
O Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano (IILA) está divulgando o seu edital anual de bolsas para especialização, atualização profissional ou estágio de pesquisa na Itália. O prazo para inscrições vai até 30 de setembro.
Áreas de foco do programa de especialização do IILA
O programa é voltado para cidadãos latino-americanos que trabalham nas áreas de:
- Agroalimentos e tecnologias alimentares;
- Sustentabilidade ambiental e energias renováveis;
- Ciências da vida e biotecnologia;
- Ciências da terra e utilização da tecnologia espacial para observação da terra;
- Conservação, tutela, restauro do patrimônio cultural.
A ideia das bolsas financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores italiano é oferecer uma espécie de “estágio” a profissionais que já tenham graduação. O programa tem duração de no mínimo três e no máximo seis meses.
Sobre as bolsas para especialização na Itália
As bolsas para especialização do IILA incluem um auxílio mensal de 1,2 mil euros para custos de acomodação e alimentação e um seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os gastos com as passagens aéreas de ida e volta da Itália ficam a cargo do bolsista ou da organização na qual ele trabalha.
Os selecionados realizarão suas experiências de pesquisa, especialização ou atualização em instituições italianas, como universidades e hospitais, ou no setor público, em ministérios e prefeituras, por exemplo.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas em 2022
Requisitos das bolsas para especialização na Itália
De acordo com o edital deste ano, os requisitos para participar do programa são:
- Ser cidadão de um país latino-americano membro do IILA;
- Ter no máximo 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade se estende um ano a cada filho – até três filhos);
- Possuir um diploma de graduação diretamente relacionado com o setor de interesse;
- Experiência comprovada ou outros títulos na área;
- Apresentar um projeto concreto de trabalho, pesquisa ou curso realizável no tempo solicitado para a bolsa e indicando a carga semanal do mesmo. No caso dos cursos, deve-se enviar o programa do curso;
- Obter uma carta de aceitação da instituição anfitriã;
- Trabalhar em entidade pública, privada ou ONG relacionada à temática da bolsa socilicitada e ter uma carta de apresentação do local de trabalho;
- Finalizar a estadia na Itália antes de 31 de janeiro de 2024.
No mais, é desejável que o candidato tenha conhecimento de italiano.
Como critérios de avaliação e seleção, serão levados em consideração o perfil acadêmico e profissional e o potencial de impacto do projeto do candidato. Além disso, também serão considerados a distribuição geográfica dos selecionados e o tipo de instituição na qual ele deseja realizar o projeto.
Como se inscrever no programa do IILA
Os interessados devem, primeiramente, escolher por sua conta e em base no seu projeto uma instituição italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e entrar em contato com a mesma, sem intervenção do IILA. Caso sejam aceitos pela instituição, devem solicitar uma carta de aceite (original, em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso) assinada por um representante ou autoridade.
Depois disso, podem apresentar a solicitação de suporte preenchendo o formulário online de candidatura à bolsa de especialização até 30 de setembro de 2022. A inscrição pode ser feita em qualquer idioma oficial da organização – espanhol, italiano, português ou francês.
Documentos para se candidatar na bolsa do IILA na Itália
- Foto formato passaporte;
- Cópia do passaporte;
- Certidão de nascimento dos filhos (no caso de mulheres com filhos);
- Esquema do projeto que pretende realizar (máx. 300 palavras);
- Texto justificando a importância da bolsa para o seu trabalho (máx. 200 palavras);
- Cópia dos diplomas de estudos universitários (graduação, pós, etc);
- Carta de apresentação da instituição na qual trabalha;
- Carta de aceite da instituição onde irá fazer o estágio;
- Documento de comprovação da experiência de trabalho (se tiver);
- Cartas de recomendação (se tiver).
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected]
Saiba mais sobre as bolsas
Veja o edital
Acesse o formulário de candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.
Olá, Bruna. Tudo bem? Sou bióloga e me interesso em participar deste processo seletivo. Como nunca apliquei para nenhuma universidade no exterior, tenho algumas dúvidas… Os documentos solicitados (projeto, texto, carta de recomendação, etc) precisam ser enviados em qual idioma? Italiano ou Espanhol? Não encontrei essa informação nem no edital, nem no formulário. E quanto as cópia do meu diploma e do certificado de saúde, precisam ser traduzidos e juramentados? Se tu puderes me responder, agradeço muito! Att., Jenifer.