Bolsa para mestrado em energias renováveis na Alemanha

Bolsa para mestrado em energias renováveis DAAD EPOS

As fontes de energia renovável são de enorme interesse para o futuro do planeta. Por essa razão, a demanda por especialistas em áreas relacionadas a esse tema já é grande e tende a crescer ainda mais. Que tal ganhar uma bolsa para mestrado em energias renováveis e estudar na Universidade de Oldenburg, na Alemanha?

bolsas na Alemanha

O Postgraduate Programme Renewable Energy (Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis – PPRE) é voltado para cientistas e engenheiros que pretendem seguir carreira profissional nesse emergente setor. Como era de se esperar, por ser relacionado ao desenvolvimento sustentável, este é outro curso que faz parte do programa EPOS do DAAD.

>>> EPOS tem bolsa para mestrado na área do meio ambiente na Alemanha

Requisitos para se candidatar

Para se candidatar ao curso, é necessário ter concluído com sucesso uma graduação em engenharia ou ciências (ex: química, física, etc). Os candidatos também devem saber inglês (língua oficial do programa).

Entre os requisitos do DAAD para as bolsas EPOS estão ainda ter pelo menos dois anos de experiência profissional nessa área ou na área de Desenvolvimento Rural. Ser proveniente de um país em desenvolvimento, não ter morado na Alemanha por mais de dois anos e ainda não ter mestrado também são exigências do programa.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Sobre as bolsas EPOS do DAAD

O EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) financia estudos de pós-graduação em áreas relacionadas à sustentabilidade. Normalmente, os selecionados para as bolsas do programa têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

>>> Como é morar na Alemanha sem falar alemão?

Como se candidatar à bolsa para mestrado em energias renováveis

Quem deseja concorrer à bolsa para mestrado em energias renováveis deve se inscrever até o dia 15 de outubro. As inscrições são online e o candidato deve reunir a seguinte documentação:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Carta de Motivação (1 pág.);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Duas cartas de referência de professores;
  • Comprovante de experiência profissional;
  • Formulário de inscrição do DAAD (aqui).

Como comprovantes de conhecimento na língua inglesa são aceitos TOEFL ibT 80, cbT 213, pbT 550; acadêmico do IELTS 6.0; Cambridge C1. O candidato também pode apresentar uma declaração oficial da universidade de que os seus estudos anteriores foram realizados em inglês.

Os documentos que não estiverem em inglês ou alemão devem ser devidamente traduzidos para o inglês. As aulas têm início em outubro do próximo ano (2019).

>>> Minha média não é alta como aumentar minhas chances de bolsa

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

As bolsas para mestrado em energias renováveis na Universidade de Oldenburg é somente para quem tem no mínimo dois anos de experiência profissional depois de formado. Contudo, quem não possui esse tempo de experiência, pode se candidatar ao curso sem o benefício do DAAD.

Quem faz a pós-graduação sem bolsa deve pagar as taxas universitárias. O semestre do curso tem um custo de 1 mil euros mais 378,80 euros de matrícula. Há ainda um custo de 500 euros para uma excursão no final do curso e os custos de vida, que são estimados pela universidade em 720 euros por mês. Neste caso é preciso enviar uma declaração oficial de cobertura financeira de 20 mil euros.

O prazo de inscrição para quem não deseja concorrer às bolsas vai até o dia 15 de janeiro de 2019.

Saiba tudo sobre o mestrado
Veja como se candidatar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Saiba mais sobre os requisitos do DAAD

Ver todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *