bolsas para especialização Itália

IILA recebe inscrições para edital de bolsas para estágio e especialização na Itália

O Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano (IILA) está divulgando o seu edital anual de bolsas para especialização, atualização profissional ou estágio de pesquisa na Itália. O prazo para inscrições vai até 30 de setembro.

Áreas de foco do programa de especialização do IILA

O programa é voltado para cidadãos latino-americanos que trabalham nas áreas de:

  • Agroalimentos e tecnologias alimentares;
  • Sustentabilidade ambiental e energias renováveis;
  • Ciências da vida e biotecnologia;
  • Ciências da terra e utilização da tecnologia espacial para observação da terra;
  • Conservação, tutela, restauro do patrimônio cultural.

> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

A ideia das bolsas financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores italiano é oferecer uma espécie de “estágio” a profissionais que já tenham graduação. O programa tem duração de no mínimo três e no máximo seis meses.

Sobre as bolsas para especialização na Itália

As bolsas para especialização do IILA incluem um auxílio mensal de 1,2 mil euros para custos de acomodação e alimentação e um seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os gastos com as passagens aéreas de ida e volta da Itália ficam a cargo do bolsista ou da organização na qual ele trabalha.

Os selecionados realizarão suas experiências de pesquisa, especialização ou atualização em instituições italianas, como universidades e hospitais, ou no setor público, em ministérios e prefeituras, por exemplo.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas em 2023

Requisitos das bolsas para especialização na Itália

De acordo com o edital deste ano, os requisitos para participar do programa são:

  • Ser cidadão de um país latino-americano membro do IILA;
  • Ter no máximo 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade se estende um ano a cada filho – até três filhos);
  • Possuir um diploma de graduação diretamente relacionado com o setor de interesse;
  • Experiência comprovada ou outros títulos na área;
  • Apresentar um projeto concreto de trabalho, pesquisa ou curso realizável no tempo solicitado para a bolsa e indicando a carga semanal do mesmo. No caso dos cursos, deve-se enviar o programa do curso;
  • Obter uma carta de aceitação da instituição anfitriã;
  • Trabalhar em entidade pública, privada ou ONG relacionada à temática da bolsa socilicitada e ter uma carta de apresentação do local de trabalho;
  • Finalizar a estadia na Itália antes de 31 de janeiro de 2025.

No mais, é desejável que o candidato tenha conhecimento de italiano.

Como critérios de avaliação e seleção, serão levados em consideração o perfil acadêmico e profissional e o potencial de impacto do projeto do candidato. Além disso, também serão considerados a distribuição geográfica dos selecionados e o tipo de instituição na qual ele deseja realizar o projeto.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

Como se inscrever no programa do IILA

Os interessados devem, primeiramente, escolher por sua conta e em base no seu projeto uma instituição italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e entrar em contato com a mesma, sem intervenção do IILA. Caso sejam aceitos pela instituição, devem solicitar uma carta de aceite (original, em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso) assinada por um representante ou autoridade.

Depois disso, podem apresentar a solicitação de suporte preenchendo o formulário online de candidatura à bolsa de especialização até 30 de setembro . A inscrição pode ser feita em qualquer idioma oficial da organização – espanhol, italiano, português ou francês.

Documentos para se candidatar na bolsa do IILA na Itália

  • Foto formato passaporte;
  • Cópia do passaporte;
  • Certidão de nascimento dos filhos (no caso de mulheres com filhos);
  • Esquema do projeto que pretende realizar (máx. 300 palavras);
  • Texto justificando a importância da bolsa para o seu trabalho (máx. 200 palavras);
  • Cópia dos diplomas de estudos universitários (graduação, pós, etc);
  • Carta de apresentação da instituição na qual trabalha;
  • Carta de aceite da instituição onde irá fazer o estágio;
  • Documento de comprovação da experiência de trabalho (se tiver);
  • Cartas de recomendação (se tiver).

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected].

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Veja o edital 

Candidate-se
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “IILA recebe inscrições para edital de bolsas para estágio e especialização na Itália”

  1. Jenifer Panizzon

    Olá, Bruna. Tudo bem? Sou bióloga e me interesso em participar deste processo seletivo. Como nunca apliquei para nenhuma universidade no exterior, tenho algumas dúvidas… Os documentos solicitados (projeto, texto, carta de recomendação, etc) precisam ser enviados em qual idioma? Italiano ou Espanhol? Não encontrei essa informação nem no edital, nem no formulário. E quanto as cópia do meu diploma e do certificado de saúde, precisam ser traduzidos e juramentados? Se tu puderes me responder, agradeço muito! Att., Jenifer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais