bolsa para curso de alemão

Concurso do DAAD dá bolsa para curso de alemão na Alemanha para os melhores vídeos

Você quer uma bolsa para fazer um curso de alemão na Alemanha? O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está facilitando a sua vida neste ano com o concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland. O prêmio são três bolsas para o Winterkurs, um curso de quatro a seis semanas de língua e cultura alemã na Alemanha em diferentes cidades do país.

Bolsas na Alemanha

Como eu disse ali em cima, o concurso facilita a vida de quem quer fazer o Winterkurs, bolsa do DAAD que é concedida anualmente para universitários que já tenham o nível B1 de alemão. O curso é sempre nas férias de verão do Brasil. Mas tá, por que o concurso facilita? Porque no lugar de mandar carta de motivação, currículo, carta de recomendação e já estar no 4° semestre, é só mandar um vídeo e o comprovante de matrícula e o histórico escolar.

>> Como aprender alemão mais rápido

É possível se inscrever até 20 de junho e brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil matriculados em uma instituição de nível superior (bacharelado, mestrado ou doutorado) podem participar. É necessário comprovar conhecimentos de alemão em nível B1 (com o teste online OnDaF) e ter, pelo menos, 18 anos. Para concorrer, é só enviar um vídeo de até três minutos em alemão ou em português e alemão via YouTube. Além disso, histórico escolar, comprovante de matrícula e termo de aceitação do concurso assinado devem ser enviados por e-mail para o DAAD no [email protected].

>>> Como tirar visto para se preparar para entrar na universidade na Alemanha

A bolsa dá 2.850 euros para os selecionados para que eles arquem com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. Eu fui bolsista em 2009, e dá pra dizer que, na maioria dos casos, a quantia é o suficiente para quase todas as despesas. O DAAD recomenda que os selecionados levem entre 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

>>> Estudar na Alemanha: o que precisa para fazer graduação de graça por lá

As inscrições normais para o Winterkurs devem abrir no segundo semestre.

Consulte o regulamento do concurso
Baixe o termo de aceitação do regulamento do concurso

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Concurso do DAAD dá bolsa para curso de alemão na Alemanha para os melhores vídeos”

  1. Olá Bruna!
    adorei a materia, mas nao entendi qual o tema do video?
    procurei no link do regulamento tambem, e nao encontrei o tema. devo falar sobre mim, ja que nao eh necessario enviar curriculo?
    obrigada… suas materias sao super otimas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais