IJP: Programa de estágio em Berlim para jornalistas recebe inscrições
As inscrições para o programa de estágio em Berlim para jornalistas, o Internationale Journalisten-Programme (IJP), estão abertas de 1 de agosto a 30 de setembro. O IJP dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação na Alemanha com uma bolsa beeem legal. Participei da turma de jornalistas brasileiros em Berlim 2012 e só posso dizer que vale MUITO a pena.
Os selecionados passam dois meses e meio (entre fevereiro e abril do ano seguinte à seleção) trabalhando em um veículo alemão. As inscrições devem ser feitas por e-mail pela assessoria de imprensa da Embaixada ou Consulados da Alemanha no Brasil até 30 de setembro. A candidatura deve ser enviada diretamente para a Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil e as datas de inscrições de cada consulado ou embaixada podem variar.
Como se inscrever para o estágio em jornalismo em Berlim
As candidaturas para o estágio para jornalistas em Berlim devem ser enviadas por e-mail ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo de você (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife).
O material deve ser organizado em um arquivo único, que contenha todos os documentos necessários, em formato PDF. Os contatos nesses órgãos podem mudar com o passar do tempo, por isso, pedimos que antes do envio dos documentos o candidato confirme o endereço eletrônico e o contato do responsável local. Caso o candidato chegue à fase final, ele deve comparecer a uma entrevista na Embaixada ou no Consulado mais próximo.
A candidatura para IJP deve incluir:
- Currículo (em alemão) com endereço, telefone pessoal e profissional (com o prefixo do país) e e-mail. Espera-se que o candidato comprove, de alguma maneira, os conhecimentos de idioma exigidos;
- Uma carta de motivação (máximo de duas páginas, de preferência em alemão). A carta deve conter três informações: o motivo pelo qual o candidato deseja participar do programa, o interesse pela Alemanha e o veículo em que deseja trabalhar durante a bolsa. Os jornalistas de televisão devem explicar também como pretendem produzir reportagens na Alemanha, já que o IJP não pode disponibilizar câmeras e o material audiovisual necessário;
- Três cópias de textos publicados que mostrem de sua capacidade profissional. Se o candidato trabalhar em televisão ou rádio, é possível anexar endereços na internet onde os trabalhos podem ser encontrados;
- Uma carta de recomendação do redator-chefe do veículo de comunicação em que trabalha (em português), contendo uma descrição da capacidade profissional do jornalista. A carta deve autorizar que o interessado participe do programa por dois meses.
- Três ideias de pautas que o candidato gostaria de produzir durante a bolsa na Alemanha (máximo de 600 caracteres por pauta). Os assuntos não precisam ser necessariamente atuais;
>> Programa Heinz Kühn Stiftung para jornalistas na Alemanha
Quem pode se inscrever para o estágio em jornalismo em Berlim
- jornalistas profissionais com idade entre 25 e 38 anos (estudantes não podem se candidatar) e com bons conhecimentos da língua alemã(em casos excepcionais, fluência em inglês e espanhol podem ser suficientes, mas a concorrência é muito maior)
- É necessário trabalhar no Brasil em tempo integral como jornalistas ou colaboradores em um veículo de comunicação (jornal, revista, televisão, rádio ou online).
- Jornalistas trabalhando em agências de relações públicas ou no serviço público não podem se candidatar
Como funciona o estágio em Berlim para jornalistas
Além do trabalho na redação alemã, o programa de estágio em jornalismo em Berlim ainda inclui uma semana de orientação em Berlim na qual os todos participam de seminários, palestras e encontros obrigatórios. Nestes dias, os jornalistas latinos também conhecem os alemães que farão o mesmo programa só que em países da América Latina.
A bolsa consiste em uma quantia de 3.600 euros. Com esse dinheiro, o bolsista deve cobrir todos os seus gastos, incluindo viagem, alojamento e alimentação na Alemanha. A IJP não se responsabiliza por gastos extras. O trabalho durante o estágio não será remunerado pelo veículo de mídia da Alemanha, mas é possível trabalhar como jornalista freelance e vender matérias para redações brasileiras.
O IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha e financiado por diversos patrocinadores. Vale a pena se inscrever. Aqui no blog tem um monte de matérias que eu escrevi enquanto estava por lá trabalhando no Tagesspiegel.
Para informações mais específicas, é só entrar em contato pelo e-mail: [email protected], mas lembrem-se: o envio dos documentos para inscrição deve ser feito para a Embaixada/Consulado da Alemanha no Brasil mais próximo de você! Documentos enviados para a Alemanha não serão levados em consideração.
Candidatos atendidos pelo consulado no Rio Grande do Sul devem enviar a inscrição para [email protected]. Assim que forem divulgados os e-mails para onde candidatos de outras regiões devem enviar as candidaturas, eu atualizo o post aqui. De qualquer maneira. Aconselho entrar em contato a assessoria de imprensa de cada consulado para saber os detalhes (já que isso ainda não está na página de nenhum deles).
Candidatura do IJP durante a pandemia
Vale lembrar que a convocatória para o programa de intercâmbio da IJP Alemanha-América Latina este ano ocorre com a ressalva de estamos no meio de uma pandemia, assim, a chamada que estará sujeita a cancelamento a qualquer momento antes período do intercâmbio na Alemanha, mesmo em curto prazo e sem maiores justificativas. Neste caso, a ideia seria de possibilitar que os(as) bolsistas escolhidos(as) possam participar do programa no ano seguinte.
Veja a página do IJP
Encontre a representação da Alemanha da sua região
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.