Governo dá bolsas no México para intercâmbio e pós-graduação




O Merit Awards for International Students ou Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para Intercâmbio e pós-graduação no México. As candidaturas estão abertas até o dia 24 de julho.

As bolsas para intercâmbio no México em 2022

As bolsas são oferecidas a candidatos de mais de 180 países por meio de convenções e acordos. Mais de 70 instituições mexicanas são registradas no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e participam do programa da Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AMEXCID).

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa também ajuda a formar profissionais altamente qualificados vindos de diferentes realidades.

>>> Governo oferece bolsa para pós-graduação na Argentina

Como funciona o programa de pós-graduação no México

O programa do AMEXCID contempla candidatos interessados em diferentes modalidades e durações de bolsas:

  • Programa de intercâmbio na graduação (graduação sanduíche) – máx. 24 meses;
  • Programa de intercâmbio no mestrado (mestrado sanduíche) – máx. 18 meses;
  • Estadia de investigação no mestrado, doutorado ou pós-doutorado (mín 1 mês e máx. 12);
  • Especialização (máx. 12 meses);
  • Mestrado (máx. 24 meses);
  • Doutorado (máx. 36 meses);
  • Especialidades e subespecialidades médicas (máx. 36 meses);
  • Cursos de alta especialidade médica (máx. 12 meses).

O que a bolsa de estudos no México cobre?

A bolsa para intercâmbio ou mestrado inclui um auxílio mensal de quatro vezes o valor da Unidade de Medida e Atualização. O valor é baseado no salário mínimo do México e é equivalente a cerca de 11.700,36 pesos mexicanos por mês.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Para programas de doutorado, o valor é de cinco vezes essa unidade. Assim, o auxílio mensal para doutorandos será de cerca de 14.625,45 pesos mexicanos. O programa também cobre taxas universitárias, seguro saúde a partir do 7º mês no país, custos relacionados ao visto e transporte internacional após a conclusão satisfatória da bolsa.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Requisitos para concorrer às bolsas para estudar no México

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 85 (em uma escala de 0 a 100).

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no curso ao qual se candidatou. Não podem se candidatar pessoas que tenham residência no México.

Candidatura às bolsas para pós-graduação no México

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas através do Sistema de Gestión de Cooperación Académica (SIGCA). Os documentos necessários para a candidatura são:

  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas);
  • Currículo;
  • Carta de compromisso de retorno ao país de origem (modelo disponível no site);
  • Carta de aceite;
  • Cópia do diploma do maior nível alcançado;
  • Cópia do histórico do curso;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado médico;
  • Carta de aceite do Termo Geral e Condições do programa;
  • Certificado de proficiência em espanhol (mínimo B2);
  • Carta manifestando que a informação concedida é verídica.

A candidatura deve ser feita em espanhol e os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2022

A seleção leva em conta prioritariamente candidatos que nunca tenham recebido bolsa do governo mexicano. Também serão considerados prioridades aqueles que estudam em áreas importantes para o desenvolvimento dos seus países de origem (educação, saúde, energia, meio ambiente e telecomunicações).

Os interessados nas bolsas para pós-graduação no México devem se inscrever até as 23h59 (horário da Cidade do México) do dia 24 de julho. Os resultados serão divulgados entre os dias 15 e 23 de agosto.

Leia o edital das bolsas
Confira as instituições participantes do programa
Mais sobre o programa
Acesse o site para se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

3 responses to “Governo tem programa de bolsas no México para intercâmbio e pós-graduação”

  1. Joyce says:

    Finalizo a graduação em dezembro, tem jeito de me inscrever para a pos graduação, sem estar com o diploma em mãos ainda ?

  2. Caroline says:

    Tentei me inscrever e nao conseguirei nessa convocatoria, ja que as inscrições para as faculdades aparentemente são um ano e meio antes do ano letivo começar (????). Se eu quisesse concorrer teria que ter me inscrito na faculdade em janeiro deste ano. Ainda acho que a coordenação do curso que eu pretendia me deu a informação errada.

  3. Tâmara de Santana Silva Pinheiro says:

    Como é esse certificado de proficiência na língua? Tem que ser por meio de curso em alguma instituição de ensino?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio