mestrado em hidrogeologia

Mestrado em hidrogeologia e engenharia ambiental na Alemanha com bolsa EPOS do DAAD

Inscrições até 15/12/2023

Estão abertas as inscrições para fazer o mestrado em hidrogeologia tropical e engenharia ambiental (TropHEE) com bolsa EPOS do DAAD.

O curso da Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt) combina uma abordagem abrangente dos fundamentos geocientíficos com um foco específico em questões de aplicação que são essenciais na área.

O TropHEE se concentra em métodos e técnicas modernas que possibilitam encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável de países tropicais e subtropicais.

As aulas são todas em inglês e o mestrado em hidrogeologia tem duração de dois anos (quatro semestres).

>>> Melhores bolsas para mestrado com bolsa na Europa

Como são as bolsas EPOS do DAAD para o mestrado em hidrogeologia

As bolsas do programa EPOS do DAAD incluem a participação no mestrado, um subsídio mensal de 904 euros durante todo o curso, seguro saúde e acidentes, despesas de viagem e um curso de alemão de dois meses antes do início do mestrado.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2023

Requisitos para o TropHEE e para as bolsas do DAAD

O curso é voltado a geocientistas, cientistas ambientais e engenheiros civis com foco em questões relacionadas à água e que gostariam de adquirir formação em hidrologia, geologia e engenharia de manejo de regiões tropicais e subtropicais.

Para ser admitido no curso, os candidatos devem ter competências geocientíficas ou de engenharia civil ou, ainda, ter graduação em um assunto relacionado. É requisito ter sólidos conhecimentos em ciências naturais (matemática, química, física) e conhecimentos básicos em Geociências, ciência da água e engenharia ambiental.

Além disso, também é necessário comprovar proficiência em inglês. Nesse sentido, são aceitos diferentes certificados: UNICERT III, TOEFL (PBT 570, CBT 230, iBT 88), IELTS 6.5 e CAE (Grade C1).

Já as bolsas do DAAD têm como exigência que os candidatos tenham um histórico acadêmico acima da média e não tenham obtido o diploma de graduação há mais de seis anos.

Espera-se, ainda, que o candidato não tenha concluído um mestrado até o momento e tenha experiência mínima de dois anos, preferencialmente na área em questão.

Por fim, os interessados devem ter interesse em retornar ao seu país de origem após os estudos.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Candidatura ao mestrado em hidrogeologia e engenharia ambiental

As inscrições para quem deseja fazer o mestrado em hidrogeologia como bolsista do DAAD podem ser feitas até 15 de dezembro.

Para se candidatar, é preciso enviar os documentos solicitados para o escritório do TropHEE:

  • Formulário de candidatura do DAAD assinado;
  • Currículo assinado (formato Europass);
  • Carta de motivação assinada (máx. 2 páginas);
  • Carta de recomendação do atual empregador em papel timbrado, com assinatura e carimbo oficial;
  • Comprovação de experiência profissional de pelo menos dois anos depois da graduação;
  • Diploma de graduação (com tradução oficial);
  • Histórico escolar (com tradução oficial e escala de notas);
  • Certificado de proficiência em inglês.

O endereço de envio é:

Technische Universität Darmstadt
Institute of Applied Geosciences
TropHEE Office
Schnittspahnstr. 9
64287 Darmstadt
Germany

O processo de seleção está previsto para ser concluído em fevereiro. Se for aprovado para a bolsa do DAAD, o estudante ainda assim deverá enviar a sua candidatura para a TU Darmstadt.

Quanto custa estudar na TU Darmstadt?

A bolsa do DAAD é somente para quem tem pelo menos dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer o curso sem bolsa.

A TU Darmstadt cobra apenas taxas normais de inscrição para todos estudantes, inclusive os internacionais. O valor é de aproximadamente 220 euros por semestre e inclui o bilhete de transporte público gratuito pela região.

As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de janeiro de 2023.

Aqui no Partiu Intercâmbio temos diversos relatos de bolsistas do DAAD e de outros programas de bolsa na Europa que foram nossos mentorados. Na nesta live, você pode ver nossa conversa com uma bolsista do DAAD EPOS e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse os detalhes sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais