Max Weber Programme: bolsas para pós-doutorado na Itália em humanas




pós-doutorado na Itália instituto universitário europeu

Instituto Universitário Europeu/Divulgação

O Max Weber Programme está recebendo inscrições para bolsas de pós-doutorado na Itália até 18 de outubro. O programa do Instituto Universitário Europeu (European University Institute — EUI), localizado em Florença, é considerado o maior desse tipo em toda a Europa.

Bolsas na Itália

A iniciativa oferece cerca de 60 bolsas de estudos com duração de um ou dois anos. As vagas estão abertas para estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham doutorado em economia, direito, história, ciências políticas e sociais ou em áreas correlatas nos últimos cinco anos. A língua oficial do programa é o inglês.

>>> Bolsas para doutorado pleno no Exterior

Sobre o Max Weber Programme

O objetivo do Max Weber Programme é proporcionar uma chance de aprimoramento das habilidades acadêmicas e de obtenção do Certificado de Ensino MWP. Além disso, ele oferece aos bolsistas a oportunidade única de compartilhar suas experiências de pesquisa com colegas de diferentes disciplinas e nacionalidades diariamente.

O programa de bolsas para pós-doutorado na Itália também realiza, todos os anos, uma série de palestras trazendo para o EUI acadêmicos de prestígio de todo o mundo e de várias disciplinas.

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Como são as bolsas para pós-doutorado na Itália

O valor da bolsa para pós-doutorado na Itália é de 2 mil euros mensais. Além disso, há possibilidade de subsídio para despesas com a viagem e valor adicional caso o pesquisador esteja acompanhado pelo companheiro ou companheira.

Além do acesso às excelentes instalações do EUI, alguns bolsistas também terão direito a um escritório compartilhado e um fundo de pesquisa de 1 mil a 2 mil euros.

Está previsto, ainda, um número de bolsistas apoiados por outros financiadores, como órgãos de investigação nacionais e não comunitários. Todos os bolsistas são afiliados a um dos quatro departamentos da instituição ou ao Centro Robert Schuman de Estudos Avançados.

>>> Veja outras bolsas para pós-doc no Exterior

Qual é a duração das bolsas de estudo

Sobre a duração das bolsas, o Departamento de Direito oferece apenas bolsas de um ano. Já o Departamento de Ciências Políticas e Sociais (SPS), o Departamento de História e Civilização (HEC) e o Centro Robert Schuman para Estudos Avançados (RSCAS) oferecem bolsas de um e de dois anos.

Os bolsistas do SPS que permanecerem um segundo ano terão a possibilidade de se candidatar a um contrato de professor part time de 12 meses. A vaga envolve algumas funções docentes e tutoria de doutoramento a pesquisadores. A remuneração líquida para o cargo é de aproximadamente 820 euros além da bolsa mensal.

Por outro lado, a maioria dos candidatos ao Departamento de Economia (ECO) são selecionados para uma bolsa de dois anos. Da mesma forma que no caso anterior, permanecendo para o segundo ano, abre-se a possibilidade de contrato de professor por 12 meses. A remuneração é a mesma de 820 euros além do valor da bolsa.

Os candidatos à bolsa para pós-doutorado na Itália com opção de fazer dois anos devem indicar a duração desejada da bolsa no momento da inscrição. As bolsas de estudo de dois anos envolvem atividades acadêmicas adicionais, como ensino de pós-graduação e orientação de alunos de doutorado.

O programa acontece sempre no período entre setembro a agosto.

Sou bom o suficiente para estudar fora com bolsa de estudos? - Partiu Intercâmbio

Requisitos para participar do Max Weber Programme

Podem se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália pesquisadores de qualquer nacionalidade que tenham concluído o doutorado nos últimos cinco anos — não mais. Contudo, serão considerados casos excepcionais os candidatos cuja carreira acadêmica tenha sido interrompida por licença-maternidade ou paternidade, doença ou serviço militar obrigatório. Essas circunstâncias devem ser citadas no formulário de candidatura em “Notas Adicionais”.

Fora isso, a preferência será dada aos candidatos que concluíram recentemente o doutorado, não tiveram uma oportunidade para fazer pós-doutorado antes e/ou não estão no mercado de trabalho.

Visto que o idioma do programa é o inglês, os candidatos devem cumprir os requisitos referentes à proficiência na língua. O nível esperado é o C1, mas o certificado de inglês não é solicitado como parte da inscrição. No entanto, os candidatos aprovados serão solicitados a fornecer um comprovante. São aceitos os exames IELTS (mínimo 7,5), TOEFL iBT (mínimo 110), Cambridge Proficiency (A/B/C) e CAE (A/B).

Entretanto, também é possível comprovar o conhecimento por meio de um documento que confirme que o candidato escreveu a tese de doutorado, publicou um artigo ou um capítulo de livro de pelo menos 6 mil palavras em inglês ou fez pós-graduação no idioma.

>>> Quanto custa estudar na Itália?

Como se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália

O prazo anual para se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália é 18 de outubro. Os interessados devem se registrar no site, preencher o formulário e submeter a candidatura com toda a documentação solicitada até essa data. Os documentos solicitados são:

  • Currículo com lista de publicações em PDF;
  • Academic Career Statement (2 páginas);
  • Projeto de pesquisa (2 páginas);
  • Duas ou três referências.

Os candidatos devem fornecer duas ou três referências acadêmicas. Elas serão contatadas pelo programa e deverão enviar suas cartas diretamente pelo site.

Os candidatos ao pós-doutorado na Itália são selecionados com base em suas realizações, seu potencial de pesquisa, interesses de carreira acadêmica e disponibilidade do corpo docente do EUI para fornecer orientação.

Saiba tudo sobre o programa 
Veja mais informações sobre a candidatura
Inscreva-se agora

Ver todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio