Bolsas para estudar na América Latina - Partiu Intercâmbio

O buscador do Partiu Intercâmbio tá cheio de oportunidades de bolsas para estudar na América Latina. Nossos vizinhos oferecem diversas oportunidades de fazer mestrado, doutorado e outros tipos de curso. Uma das grandes vantagens é não precisar saber inglês fluente e consequentemente não ter que gastar fortunas com provas de proficiência como IELTS ou TOEFL Neste vídeo, reuni algumas das melhores opções para quem deseja fazer pós-graduação na Argentina, na Colômbia, no Chile ou no México, confira:

 

Importante saber sobre as bolsas para estudar na América Latina

Todos os programas que listamos aqui para fazer pós-graduação na América Latina possuem alguns pontos importantes em comum: todos eles exigem que você já tenha o aceite de uma universidade para se candidatar, todos eles possuem uma lista de programas e cursos aceitos para as bolsas e em quase todos é necessário comprovar proficiência em Espanhol, então, se você tem interesse em estudar na América Latina com bolsa, vale a pena investir em fazer o DELE, prova de proficiência em espanhol das mais aceitas – e baratas.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Bolsas para mestrado e doutorado na Colômbia

O programa do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX) oferece bolsas de estudos na Colômbia para fazer especializações, mestrados ou doutorados na Colômbia. O edital abrange todas as áreas de estudo, mas possui uma lista de universidades que fazem parte do programa. As inscrições abrem geralmente no primeiro semestre e o limite de idade para essa bolsa é bem generoso: pessoas de até 50 anos podem se candidatar. As bolsas para pós-graduação na Colômbia incluem as taxas de matrícula, um subsídio mensal, plano de saúde, despesas do visto e ajuda anual para compra de materiais de estudo.

>>> As bolsas que eu não ganhei e por que eu não desisti

Bolsas para mestrado no Chile

O Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) dá bolsas para fazer mestrado no Chile. As bolsas serão destinadas a estudos de Mestrado no Chile em cursos em diversas áreas. O programa abre inscrições geralmente no segundo semestre do ano e sempre solicita que os candidatos já possuam o aceite de uma instituição chilena. No edital de 2019, participam 29 universidades que ofertam cursos nas áreas de humanas, exatas, saúde e muito mais.

Bolsa para mestrado na Argentina

O Programa de Bolsas Internacionais do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia argentino abre anualmente e seleciona estudantes latino-americanos que queiram fazer mestrado na Argentina. Os interessados devem ter o aceite de um curso dentre a oferta acadêmica do programa. Os cursos são nas mais variadas áreas: economia; direito; relações internacionais; história; política; engenharia, etc. A bolsa para estudar na Argentina inclui  valor mensal, cobertura médica assistencial e pagamento da matrícula de até 25 mil pesos argentinos por ano.

A Rebeca Ávila, que já escreveu um post maravilhoso aqui pro Partiu Intercâmbio sobre fazer graduação em Portugal com o ENEM, ganhou essa bolsa e faz mestrado em Estudos Sociais Latino-americanos na Universidade de Buenos Aires. Nesta live, ela deu dicas de como conseguir a bolsa para estudar na Argentina e também contou mais sobre a rotina dos estudantes na UBA. Essa bolsa, no entanto, tem um limite de idade mais chatinho: só quem tem até 35 anos pode se candidatar.

>> Como ganhar bolsa sem notas maravilhosas

Bolsas para estudar no México

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT) oferece bolsas para estudantes interessados em pós-graduação no México. As bolsas são válidas para mestrado, doutorado, especialização, pesquisa e pós-doutorado. As bolsas cobrem matrícula, valor mensal, seguro-saúde, passagens e visto. Para se candidatar, é precisa ser aceito em um dos cursos das áreas prioritárias do programa, ter média de 8 para cima, ter proficiência em espanhol comprovada e demonstrar interesse em retornar ao Brasil no fim do programa. As bolsas para estudar no México geralmente abrem inscrições no segundo semestre.

>>> Bolsas para que mães possam estudar fora

Encontre mais oportunidades de estudar na América Latina

Quer ver mais oportunidades de estudar na América Latina com bolsa de estudos? Use o buscador de bolsas do Partiu Intercâmbio e filtre pelo país e pelo tipo de curso que interessa. Nosso buscador está sempre atualizado com as melhores oportunidades de estudar no Exterior – do curso de idiomas ao pós-doutorado.

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.