mestrado em gestão do meio ambiente epos alemanha mexico bolsa

Bolsa para mestrado em gestão do meio ambiente na Alemanha e no México

O mestrado em gestão do meio ambiente e recursos na Alemanha (Environment and Resources Management – ENREM) é um curso de pós-graduação idealizado pelo governo alemão juntamente com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) e o Conselho Nacional Mexicano de Ciência e Tecnologia (CONACyT). Ele é mais um dos cursos com bolsa de estudos integral com foco em desenvolvimento sustentável que fazem parte do programa de bolsas EPOS.

O estudante que faz o ENREM é matriculado tanto na Universidade Técnica de Colônia (TH Köln), na Alemanha, quanto na Universidade Autônoma de San Luis Potosí, no México. A dupla diplomação busca capacitar jovens profissionais latino-americanos e europeus com o conhecimento necessário para aplicar soluções de gestão ambiental em contexto internacional. O foco principal é ajudar a estabelecer novas formas de cooperação entre a América Latina e a Alemanha.

> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

O mestrado em gestão do meio ambiente na TH Köln

O mestrado em gestão do meio ambiente e recursos com bolsa integral é um curso que forma especialistas capazes de analisar e resolver problemas ambientais complexos. Isso tudo levando em consideração os contextos socioculturais e políticos específicos. Assim, como os potenciais técnicos e econômicos das regiões em questão.

São dois anos de estudos, dos quais o primeiro é no México. No terceiro semestre, as aulas são na Alemanha. O quarto e último é dedicado à dissertação e pode ser desenvolvido em um dos dois países ou até em outro, dependendo do tema da pesquisa.

>>> Bolsas para estudar na América Latina

Bolsa de mestrado em gestão do meio ambiente: requisitos

Embora estudantes de qualquer nacionalidade possam se inscrever, o público-alvo do curso são estudantes mexicanos, alemães e latino-americanos. Os candidatos devem saber falar inglês e espanhol.

Além disso, para se candidatar ao mestrado em gestão do meio ambiente e recursos, é preciso ter:

  • Graduação relacionada à gestão ambiental (ciências naturais, engenharia, geografia, agronomia ou sociais, etc);
  • Familiaridade com a área de gestão do meio ambiente — seja em função dos estudos ou da experiência profissional;
  • Nota mínima 8, com base no sistema mexicano;
  • Certificado de conhecimento de inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge dentro da validade);
  • Certificado de conhecimento de espanhol (DELE ou documentos como comprovante de curso de espanhol)
  • Motivação para aprender em um ambiente multicultural.

A bolsa do DAAD ainda tem outros requisitos:

  • Não ter se formado há mais de seis anos;
  • Ter no mínimo dois anos de experiência profissional;
  • Comprovante da situação profissional no momento da candidatura.

Não é fundamental, mas ter conhecimento básico de alemão é uma vantagem para os candidatos.

>>> Onde é barato fazer pós-graduação

Candidatura à bolsa do DAAD e ao curso

Para se candidatar ao curso e às bolsas, o interessado deve enviar às instituições de ensino superior a seguinte documentação:

  • Formulário de candidatura (aqui);
  • Formulário do DAAD (aqui);
  • Carta de motivação;
  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Média obtida na graduação (com explicação sobre o sistema de ensino);
  • Diploma do ensino médio;
  • Currículo (formato europass);
  • Comprovante da experiência profissional;
  • Comprovante da situação de trabalho atual;
  • Prova de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Certificado de espanhol;
  • Certificado de alemão (se for o caso);
  • Projeto de pesquisa (2 páginas);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Cópia da certidão de nascimento (não precisa ser traduzida);
  • Cópia do passaporte;
  • Checklist dos documentos (aqui).

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Os documentos devem ser enviados por email para: [email protected] e [email protected]. Lembre-se que é preciso enviar para as duas universidades. A documentação deve estar em formato PDF e ser nomeada de acordo com as orientações oficiais — que você pode acessar no final da página sobre a candidatura.

O prazo para envio da candidatura para o mestrado em gestão do meio ambiente é 31 de janeiro de 2023. Em fevereiro e março, os candidatos aprovados na primeira fase da seleção (análise dos documentos) serão entrevistados. As entrevistas serão realizadas em inglês e espanhol.

Os selecionados devem ser notificados ainda em março. As aulas começam em setembro no México.

>> Como é viver na Alemanha sem saber alemão

Sobre as bolsas do EPOS DAAD

As bolsas do DAAD  do programa EPOS para o mestrado em gestão do meio ambiente cobrem as taxas universitárias, os custos de vida, as despesas com viagem e o seguro-saúde por dois anos. Os bolsistas recebem um auxílio mensal (normalmente de 904 euros).

Há também a possibilidade de fazer o curso com uma bolsa parcial do CONACyT. Ela inclui apenas os custos de vida do estudante, que deverá pagar as taxas universitárias. Também serão de responsabilidade do bolsista os gastos com passagem aérea e seguro-saúde.

> Veja outras bolsas na área do meio ambiente

Quanto custa o mestrado em gestão do meio ambiente

A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso o sem bolsa. O ENREM cobra apenas taxas normais da universidade na Alemanha (89,1 euros nos primeiros dois semestres e 274,9 nos dois últimos) e da UASLP (3.250 pesos mexicanos por semestre e 6.100 do exame final). As inscrições para candidatos estrangeiros que não vão concorrer às bolsas do DAAD é a mesma: 31 de janeiro. Veja como achar outros cursos de mestrado na Alemanha em inglês que não cobram tuition.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Leia tudo sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para mestrado em gestão do meio ambiente na Alemanha e no México”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais