 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Posso aplicar para o mestrado mesmo sem bolsa do DAAD?

Óbvio! Alunos que não tiverem os dois anos de experiência ou que por qualquer razão não sejam elegíveis para a bolsa para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha podem se candidatar para o curso de mestrado mesmo sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 269,81 €. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês quase grátis da Alemanha ? No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 860 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar por meio período.

Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: [email protected]

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas de mestrado na Europa e, inclusive, nossa mentorada Nayane Lira, enfermeira, e bolsista do DAAD no programa EPOS em Saúde Internacional na Universidade de Heidelberg.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja detalhes sobre a estrutura do curso
Veja instruções para a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Daad dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha”

  1. Oiii Bruna, a experiência precisa ser na área? Sou professora de Geografia, formada em licenciatura, será que poderia me candidatar?

  2. Oi Bruna,

    Parabéns pelo canal!
    A minha dúvida é a seguinte: para quem devo dirigir a carta de motivação e também para quem devem ser dirigidas as cartas de recomendação?

    Continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

    Um abraço,

    Eunice

  3. Oi Bruna,

    Comecei um curso chamado AFECO (agriculture and food economics) aqui em Bonn há cerca de um mês, e vi que você tem formação aqui e que conseguiu uma bolsa. Pesquisei as opções através da DAAD. basicamente EPOS e Helmet Schmidt, que dão bolsa para um outro programa bem similar na minha faculdade, e essas bolsas que você mencionou nesse artigo. Você tem alguma outra ideia de um scholarship para o qual posso participar? Sei que está tarde, mas estava trabalhando em 2 empregos antes do curso começar e não tive tempo de aplicar antes.

    Muito obrigado!! Sua ajuda é sensacional!

    Abs,
    Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais