bolsas para mestrado em gestão educacional Alemanha Egito DAAD Inema

Bolsas para mestrado em gestão educacional na Alemanha e no Egito do DAAD

Parece brincadeira, mas tem sempre uma oportunidade nova do DAAD (o Serviço Alemão de Intercâmbio) pra gente publicar aqui no site. As bolsas para mestrado em gestão educacional na Alemanha e no Egito fazem parte do programa EPOS. Ele prevê suporte para brasileiros que desejam fazer cursos em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O Master’s Program International Education Management é um mestrado criado através de uma parceria entre a Universidade de Educação de Ludwigsburg, na Alemanha, e a Universidade Helwan, no Cairo. Ao concluir o programa, os estudantes recebem diploma das duas instituições.

A ideia do curso é oferecer e desenvolver habilidades de liderança para superação de desafios transculturais na gestão educacional e nos processos internacionais de reforma educacional.

O mestrado tem duração de seis semestres, mas também pode ser realizado em quatro. As aulas são em inglês e começam em outubro. O curso tem uma parte presencial e o resto é feito online, ou seja, pode ser feito de forma remota enquanto você segue trabalhando.

>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Como são as bolsas para mestrado em gestão educacional

As bolsas para mestrado em gestão educacional incluem a isenção das taxas universitárias e auxílio para despesas de viagem e custos de vida. Por o curso não ser completamente presencial e não exigir que o estudante more na Alemanha durante o curso, os bolsistas recebem os custo das passagens para as fases presenciais na Alemanha e no Cairo e também uma bolsa de 350 euros para o período presencial.

Tanto na fase na Alemanha quando no Egito, os selecionados recebem auxílio para moradia durante o curso. Os bolsistas também recebem seguro-saúde.

>>  Onde brasileiros fazem pós-graduação de graça?

Requisitos para concorrer às bolsas DAAD na Alemannha

O curso é voltado a pessoas que desejam atuar ou que já estejam atuando em posições de liderança em contextos educacionais. Entre elas:

  • Gestores de instituições de ensino ou aspirantes;
  • Professores, assistentes e diretores de escolas;
  • Membros de organizações de cooperação internacional;
  • Gestores que atuam no campo da educação internacional;
  • Membros de equipes de empresas internacionais.

Para concorrer a uma das bolsas para mestrado em gestão educacional, é preciso atender aos requisitos do EPOS, que são:

  • Ter diploma de graduação;
  • Possuir bom domínio do inglês (mínimo TOEFL iBT 79 ou IELTS Band 6);
  • Ter no mínimo 2 anos de experiência profissional;
  • Estar motivado para aprender em contextos internacionais.

>>> Como tirar o visto para trabalhar na Alemanha

Como se candidatar ao mestrado em educação na Alemanha

As inscrições para quem deseja se candidatar às bolsas para mestrado em gestão educacional na Alemanha podem ser feitas de 2 de janeiro até o dia 15 de março. A candidatura deve ser composta pelos seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura ao mestrado;
  • Curriculum (formato europass);
  • Cópia do diploma;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Resultado da proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS)
  • Carta de recomendação (profissional);
  • Carta de motivação;
  • Formulário específico do DAAD ;
  • Confirmação por escrito do atual empregador sobre o cargo ocupado e o período de trabalho.

A documentação e a devida tradução em inglês devem ser enviadas por email para [email protected].

A primeira etapa da seleção consiste na análise dos documentos. A segunda terá uma entrevista de 30 minutos por videoconferência ou telefone. A lista dos bolsistas selecionados será divulgada em junho.

>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2024

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o site com todas as informações sobre o curso
Saiba tudo sobre as bolsas EPOS

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Bolsas para mestrado em gestão educacional na Alemanha e no Egito do DAAD”

  1. Oi Bruna,
    Para concorrer à bolsa é necessário primeiro ser aceito pelas universidades ou a inscrição na bolsa já serve como candidatura ao curso?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais