Bolsa para estudar em Portugal

Ibero-americanas do Santander: bolsa para intercâmbio em Portugal e outros 8 países

https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-estudar-em-portugal-espanha-mobilidade-santander

O programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander oferece bolsas para fazer intercâmbio em Portugal, na Espanha e em outros sete países durante um semestre da graduação, do mestrado ou do doutorado. Elas incentivam e promovem a mobilidade acadêmica de estudantes de graduação entre universidades. Os selecionados recebem uma ajuda em dinheiro para estudar em países como PortugalArgentina, Espanha, Chile, ColômbiaMéxico, Porto Rico, Peru e Uruguai.

O edital de 2020 das Bolsas Ibero-Americanas do Santander está recebendo inscrições desde março. De acordo com o anúncio feito no seu lançamento, neste ano seriam concedidas para brasileiros mais de 600 bolsas pelo processo seletivo das Universidades e 5 pelo curso de Experiência Internacional.

No entanto, agora em junho, após a pandemia de Covid 19, candidatos de faculdades particulares que se inscreveram para as bolsas para fazer intercâmbio em Portugal e outros países estão recebendo e-mails informando que o programa foi cancelado para estudantes de universidades privadas. A justificativa seria “o momento delicado que estamos vivendo  com uma série de restrições nas movimentações internacionais”.

Aparentemente, portanto, o edital estaria válido apenas para estudantes de universidades públicas. A mensagem diz ainda que os alunos já inscritos que realizaram o curso de Experiência Internacional disposto no ato da inscrição ainda poderão ser contemplados com uma das 5 bolsas adicionais que serão concedidas aos que obtiverem o melhor desempenho.

Contudo, é importante dizer que, por enquanto, essas informações ainda não estão no site oficial e as inscrições seguem disponíveis por lá.

Bolsas em Portugal

Qual o valor da bolsa Ibero-Americana?

O programa de Ibero-Americanas do Santander dá bolsa para fazer intercâmbio em Portugal e outros oito países. A bolsa é uma ajuda de custo para fazer intercâmbio e tem o valor de 3 mil euros por aluno.  O benefício é pago em uma vez e deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação.

O valor, com certeza, não cobre todas as despesas que se tem para estudar em Portugal ou nos outros países por um semestre, mas é uma boa duma ajuda para quem precisa financiar o intercâmbio do próprio bolso. A dica, então, é vocês começarem a economizar pra fazer intercâmbio desde agora! A Jacqueline Mendes, por exemplo, passou um semestre estudando na Univesidad de La Coruña, na Espanha, levou a filha Ana Luísa e nos contou tudo nessa entrevista sobre fazer intercâmbio na Espanha.

Como se inscrever para fazer intercâmbio em Portugal ou nos outros países da bolsa

Para participar do programa de bolsa para intercâmbio em Portugal e outros oito países, confira se sua universidade está na lista das contempladas (está abaixo), preencha o formulário no site do Santanter (links estão abaixo). Você receberá um e-mail de confirmação da sua candidatura. Mas lembre-se de ler o edital da sua universidade para o programa: eles podem solicitar documentos e outros formulários para formalizar seu interesse em participar. Os critérios de participação dos candidatos e processo de formalização são definidos pelas universidades participantes. O período de inscrição vai até 23 de agosto às 23h59.

>>> Como fazer graduação em Portugal usando o Enem

A pré-seleção dos candidatos será toda feita pelas universidades participantes. Então, inclusive você tem que conferir se a sua universidade tem acordo para intercâmbio em Portugal ou se o acordo é para intercâmbio em outras universidades contempladas pela bolsa do Santander. Verifique na sua instituição qual o critério de participação, cada uma tem requisitos específicos. Os critérios, condições e prazo de inscrição utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada instituição. Os selecionados para o programa de bolsa para estudar em Portugal e outros oito países devem programar a viagem até setembro de 2022.

>>> Como estudar em Portugal?

Universidades participantes do edital de intercâmbio em Portugal e outros 8 países

O Santander divulgou que mais de 200 universidades de todo o Brasil fazem parte do programa. Vocês podem conferir a lista no PDF no fim do post. Outra boa sugestão é também entrem em contato com o departamento de mobilidade acadêmica das universidades de vocês para saber se as universidades estão no acordo para as bolsas para fazer intercâmbio deste ano. Se elas não estiverem, incomodem nas suas universidades para elas estarem nos próximos!

>>> Dicas para fazer mestrado em Portugal
>>> Cristiane Abreu: relato sobre o programa de bolsas do Santander

Como concorrer via curso online

Neste ano serão disponibilizadas 5 bolsas do programa Ibero-Americanas do Santander via  curso  Experiência Internacional. Todos os inscritos terão acesso ao curso online gratuito. Ele consiste em conteúdos práticos e simuladores interativos para ajudar a concretizar a sonhada experiência internacional. Os 05 alunos que tiverem o melhor desempenho no curso, serão contemplados com uma bolsa de estudos Santander Ibero-Americanas. O curso será disponibilizado a partir do dia 23 de março para todos os candidatos que selecionaram “SIM” no formulário de inscrição para receber seus dados de acesso.

>>> Veja dicas para não perder o semestre por causa do intercâmbio

Saiba mais sobre o programa

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

53 comentários em “Ibero-americanas do Santander: bolsa para intercâmbio em Portugal e outros 8 países”

  1. Boa noite, estava lendo por alto e vi que para tentar a bolsa Santander Ibero Americanas é preciso ter conta ativa. Ter feito alguma transação até 89 dias antes. Eu não tenho e me inscrevi. Na verdade não consegui entender isso muito bem. Será que se eu fizer a conta ainda teria chance?

  2. Felizardos senhores patrocinadores de bolsas de estudo .
    Escrevo a partir de Angola
    Pretendo adquirir umas das bolsas de estudos neles mencionados.
    Só estudante do curso de Contabilidade Gestão medio,penúltimo ano.

  3. Fui selecionada para o programa deste ano e minha universidade não sabe me dar as diretrizes para matrícula na Universidade em Portugal.
    Alguém poderia me explicar como se dá o processo de candidatura na universidade estrangeira?
    O programa funciona como uma graduação sanduíche ou podemos fazer cursos de férias/verão?

    Me ajudem por favor!
    Obrigada!

  4. Marcia Fernandes

    Passei numa universidade portuguesa para graduação e preciso de uma bolsa de estudos. Onde posso me inscrever? Sem isto, nao consigo estudar. Aguardo!

  5. Anderson De Oliveira

    Gostaria muito de quando terminar o médio obter uma Bolsa de estudo para Portugal

    Curso de Ciências Políticas.

  6. Ewerton Jacauna

    Boa tarde sou um brasileiro terminando o ensino médio e pretendo depois de terminar quero fazer intercâmbio em Portugal. Na faculdade de psicologia. Como faço para entrar no programa?

  7. Irinela Mariana Mendes Catuku

    o que devo fazer para me candidatar a estas bolsas de estudo.
    sou Angolana, vivo em Luanda.
    pretendo fazer o mestrado em Portugal,Canadá, ou então em qualquer outro país de língua portuguesa ou inglesa.

  8. Olá! Sou Espírito Fina, de nacionalidade angolana, licenciado em Ciências da Educação, Ensino de Química pela Universidade Lueji A’Nkonde- ESPLN tenho excelente notas e gostaria fazer mestrado em Administraçao Escolar e Coordenaçao Pedagógica. O que devo fazer para aderir a esta bolsa? Ajudem-me! Obrigado.

  9. Boa noite , sou mocambicana , tenho o nivel medio tecnico profissional na area de gestao aduaneiro e logistica, to procurando uma bolsa de estudo pra doutoramento, em qualquer destino que houver. Fico grata pela atencao

  10. Juliana Campos Maciel

    Olá! Sou Juliana, tenho cidadania portuguesa, mas vivo atualmente no Brasil. Tenho apenas o ensino médio/ técnico em Agronegócio também. Gostaria de saber como conseguir bolsa integral para curso de graduação em Portugal, Espanha ou Alemanha, em enfermagem, Agronegócio ou terapias holísticas.
    A minha prioridade de curso está na ordem de meu interesse.
    Já vivi por 9 anos em Portugal, mas estou há 3 anos no Brasil.

  11. eu estou a fazer licenciatura em assistencia social 3ano,quero tanto fazer o meu mestrado em portugal isso em 2020,como me manter informado para ter bolsa ate a minha graduacao,estou mocambique na UP(universidade pedagogica) maputo…por favor ajuda me.

  12. Boa noite, sou brasileira estou inscrita no mestrado em História Contemporânea, em Porto Portugal, gostaria de saber como faço para concorrer a uma bolsa de estudos.

  13. Falando honestamente eu to afim de uma bolsa do pos graduado em cursos como Ciencias politicas e relacoes internacionais, contabilidade publica e auditoria, com este intercambio nao e possivel ajudar a ralizar o meu sonho? caso haja me contacte com 844575715

  14. Boa tarde, gostaria de saber se eu posso participar mais de uma vez?
    Por exemplo: se eu não passar, posso tentar de novo no outro ano?

  15. Filipe A Armando Mocambicano

    oi sou MOCAMBICANO JA FIZ O NIVEL MEDIO SO QUE NAO CONSIGUI FAZER O NIVEL SUPERIOR O QUE FACO NESTE MOMENTO

    1. Aramata Bodjam

      VAI na embaixada brasileira do teu pais,,,,as incriçoes começam dia 1 de jullho tem vagas para unilab que eh uma universidade publica federal brasileira
      ….boa sorte

  16. Roberto Mussibora

    Boa noite… Sou Roberto Mussibora, de 23 anos, nacionalidade moçambicana, vivo em Maputo. Fiz recentemente a licenciatura em Arqueologia e Gestão do Património Cultural pela universidade Eduardo Mondlane e gostaria de fazer mestrado em planeamento urbano no exterior. Tenho um projecto, mas não tenho condições de pagar o mestrado e muito menos a estadia. Gostaria de pedir ajuda.

      1. Roberto Mussibora

        Prezada Tatiana,

        Agradeço pela resposta, mais gostaria de ter detalhes concretos de como farei para poder concorrer. Qual são as instituições ligadas à este processo… Qual é o procedimento é qual é a página sobre o tal curso de museologia.

        Obrigado

        Obter o Outlook para Android

        1. Tatiana Silva

          No google é possível encontrar os sites das pós-graduações em Museologia existentes no Brasil. UNIRIO e USP são uma delas. Tem que acompanhar o site porque eles postam editais informando sobre os processos seletivos. O google é seu melhor amigo. Boa sorte.

          1. fernando andrade

            Roberto Mussibora, você deve pesquisar quais instituições de ensino te interessam. Uma vez matriculado em um programa de pós-graduação você estará apto a acessar bolsas. Porém nem todo estudante de pós-graduação recebe bolsa, e normalmente as bolsas são distribuídas pelo próprio programa ou estão vinculadas a laboratórios, pesquisas e projetos. Os programas mais bem avaliados pela CAPES costumam receber maiores financiamentos, logo distribuem mais bolsas. Eu sou graduado em geografia e fiz mestrado em planejamento urbano e regional no Instituto de Planejamento Urbano e Regional – Ippur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É um bom curso e tem muitas bolsas, recomendo. O valor da bolsa é baixo para viver no Rio de Janeiro, mas dá.

  17. Galera, no edital diz que uma das universidades participantes é “UESC – Universidade Estadual de Santa Catarina”, porém, UESC significa Universidade Estadual de Santa Cruz que funciona na cidade Ilhéus-BA…
    O edital quiz se referir a UESC ou UDESC(Estadual de Santa Catarina)??

    1. Oi Andressa! Sim, mas no original do concurso tá assim 🙁 já entrei em contato para pedir informações, assim que eles se manifestarem mudo aqui, mas por enquanto, vou deixar igual o texto do edital. Beijo e obrigada por avisar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais