Bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições




bolsa para jornalistas na Alemanha

Pouquíssima gente conhece a Heinz Kühn Stiftung, no estado da Renânia do Norte-Westfalia, na Alemanha, e todos os anos eles selecionam jornalistas para uma bolsa de até três meses. A oportunidade inclui: curso de alemão, estágio – geralmente na Deutsche Welle em Bonn -, ajuda para cobrir os gastos,  passagem, etc. Ou seja, é uma SUPER oportunidade para jornalistas que querem passar um tempo na Alemanha trabalhando, aprendendo e desenvolvendo pesquisa. Pra melhorar, diferente do IJP, a bolsa da HKS exige apenas conhecimentos básicos de alemão.

+ Bolsas para jornalistas

O programa da Heinz Kühn Stiftung já tem 35 edições (então, não é nada novo) e é super organizado e respeitado. Para se inscrever é preciso ser jornalista de um “país em desenvolvimento”, ter até 35 anos, ter interesse em políticas de desenvolvimento, ter curso superior em Jornalismo e experiência na área e conhecimentos básicos em alemão. Os bolsistas selecionados também precisam apresentar um relatório sobre suas atividades na Alemanha ao final da bolsa.

Para se candidatar para a bolsa para jornalistas na Alemanha da HKS, é preciso enviar a documentação e proposta até 30 de novembro por e-mail para [email protected] O processo de seleção termina em março do ano seguinte.

>>> Curso de alemão online gratuito

Os documentos para a bolsa para jornalistas na Alemanha

Toda documentação para concorrer à bolsa para jornalistas na Alemanha da Heinz-Kühn-Stiftung deve ser enviada por email (e não mais por correio).

>>> Dicas sobre morar, trabalhar e estudar na Alemanha

Os candidatos estrangeiros são selecionados pelo conselho da fundação a partir da análise dos documentos apresentados. Para mais informações, é só contatar Ute Maria Kilian em Düsseldorf.  Telefone  +49(0)211 837 1274 e-mail: [email protected].

Como comprovar conhecimentos básicos de alemão?

A Heinz Kühn Stiftung não especifica qual certificado eles preferem para comprovar os conhecimentos em alemão. No entanto, o Goethe-Zertifikat é provavelmente a opção mais simples para quem mora no Brasil por ser aplicado regularmente e pelo preço ser em real. No vídeo abaixo, falamos mais sobre a prova e aqui no Partiu Intercâmbio também já falamos das diferenças das principais provas de alemão.


Boa sorte 🙂

Veja o edital
Saiba mais sobre o programa
Veja os relatórios dos bolsistas anteriores

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

3 responses to “Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições de brasileiros”

  1. Jéssica Zappas Ocaña says:

    Oi, Bruna
    Fiquei na dúvida sobre qual documento comprova que trabalho na área de jornalismo. E o documento que comprove os conhecimentos em alemão pode ser o certificado do Goethe? Obrigada 😀

  2. Nyna says:

    Bruna, você sabe em que período acontece o intercâmbio? Procurei no edital mas não achei. Obrigada! <3

  3. Paulo says:

    Oi, Bruna, tudo bem? Achei a bolsa muito interessante, mas tenho uma dúvida. Que certificado apresentar para o conhecimento de alemão? Teria que er um A1 do Instituto Goethe? Danke!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio