O Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsa para pós-graduação na Argentina. Ele é voltado a estudantes provenientes de países latino-americanos.
As inscrições vão de 18 de julho a 12 de agosto de 2022 para doutorado. Já as candidaturas para as bolsas para pós-doutorado, desta vez, abrem de 16 de fevereiro a 3 de março de 2023. No entanto, dentro desses períodos, há prazos específicos que variam conforne o número do documento de identificação do candidato.
Os benefícios são destinados a pesquisadores de qualquer área de conhecimento. Não são cobertas, porém, formações de capacitação profissional e de criação artística.
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior
Bolsas de doutorado na Argentina
As bolsas de doutorado na Argentina têm duração de 60 meses e não são renováveis. Os bolsistas recebem um subsídio e têm obrigação de se dedicar exclusivamente ao seu projeto de pesquisa. Eles só poderão acrescentar a sua remuneração um cargo de ensino secundário ou universitário com deduções horárias estabelecidas no regulamento do programa.
Para se candidatar a essa bolsa de pós-graduação na Argentina, é preciso ter terminado ou estar por concluir seus estudos anteriores. Não serão admitidos candidatos que já tenham sido beneficiados com bolsas de doutorado financiadas por outras instituições nacionais ou estrangeiras.
Os candidatos devem ter residência permanente no seu país de origem e se comprometer a retornar depois de concluir os estudos.
Bolsas de pós-doutorado na Argentina
As bolsas de pós-doutorado são destinadas a candidatos quem já tenha sua tese de doutorado aprovada e estejam interessados em melhorar sua formação acadêmica. A duração máxima do programa nesse caso é de 36 meses. Também para o pós-doutorado se exige dedicação exclusiva, com exceção de cargos docentes secundários ou universitários.
No momento da apresentação da candidatura para essa bolsa de pós-graduação na Argentina, o interessado deve anexar uma versão preliminar da sua tese ou o certificado de aprovação da mesma. De qualquer forma, ela precisa ser defendida e aprovada antes da data estipulada para o começo da bolsa.
Os candidatos devem residir no seu país de origem e estar dispostos a retornar após o término dos estudos. Eles recebem um subsídio e as passagens aéreas, as despesas de instalação, o seguro e as taxas universitárias (se existentes) são de sua responsabilidade.
Como se candidatar à bolsa para pós-graduação na Argentina
Para se candidatar à bolsa de pós-graduação na Argentina, o interessado deve propor uma universidade de interesse. Ela deve ser definida após a escolha de um diretor/co-diretor durante a solicitação da bolsa para pós-graduação na Argentina.
Somente depois que esse diretor realizar os trâmites necessários, o candidato deve prosseguir com o processo de inscrição e preencher a candidatura para a bolsa para pós-graduação na Argentina no site. Os documentos devem ser enviados somente via site (SIGEVA), pois, a partir deste ano, não é mais necessário enviar uma versão impressa pelo correio.
Como mencionamos, o prazo para se inscrever depende do último dígito do número do passaporte (no caso dos brasileiros), sendo:
Doutorado
- 0: 08/08/2022
- 1: 09/08/2022
- 2 e 3: 10/08/2022
- 4, 5 e 6: 11/08/2022
- 7, 8 e 9: 12/08/2022
Pós-doutorado
- 0: 27/02/2023
- 1: 28/02/2023
- 2 e 3: 01/03/2023
- 4, 5 e 6: 02/03/2023
- 7, 8 e 9: 03/03/2023
Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected], indicando o tipo de bolsa de pós-graduação na Argentina que você deseja.
Saiba mais detalhes sobre as bolsas
Acesse o edital do programa para doutorado
Veja o edital para pós-doutorado
Inscreva-se agora
COMENTÁRIOS