pós-doutorado na Itália instituto universitário europeu

Bolsas para pós-doutorado na Itália em humanas no Instituto Universitário Europeu

O Max Weber Programme está recebendo inscrições para bolsas de pós-doutorado na Itália até 18 de outubro. O programa do Instituto Universitário Europeu (European University Institute — EUI), localizado próximo a Florença, é considerado o maior edital de bolsas desse tipo em ciências sociais e humanas de toda a Europa.

Bolsas na Itália

A iniciativa oferece cerca de 55-60 bolsas de estudos com duração de um ou dois anos. As vagas desta fellowship estão abertas para estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham doutorado em economia, direito, história, ciências políticas e sociais ou em áreas correlatas nos últimos cinco anos. A língua oficial do programa é o inglês.

>>> Bolsas para doutorado pleno no Exterior

Sobre o Max Weber Programme

O objetivo do Max Weber Programme é proporcionar uma chance de aprimoramento das habilidades acadêmicas e de obtenção do Certificado de Ensino MWP. Além disso, ele oferece aos bolsistas a oportunidade única de compartilhar suas experiências de pesquisa com colegas de diferentes disciplinas e nacionalidades diariamente.

O programa de bolsas para pós-doutorado na Itália também realiza, todos os anos, uma série de palestras trazendo para o EUI acadêmicos de prestígio de todo o mundo e de várias disciplinas.

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Como são as bolsas para pós-doutorado na Itália

O valor da bolsa para pós-doutorado na Itália é de 2.070 mil euros mensais. Além disso, há possibilidade de subsídio para despesas com a viagem e valor adicional caso o pesquisador esteja acompanhado pela família.

Além do acesso às excelentes instalações do EUI, alguns bolsistas também terão direito a um escritório compartilhado e um fundo de pesquisa de 1 mil a 2 mil euros.

Os bolsistas do Departamento de Economia e Ciências Políticas e Sociais que permanecerem no segundo ano podem se candidatar a um contrato de professor assistente a tempo parcial e receber remuneração líquida adicional de 850 euros.

Está previsto, ainda, um número de bolsistas apoiados por outros financiadores, como órgãos e fundações de diferentes países.

>>> Veja outras bolsas para pós-doc no Exterior

Qual é a duração das bolsas de estudo

Sobre a duração das bolsas, o Departamento de Direito oferece apenas bolsas de um ano. Já o Departamento de Economia (ECO), o Departamento de Ciências Políticas e Sociais (SPS), o Departamento de História e Civilização (HEC) e o Centro Robert Schuman para Estudos Avançados (RSCAS) oferecem bolsas de um e de dois anos.

No caso do ECO, assim como no SPS, permanecendo para o segundo ano, abre-se a possibilidade de contrato de professor assistente por 12 meses. A remuneração é a mesma de 850 euros além do valor da bolsa.

Os candidatos à bolsa para pós-doutorado na Itália com opção de fazer dois anos devem indicar a duração desejada da bolsa no momento da inscrição. As bolsas de estudo de dois anos envolvem atividades acadêmicas adicionais, como ensino de pós-graduação e orientação de alunos de doutorado.

O programa acontece sempre no período entre setembro e agosto.

Requisitos para participar do Max Weber Programme

Podem se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália pesquisadores de qualquer nacionalidade que tenham concluído o doutorado nos últimos cinco anos — não mais. Contudo, serão considerados casos excepcionais os candidatos cuja carreira acadêmica tenha sido interrompida por licença-maternidade ou paternidade, doença ou serviço militar obrigatório. Essas circunstâncias devem ser citadas no formulário de candidatura em “Notas Adicionais”.

Fora isso, a preferência será dada aos candidatos que concluíram recentemente o doutorado, não tiveram uma oportunidade para fazer pós-doutorado antes e/ou não estão no mercado de trabalho.

Visto que o idioma do programa é o inglês, os candidatos devem cumprir os requisitos referentes à proficiência na língua. O nível esperado é o C1, mas o certificado de inglês não é solicitado como parte da inscrição. No entanto, os candidatos aprovados serão solicitados a fornecer um comprovante. São aceitos os exames IELTS (mínimo 7,5), TOEFL iBT (mínimo 110), Cambridge Proficiency (A/B/C) e CAE (A/B).

Entretanto, também é possível comprovar o conhecimento por meio de um documento que confirme que o candidato escreveu a tese de doutorado, publicou um artigo ou um capítulo de livro de pelo menos 6 mil palavras em inglês ou fez pós-graduação no idioma.

>>> Quanto custa estudar na Itália?

Como se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália

O prazo anual para se candidatar às bolsas para pós-doutorado na Itália é 18 de outubro (14h no horário da Itália). Os interessados devem se registrar no site, preencher o formulário e submeter a candidatura com toda a documentação solicitada até essa data. Os documentos solicitados são:

  • Currículo com lista de publicações em PDF;
  • Academic Career Statement (2 páginas);
  • Projeto de pesquisa (2 páginas);
  • Duas ou três cartas de referência.

Os candidatos devem fornecer duas ou três referências acadêmicas. Elas serão contatadas pelo programa e deverão enviar suas cartas diretamente pelo site.

Os candidatos ao pós-doutorado na Itália são selecionados com base em suas realizações, seu potencial de pesquisa, interesses de carreira acadêmica e disponibilidade do corpo docente do EUI para fornecer orientação.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa 
Veja mais informações sobre a candidatura
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais