Bogliasco Foundation

Bogliasco Foundation: residência em Artes e Humanidades na Itália

A Bogliasco Foundation, uma organização sem fins lucrativos com um programa na Itália, concede bolsas de um mês para indivíduos de todas as idades e nacionalidades. As bolsas são para candidatos que já tenham realizado trabalhos criativos ou acadêmicos em diversas áreas, como arqueologia, arquitetura, clássicos, dança, cinema, vídeo, história, arquitetura paisagística, literatura, música, filosofia, teatro e artes visuais.

A Fundação concede aproximadamente 60 bolsas por ano em sete períodos de residência que vão de setembro a maio.

>>> Confira outras bolsas na área das artes

Como se inscrever para a residência em Artes e Humanidades da Bogliasco Foundation

Para conseguir a bolsa da Bogliasco Foundation, os candidatos devem demonstrar conquistas em suas disciplinas, de acordo com sua idade e experiência. Além disso, as bolsas não são concedidas a estudantes. A princípio, a Fundação dá preferência para candidatos que deixem claro em suas candidaturas que querem trabalhar em uma comunidade íntima e internacional de acadêmicos e artistas.

Para se candidatar, serão exigidos os seguintes documentos, que podem ser apresentados em inglês, italiano, francês ou espanhol:

  • O formulário de inscrição preenchido;
  • Três cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente por quem escreveu e recebidas dentro do prazo de inscrição;
  • Curriculum vitae curto, com no máximo três páginas;
  • Uma descrição de uma página do projeto que o candidato realizaria durante sua estadia no Centro de Estudos Bogliasco;
  • Três amostras do trabalho do candidato que foi publicado, realizado, exibido ou apresentado publicamente durante os últimos cinco anos;
  • Uma taxa de inscrição de $30, pagável por cartão de crédito no final do processo de inscrição;
  • Os bolsistas devem ser capazes de falar inglês de conversação;

A Bogliasco Foundation possui um sistema de candidaturas online. Para acessar o sistema, você deve registrar uma conta aqui. Depois disso, é possível fazer login conforme necessário para trabalhar em sua candidatura.

Não há limite para o número de vezes que um candidato pode se inscrever para uma Bolsa Bogliasco. No entanto, os beneficiários anteriores devem esperar cinco anos antes de se inscrever novamente.

>>> Como estudar na Itália

O que a Fellowship da Bogliasco Foundation inclui

As Bolsas Bogliasco incluem alojamento, alimentação completa, e um espaço de trabalho. Entretanto, o custo do transporte para o Centro de Estudos Bogliasco é de responsabilidade dos bolsistas. Além disso, materiais e equipamentos do projeto e despesas pessoais durante o período da bolsa, incluindo despesas médicas, são de responsabilidade do bolsista.

>>> Bolsa de estudo na Itália: como conseguir

Prazos

A inscrição online está aberta para as residências da primavera de 2025. O prazo de envio é 7 de março de 2024. A princípio, os candidatos serão notificados dos resultados por volta de de julho.

>>> Confira as melhores bolsas para estudar fora em 2024

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais