bolsa para jornalistas na Alemanha

Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições de brasileiros

Pouquíssima gente conhece a Heinz Kühn Stiftung, no estado da Renânia do Norte-Westfalia, na Alemanha, e todos os anos eles selecionam jornalistas brasileitos para uma bolsa de até três meses. A bolsa para jornalistas na Alemanha inclui: curso de alemão, estágio – geralmente na Deutsche Welle, em Bonn -, ajuda para cobrir os gastos,  passagem, etc. Ou seja, é uma SUPER oportunidade para jornalistas que querem passar um tempo na Alemanha trabalhando, aprendendo e desenvolvendo pesquisa. Pra melhorar, diferente do IJP, a bolsa da HKS exige apenas conhecimentos básicos de alemão.

O programa de intercâmbio na Alemanha para jornalistas da Heinz Kühn Stiftung já tem mais 35 edições (então, não é nada novo) e é super organizado e respeitado. Para se inscrever é preciso ser jornalista de um “país em desenvolvimento”, ter até 35 anos, ter interesse em políticas de desenvolvimento, ter curso superior em Jornalismo e experiência na área e conhecimentos básicos em alemão. Os bolsistas selecionados também precisam apresentar um relatório sobre suas atividades na Alemanha ao final da bolsa.

Para se candidatar para a bolsa para jornalistas na Alemanha da HKS, é preciso enviar a documentação e proposta da candidatura até 30 de novembro por e-mail para [email protected]. O processo de seleção termina em março do ano seguinte e o início das atividades na Alemanha é geralmente em setembro.

>>> Curso de alemão online gratuito

Os documentos para a bolsa Heinz Kühn Stiftung

Toda documentação para concorrer à bolsa para jornalistas na Alemanha da Heinz-Kühn-Stiftung deve ser enviada por email (e não mais por correio).

Os candidatos estrangeiros são selecionados pelo conselho da fundação a partir da análise dos documentos apresentados. Para mais informações, é só contatar Ute Maria Kilian em Düsseldorf.  Telefone  +49(0)211 837 1274 e-mail: [email protected].

Como comprovar conhecimentos de alemão?

A Heinz Kühn Stiftung não especifica qual certificado eles preferem para comprovar os conhecimentos em alemão. No entanto, o Goethe-Zertifikat é provavelmente a opção mais simples para quem mora no Brasil por ser aplicado regularmente e pelo preço da prova de proficiência ser cobrado em real. No vídeo abaixo, falamos mais sobre a prova e aqui no Partiu Intercâmbio também já falamos das diferenças das principais provas de alemão.


Boa sorte 🙂

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital
Veja os relatórios dos bolsistas anteriores

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições de brasileiros”

  1. Jéssica Zappas Ocaña

    Oi, Bruna
    Fiquei na dúvida sobre qual documento comprova que trabalho na área de jornalismo. E o documento que comprove os conhecimentos em alemão pode ser o certificado do Goethe? Obrigada 😀

  2. Oi, Bruna, tudo bem? Achei a bolsa muito interessante, mas tenho uma dúvida. Que certificado apresentar para o conhecimento de alemão? Teria que er um A1 do Instituto Goethe? Danke!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais