jornalismo em harvard nieman foundation

Fundação Nieman oferece bolsas de pesquisa em jornalismo na Universidade de Harvard

bolsas de pesquisa em jornalismo
Fundação Nieman de Jornalismo/Divulgação

Você estuda ou trabalha na área jornalística? Que tal uma oportunidade para estudar em Harvard? É isso mesmo! A Fundação Nieman de Jornalismo está recebendo candidaturas para bolsas de pesquisa sobre o futuro do jornalismo em Harvard.

O Nieman Visiting Fellowships at Harvard é um programa da instituição que faz parte da Universidade de Harvard e seleciona visitantes focados em desenvolver projetos de pesquisa relacionados ao jornalismo. Dependendo do tipo de projeto, os bolsistas do Nieman-Berkman Klein Fellowship in Journalism Innovation passarão até 12 semanas na universidade.

As bolsas de pesquisa em jornalismo consistem em um salário semanal durante o período do programa e alojamento. O subsídio será concedido apenas aos bolsistas que não estiverem recebendo um salário de um empregador durante o período. Os selecionados também têm acesso aos centros de pesquisa e às bibliotecas de Harvard.

>> Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha

Requisitos e candidatura às bolsas de jornalismo em Harvard

Os candidatos não precisam estar atuando como jornalistas nem possuir diploma universitário. Se você for editor, programador, designer ou diagramador, analista de mídia ou acadêmico também pode se candidatar.

É necessário, porém, enviar um projeto que apresente perspectivas para o futuro do jornalismo. Ele pode estar relacionado a pesquisa, programação, design, negócios ou outros temas. De acordo com as dicas publicadas no site do programa, é melhor que o seu projeto seja focado e restrito e não amplo demais. Também é importante que você apresente metas claras e objetivas.

Além disso, os participantes precisam ser fluentes para falar, ler e escrever em inglês.

>>> Mentoria para mestrado e doutorado no exterior

O projeto de pesquisa em Jornalismo em Harvard

Segundo a Fundação, é importante que seu projeto responda a algumas perguntas fundamentais como:

  • Quais recursos (laboratórios/bibliotecas/locais) de Harvard são necessários para o projeto?
  • Como você vai dividir seu tempo durante a bolsa para fazer seu projeto andar?
  • Qual será o resultado ou o impacto da oportunidade?
  • Como seu trabalho específico vai contribuir para o futuro do jornalismo?

>>> Quer trabalhar na ONU? Veja vagas abertas para brasileiros

As inscrições para as bolsas de pesquisa em jornalismo vão até o dia 1 de dezembro e devem ser feitas no site da Fundação Nieman. Os pré-selecionados serão entrevistados via Skype.

Por fim, é importante saber que o Nieman Visiting Fellowship é diferente do Nieman-Berkman Klein Fellowship in Journalism Innovation, sobre o qual falamos neste outro post. São programas semelhantes e com propósitos parecidos, mas eles têm durações e bolsas diferentes.

Saiba mais sobre o programa
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Fundação Nieman oferece bolsas de pesquisa em jornalismo na Universidade de Harvard”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais