Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

Que tal aproveitar o verão europeu para estudar por 15 dias em uma cidade incrível? A Turin School of Local Regulation está recebendo até o dia 3 de junho candidaturas para bolsas para curso de verão na Itália. Serão duas semanas de imersão total em Turin, no norte do país, entre os dias 2 e 13 de setembro.

Bolsas na Itália

As bolsas para o curso de verão na Itália são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação. Também podem se candidatar funcionários da Administração Pública (de municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras.

>> Invest Your Talent in Italy: bolsas para mestrado na Itália

O curso propõe um estudo aprofundado sobre alguns dos temas mais relevantes no âmbito de regulação, tarifas e administração de serviços públicos locais, relacionados ou não ao meio ambiente. Ele é organizado em três partes:

  • Parte 1: Dedicada à teoria, aos modelos econômicos e aos instrumentos analíticos para a regulação local;
  • Parte 2: Inclui a análise setorial dos principais serviços públicos locais (por exemplo, ciclo da água e o lixo urbano), estudos de casos e aulas com professores convidados;
  • Parte 3: Oferece visitas de campo e experiências práticas; elaboração de um relatório final por parte dos estudantes.

>>> Bolsa para mestrado em desenvolvimento na Itália

Como são as bolsas para curso de verão na Itália

O programa oferece o curso, além da isenção da taxa de inscrição e de acomodação gratuita para brasileiros. A bolsa isenta o candidato do pagamento da taxa de inscrição, porém, em caso de aprovação, essa taxa (no valor de 150 euros) deverá ser depositada e, ao final do curso, será totalmente restituida (abaixo explicamos como economizar para pagar essa e outras taxas no Exterior).

A acomodação oferecida pela instituição é um quarto individual no Colégio Einaudi, localizado no centro de Turim. As dependências do Colégio foram reformadas em 2014 e todos os quartos possuem banheiro privado com chuveiro, internet grátis, lençóis e toalhas. Serviços para lavanderia são oferecidos no jardim e cada andar possui a sua própria cozinha coletiva.

>>> Bolsa para curso de aperfeiçoamento profissional na Itália

A bolsa não inclui outras despesas, como passagem aérea, transporte e alimentação, mas o estudante terá acesso à Cantina do Colégio Einaudi, que oferece refeições a preços reduzidos.

>>> Universidade oferece bolsas de graduação na Itália
>>> Bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos

 Inscrições e processo seletivo

As inscrições para as bolsas para curso de verão na Itália são feitas no site do curso. O candidato deverá preencher um formulário em inglês com suas informações pessoais e acadêmicas e/ou profissionais, declarando, entre outras coisas, o seu nível de conhecimento da língua inglesa e do Microsoft Excel.

Além disso, ele terá de produzir um pequeno texto de no máximo 100 palavras respondendo à pergunta: “Por que o Comitê de Seleção deveria selecionar você para bolsa para curso de verão na Itália?”. Deve ser anexado à candidatura o currículo em inglês atualizado.

A seleção para as bolsas para curso de verão na Itália se dará com base em três critérios principais:

  • Relevância da área de estudos e da experiência profissional (ou do atual emprego) do candidato para os temas tratados no programa;
  • Distribuição geográfica balanceada dos candidatos selecionados (entre membros e não membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; distribuição por continente; inclusão de candidatos oriundos de países não representados nas edições anteriores do curso);
    Distribuição balanceada quanto às áreas de estudo dos candidatos (exemplo, Economia, Engenharia Ambiental, Direito, Administração Pública, etc)
  • Como critério de desempate para currículos similares se dará maior atenção àqueles que apresentem expertise nos diferentes setores relevantes para a regulação dos Serviços Públicos Locais – como ciclo da água, lixo, energia, entre outros.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho. Os candidatos aprovados serão contatados por e-mail até o dia 14 de junho. Para dúvidas sobre o programa ou sobre as inscrições, você pode entrar em contato com a organização do programa pelo e-mail: iss@turinschool.eu.

Como economizar para pagar a taxa escola de verão

Precisa pagar taxa de inscrição de universidades ou cursos fora do Brasil? A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores! Só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! Mas qual a grande vantagem de usar nosso parceiro e não outras plataformas do mercado como o Transferwise? O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site e usem o código partiuintercambio.

Sobre a Summer School na Itália
Inscreva-se

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália”

  1. Monich Meneghelli disse:

    Sou arquiteta há 34 anos ,hoje cursando mestrado em arquitetura e cidade,tb tenho cidadania italiana e gostaria de estudar uns 6 meses ou 1ano na Itália para embasamento da minha tese. Vcs podem me dar informações de universidades….

  2. Maria Eduarda disse:

    oii,se eu conseguir eu não sei falar italiano mais sei muito bem inglês eles falam lá (algumas pessoas )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.