BOLSAS PARA PROFISSIONAIS NO EXTERIOR PARTIU INTERCAMBIO

Intercâmbio profissional gratuito: melhores programas

Está atrás de Intercâmbio profissional gratuito, afinal, você curte seu trabalho e não está com vontade de se comprometer academicamente pelo looongo período de um mestrado ou doutorado? Esse post é para você. No vídeo abaixo, falamos de cinco bolsas para profissionais no Exterior. Confere aí:

Intercâmbio profissional gratuito: melhores programas

No buscador do Partiu Intercâmbio, vocês encontram muitas outras bolsas para aperfeiçoamento profissional no Exterior. É só passar lá e conferir. Pra este post, reunimos algumas das melhores bolsas para profissionais no Exterior que abrem inscrições anualmente.

Bolsa German Chancellor Fellowship na Alemanha

Essa é uma daquelas bolsas de intercâmbio profissional disputadíssimas por ser completíssima. Todos os anos, cerca de 10 brasileiros são selecionados pelo programa German Chancellor Fellowship para passar um ano na Alemanha fazendo pesquisa profissional na área em que atuam. A bolsa encerra suas inscrições sempre no dia 15 de setembro e podem se candidatar profissionais das áreas de política, economiamídiaadministração e cultura com, no mínimo cinco anos de experiência na área e perfil de liderança.

Os selecionados passam um ano na Alemanha desenvolvendo projeto e recebendo mais de dois mil euros por mês para isso. Para esta bolsa profissional, não é necessário falar alemão, mas você precisa ser fluente no inglês. Conversamos com uma bolsista brasileira do German Chancelor Fellowship para tirar as dúvidas de vocês sobre como conseguir a carta de aceite de um host, como funciona o programa e tudo mais.

>>> Fellowship: o que é e como conseguir

Humphrey Fulbright: intercâmbio profissional gratuito nos EUA

programa de aperfeiçoamento profissional H.H.Humphrey abre geralmente nos anos pares para o Brasil. Para poder se candidatar, é necessário trabalhar em uma das áreas foco do programa: saúde, jornalismo, direito e desenvolvimento sustentável. Somente profissionais com, pelo menos, cinco anos de carreira (depois de formados) podem se candidatar para a bolsa.

Os selecionados para o intercâmbio profissional passam cerca de dez meses nos Estados Unidos fazendo cursos na universidade e também estágios em diversas instituições americanas. Alguns candidatos também podem ser selecionados para um curso de inglês antes do início do programa nos EUA. A bolsa cobre todos os custos dos selecionados.

Bolsa para curso de verão em Turin na Itália

A Turin School of Local Regulation oferece bolsas para brasileiros para seu curso de verão na Itália. O curso dura duas semanas e as bolsas são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação, funcionários da Administração Pública (de municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras. As bolsas para profissionais na Itália são para um curso sobre alguns dos temas mais relevantes no âmbito de regulação, tarifas e administração de serviços públicos locais, relacionados ou não ao meio ambiente. As cobrem tudo menos passagem e alimentação.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

YLAI bolsa para empreendedores nos Estados Unidos

O programa Young Leaders of the America Initiative (YLAI) leva jovens empreendedores de 25 a 35 para os Estados Unidos por seis semanas com tudo pago. Para se candidatar para o programa é necessário dois anos de experiência empresarial/liderança, de preferência em uma start up ou ONG, e saber inglês fluentemente. 

A bolsa cobre todas as despesas para os selecionados: visto J-1, viagens de ida e volta da cidade de origem do participante para os Estados Unidos e todas as viagens programa, cursos e treinamento no YLAI Entrepreneurship Institute, viagem a Dallas para a abertura do programa e para a conferência em Washington, DC, curso de quatro semanas de desenvolvimento profissional, seguro saúde, acomodação e refeições durante todo o programa. A Lygia Pontes participou do YLAI em 2017 e nos contou tudo sobre a seleção e o programa de bolsa para profissionais nos EUA.

MBA nos EUA com tudo pago

Pra quem busca um intercâmbio profissional mais longo, vale considerar fazer um MBA. Os cursos de Master of Business Administration tem um foco absolutamente profissional e prático. A Isenberg School of Management da University of Massachusetts, Amherst, oferece um dos poucos programas de MBA dos Estados Unidos com garantia de bolsa total para todos os candidatos aceitos.

A duração do programa varia entre um e dois anos dependendo dos seus objetivos profissionais e oferece total flexibilidade para que você volte ao mundo de trabalho com bons ganhos financeiros. Além disso, o programa oferece uma série de áreas de especializações como finanças, marketing, análise de dados, gestão em saúde e outros.

Não é necessário ter formação prévia em administração de empresas para se candidatar, pois são aceitos candidatos de diferentes áreas. Todos os candidatos devem ter um diploma de graduação e experiência profissional mínima de três anos.

O processo de admissão é competitivo, por isso uma pontuação alta no GMAT/GRE fortalece a candidatura. Contudo, não é obrigatório apresentar o resultado de um desses testes, pois você também pode aumentar as suas chances apresentando materiais que demonstrem uma forte experiência profissional e/ou realizações acadêmicas (como doutorado, graduação com GPA superior a 3,2 ou mais de cinco anos de experiência profissional.

Os selecionados para o MBA da UMass além de receberem isenção das tuition fees e seguro saúde também recebem uma quantia mensal em troca de trabalho em projetos específicos da Universidade.

Todas as bolsas abertas

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Intercâmbio profissional gratuito: melhores programas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais