A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas para bolsas de estudos para pesquisa na Alemanha. As oportunidades do programa German Chancellor Fellowship terão um ano de duração. A bolsa para desenvolver projeto na Alemanha é voltada para profissionais líderes do Brasil, China, Russia, Índia e EUA com experiência em liderança e não precisa falar alemão! Porque a bolsa inclui dois meses de curso de alemão e outros 12 meses de pesquisa.
A bolsa é super renomada e existe desde 1990 (ou seja, não tem nada de “nova” como eu li em sites por aí hehe). A de ajuda mensal oferecida pela instituição varia de acordo com a qualificação do selecionado varia entre 2.150 euros e 2.750 euros. Os bolsistas também têm custos como gastos com a viagem e curso de alemão cobertos. A oportunidade também oferece ajuda para que os bolsistas tragam a família durante o período – se for o caso.
>> Veja dicas de uma bolsista do German Chancellor Fellowship
Para participar, tem que ter concluído a graduação. Qualquer área é válida e comprovar a participação em atividades de liderança. Proficiência em inglês é uma exigência, em alemão é opcional. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo site da Fundação Alexander von Humboldt.
Pra que servem os hosts na German Chancellor Fellowship
A ideia é que com apoio de seu anfitrião, na Alemanha, você possa se dedicar ao projeto elaborado por você durante um ano e, desse modo, dar um impulso decisivo à sua carreira. A Bolsa bolsa para desenvolver projeto na Alemanha está aberta para vários setores, como política, economia, mídia, administração e cultura. Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, o bolsista estabelece contato com outros bolsistas. Durante o período da bolsa, o grupo se encontra para outros eventos. Os bolsistas também serão convidados para uma recepção na chancelaria, para viajar pela Alemanha e para recepções em instituições públicas e empresas importantes. A data de início da bolsa é 1° de outubro de 2021.
Como é morar na Alemanha sem saber alemão?
Requisitos da bolsa para desenvolver projeto na Alemanha
O pré-requisitos para participar são apenas ser formado em algum curso de bacharelado (a data da formatura não pode passar de 12 anos, contados a partir da data do início da bolsa), ser fluente em inglês ou alemão e ter potencial para liderança. É importante lembrar que para poder participar, você precisa ter um projeto que quer desenvolver na Alemanha e o aceite de alguma instituição para ser sua anfitriã. No site, tem algumas dicas sobre como achar um anfitrião. No edital do programa para líderes na Alemanha, tem tudo explicadinho (em inglês) sobre como o projeto deve ser formatado e qual tipo de projeto eles aceitam. Ah, vale lembrar que quem já está na Alemanha por seis meses (período conta do início da bolsa pra trás), não pode concorrer.
Veja o edital completo
Faça sua inscrição
Veja respostas para as perguntas mais frequentes sobre o programa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
show