Bolsa para mestrado em energias renováveis DAAD EPOS

Bolsa para mestrado em energias renováveis na Alemanha

Inscrições até 15/10/2023

As fontes de energia renovável são de enorme interesse para o futuro do planeta. Por essa razão, a demanda por especialistas em áreas relacionadas a esse tema já é grande e tende a crescer ainda mais. Que tal ganhar uma bolsa para mestrado em energias renováveis e estudar na Universidade de Oldenburg, na Alemanha?

Bolsas na Alemanha

O Master in Sustainable Renewable Energy Technologies (SuRE) – antes chamado de  Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis (PPRE) é voltado para cientistas e engenheiros que pretendem seguir carreira profissional nesse emergente setor. Como era de se esperar, por ser relacionado ao desenvolvimento sustentável, este é outro curso que faz parte do programa EPOS do DAAD.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Requisitos do mestrado em energias renováveis

Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído com sucesso uma graduação em engenharia ou ciências (ex: química, física, etc). Os candidatos também devem ter proficiência em inglês (língua oficial do programa).

Entre os requisitos do DAAD para as bolsas EPOS, estão, ainda, ter pelo menos dois anos de experiência profissional nessa área ou na área de Desenvolvimento Rural. Ser proveniente de um país em desenvolvimento, não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado também são exigências do programa.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

As bolsas para pós-graduação em energias renováveis

O programa de pós-graduação em energias renováveis da Universidade de Oldenburg é parte do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

>>> Mais bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Candidatura à bolsa para mestrado em energias renováveis

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em energias renováveis deve se inscrever até 15 de outubro. As inscrições são online e o candidato deve reunir a seguinte documentação:

Como comprovantes de conhecimento na língua inglesa são aceitos TOEFL, IELTS e Cambridge. O candidato também pode apresentar uma declaração oficial da universidade de que os seus estudos anteriores foram realizados em inglês.

Os documentos que não estiverem em inglês ou alemão devem ter tradução juramentada. As aulas têm início em outubro do próximo ano.

>>> Mestrado na Europa: melhores bolsas

Quanto custa o mestrado em Oldenburg?

As bolsas para mestrado em energias renováveis do DAAD na Universidade de Oldenburg são somente para quem tem no mínimo dois anos de experiência profissional depois de formado. Contudo, quem não possui esse tempo de experiência, pode se candidatar ao curso sem o benefício do DAAD.

Quem faz a pós-graduação sem bolsa deve pagar as taxas universitárias de 1500 euros por semestre e mais taxas de inscrição de 404 euros por semestre. O custo de vida é estimado pela universidade em 934 euros por mês.

>>> Motivos para aprender alemão

O prazo de inscrição para quem não deseja concorrer às bolsas vai de 15 de agosto até o dia 15 de janeiro. Neste tutorial, você encontra mestrados em inglês grátis na Alemanha.  Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o mestrado
Veja como se candidatar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais