
O mestrado em saúde urbana global na Alemanha da Universidade de Freiburg é um dos cursos contemplados pelo EPOS do DAAD. O programa oferece bolsas de estudos integrais para estudantes de países em desenvolvimento interessados em cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
O Master of Science in Global Urban Health (GUH) é um mestrado em inglês e com duração de um ano. O objetivo do curso é fornecer conhecimentos, habilidades e competências relativos à identificação e gestão de fatores de risco para a saúde nas grandes cidades, especialmente — mas não apenas — em países de baixa e média renda.
Além de frequentar as aulas, os estudantes do mestrado em saúde urbana participam de exercícios práticos, viagens de campo e visitas de estudos à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA), por exemplo.
Requisitos do mestrado em saúde na Alemanha do DAAD
O GUH é voltado a graduados em ciências sociais, medicina, saúde pública, antropologia e outros cursos. Espera-se, ainda, que os candidatos tenham experiência profissional na área da saúde, saúde ambiental, planejamento urbano, migração ou serviço social.
Para concorrer às bolsas do DAAD, é preciso ter proficiência em inglês (IELTS: 6 ou TOEFL: 550 paper based, 213 computer based, 80 internet based). Além disso, o programa EPOS financia candidatos que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional na área do curso de interesse.
Como são as bolsas DAAD para mestrado EPOS
O mestrado em saúde urbana não é como outros cursos em universidades alemães, que têm taxas acessíveis. O valor de matrícula para um ano de estudos é de 12 mil euros. Contudo, como já mencionamos, estão previstas bolsas DAAD EPOS para o mestrado da Universidade de Freiburg.
Os selecionados recebem um auxílio de 861 euros mensais, além de ter as taxas universitárias e as despesas com passagens aéreas incluídas. O programa ainda costuma cobrir um curso intensivo de alemão de dois meses antes do início do mestrado e oferece seguro saúde.
Candidatura às bolsas para mestrado em saúde na Alemanha
As inscrições para quem deseja fazer o mestrado em saúde urbana com bolsa DAAD EPOS devem ser feitas até o dia 15 de outubro. Para se candidatar, é necessário enviar todos os documentos solicitados por e-mail para [email protected]. Entre eles, estão:
- Formulário de candidatura ao curso;
- Formulário de solicitação da bolsa;
- Currículo (formato Europass);
- Carta de motivação (explicando por que está interessado no mestrado, quais as suas expectativas e de que forma pretende utilizar o conhecimento adquirido no futuro);
- Diploma de graduação;
- Histórico escolar;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Cópia do passaporte;
- Duas cartas de recomendação (uma profissional e uma acadêmica);
- Comprovação de experiência de trabalho.
Uma dica importante é ficar atento às orientações da instituição a respeito do modo de nomear os documentos que devem enviados.
O resultado com os nomes dos selecionados deve sair em maio. As aulas terão início na última semana de setembro.
Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Confira como se candidatar
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS