
Instituto Universitário Europeu/Divulgação
O Max Weber Programme está recebendo inscrições para bolsas de pós-doutorado na Itália até 18 de outubro. O programa do Instituto Universitário Europeu (European University Institute — EUI), localizado próximo a Florença, é considerado o maior edital de bolsas desse tipo em ciências sociais e humanas de toda a Europa.
A iniciativa oferece cerca de 55-60 bolsas de estudos com duração de um ou dois anos. As vagas estão abertas para estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham doutorado em economia, direito, história, ciências políticas e sociais ou em áreas correlatas nos últimos cinco anos. A língua oficial do programa é o inglês.
Sobre o Max Weber Programme
O objetivo do Max Weber Programme é proporcionar uma chance de aprimoramento das habilidades acadêmicas e de obtenção do Certificado de Ensino MWP. Além disso, ele oferece aos bolsistas a oportunidade única de compartilhar suas experiências de pesquisa com colegas de diferentes disciplinas e nacionalidades diariamente.
O programa de bolsas para pós-doutorado na Itália também realiza, todos os anos, uma série de palestras trazendo para o EUI acadêmicos de prestígio de todo o mundo e de várias disciplinas.
>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Como são as bolsas para pós-doutorado na Itália
O valor da bolsa para pós-doutorado na Itália é de 2.070 mil euros mensais. Além disso, há possibilidade de subsídio para despesas com a viagem e valor adicional caso o pesquisador esteja acompanhado pela família.
Além do acesso às excelentes instalações do EUI, alguns bolsistas também terão direito a um escritório compartilhado e um fundo de pesquisa de 1 mil a 2 mil euros.
Os bolsistas do Departamento de Economia e Ciências Políticas e Sociais que permanecerem no segundo ano podem se candidatar a um contrato de professor assistente a tempo parcial e receber remuneração líquida adicional de 850 euros.
Está previsto, ainda, um número de bolsistas apoiados por outros financiadores, como órgãos e fundações de diferentes países.
Qual é a duração das bolsas de estudo
Sobre a duração das bolsas, o Departamento de Direito oferece apenas bolsas de um ano. Já o Departamento de Economia (ECO), o Departamento de Ciências Políticas e Sociais (SPS), o Departamento de História e Civilização (HEC) e o Centro Robert Schuman para Estudos Avançados (RSCAS) oferecem bolsas de um e de dois anos.
No caso do ECO, assim como no SPS, permanecendo para o segundo ano, abre-se a possibilidade de contrato de professor assistente por 12 meses. A remuneração é a mesma de 850 euros além do valor da bolsa.
Os candidatos à bolsa para pós-doutorado na Itália com opção de fazer dois anos devem indicar a duração desejada da bolsa no momento da inscrição. As bolsas de estudo de dois anos envolvem atividades acadêmicas adicionais, como ensino de pós-graduação e orientação de alunos de doutorado.
O programa acontece sempre no período entre setembro a agosto.
Requisitos para participar do Max Weber Programme
Podem se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália pesquisadores de qualquer nacionalidade que tenham concluído o doutorado nos últimos cinco anos — não mais. Contudo, serão considerados casos excepcionais os candidatos cuja carreira acadêmica tenha sido interrompida por licença-maternidade ou paternidade, doença ou serviço militar obrigatório. Essas circunstâncias devem ser citadas no formulário de candidatura em “Notas Adicionais”.
Fora isso, a preferência será dada aos candidatos que concluíram recentemente o doutorado, não tiveram uma oportunidade para fazer pós-doutorado antes e/ou não estão no mercado de trabalho.
Visto que o idioma do programa é o inglês, os candidatos devem cumprir os requisitos referentes à proficiência na língua. O nível esperado é o C1, mas o certificado de inglês não é solicitado como parte da inscrição. No entanto, os candidatos aprovados serão solicitados a fornecer um comprovante. São aceitos os exames IELTS (mínimo 7,5), TOEFL iBT (mínimo 110), Cambridge Proficiency (A/B/C) e CAE (A/B).
Entretanto, também é possível comprovar o conhecimento por meio de um documento que confirme que o candidato escreveu a tese de doutorado, publicou um artigo ou um capítulo de livro de pelo menos 6 mil palavras em inglês ou fez pós-graduação no idioma.
Como se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália
O prazo anual para se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália é 18 de outubro (14h no horário da Itália). Os interessados devem se registrar no site, preencher o formulário e submeter a candidatura com toda a documentação solicitada até essa data. Os documentos solicitados são:
- Currículo com lista de publicações em PDF;
- Academic Career Statement (2 páginas);
- Projeto de pesquisa (2 páginas);
- Duas ou três referências.
Os candidatos devem fornecer duas ou três referências acadêmicas. Elas serão contatadas pelo programa e deverão enviar suas cartas diretamente pelo site.
Os candidatos ao pós-doutorado na Itália são selecionados com base em suas realizações, seu potencial de pesquisa, interesses de carreira acadêmica e disponibilidade do corpo docente do EUI para fornecer orientação.
Saiba tudo sobre o programa
Veja mais informações sobre a candidatura
Inscreva-se agora
COMENTÁRIOS