bolsas para aperfeiçoamento profissional no Reino Unido chevening clore liderança arte cultura

Chevening Clore: bolsas para aperfeiçoamento profissional no Reino Unido em arte e cultura

O Chevening Clore Fellowship é um programa de bolsas para aperfeiçoamento profissional do Reino Unido nas áreas das artes e da cultura. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Foreign and Commonwealth Office e o Programa de Liderança Clore e recebe inscrições até o dia 6 de março.

O projeto tem o objetivo de desenvolver líderes voltados a enriquecer e transformar a prática e o engajamento cultural. Podem participar do programa profissionais que atuam nas áreas das artes e da cultura.

>>> Mestrado no Reino Unido: como se inscrever e quais as bolsas existem

Como funciona o Chevening Clore

A cada ano, são concedidas bolsas para aperfeiçoamento profissional a pessoas de diferentes setores: artes visuais e performáticas, mídia digital, cinema, museus, bibliotecas, arquivos, patrimônio, política cultural e etc. Nos últimos 16 anos, o Chevening Clore Fellowship formou uma série de líderes excepcionais.

O programa inclui diversas atividades fixas e uma estrutura flexível para apoiar o desenvolvimento individualizado dos participantes. Os selecionados participam de palestras com convidados, encontros com os colegas, workshops, orientação, práticas e treinamento sobre gerenciamento de mudanças, planejamento estratégico e política cultural.

Além disso, os bolsistas também farão dois cursos intensivos de liderança e terão uma experiência de até seis semanas de estágio no Reino Unido em uma instituição cultural.

>>> Chevening: bolsas para fazer mestrado no Reino Unido

Como são as bolsas Chevening Clore

A bolsa compreende um valor de até 20 mil libras para cobrir: voos de ida e volta ao país de origem; acomodação; seguro saúde, visto custo de vida; estágio; conferências e cursos; treinamento e viagens pelo Reino Unido.

As bolsas para aperfeiçoamento profissional no Reino Unido serão realizadas em cursos que ocorrem em 2024 e em 2025

>>> Bolsas para profissionais no Exterior

Como parte da Bolsa de Liderança Chevening Clore, cada bolsista realiza um programa individualmente adaptado no Reino Unido, que inclui:

  • Dois cursos de liderança residenciais em setembro de 2024 e maio de 2025
  • Três workshops baseados em habilidades, cada um com duração de um dia
  • Uma ‘Assembleia Climática Online’ de um dia
  • Um perfil de liderança de 360°
  • Um segundoment em uma oestágio rganização cultural sediada no Reino Unido (normalmente em uma organização ou campo muito diferente do seu local ou prática usual), onde você trabalhará em um projeto da organização anfitriã
  • Oportunidades de aprendizado personalizadas por meio de conferências, cursos, visitas de estudo e networking entre pares/setor.
  • Suporte focado de um mentor ou coach.
  • Relatório final escrito sobre liderança

A Bolsa de Estudos Chevening Clore tem início em setembro de 2024, com os bolsistas viajando de seus países de origem para o Reino Unido para realizar o primeiro curso residencial da bolsa em setembro de 2024, retornando então aos seus países de origem no início de outubro de 2024.

Os bolsistas retornarão ao Reino Unido em janeiro de 2025 para realizar a maioria dos programas individuais de treinamento e desenvolvimento. Isso incluirá workshops, segundosmentos individuais, mentoria, participação em cursos e conferências, e o segundo curso presencial Bolsa em maio de 2025, que completa o programa.

>> O que é uma fellowship e como conseguir uma

Requisitos e candidaturas ao Chevening Clore Fellowship

Para ser elegível para ganhar uma das bolsas para aperfeiçoamento profissional no Reino Unido, é preciso:

  • Ter a intenção de voltar ao país ao final da experiência;
  • Ter um diploma “second-class honours degree”
  • Possuir pelo menos cinco anos de experiência profissional;
  • Não possuir cidadania britânica;
  • Não ser funcionário ou ter parentesco com funcionários do governo.
  • Ser cidadão de um dos países elegíveis: Brasil, China, Egito, India, Jordânia, Líbano, México ou África do Sul

As inscrições para a fellowship Chevening Clore vão até o dia 6 de março. Elas devem ser feitas pelo site. Para se candidatar, é necessário: passaporte válido; diploma e histórico acadêmico; duas cartas de recomendação.

Importante destacar que o programa não exige prova de proficiência em inglês como TOEFL ou IELTS. O site do programa afirma que a proficiência é comprovada na habilidade em fazer uma boa inscrição e também durante a entrevista.

>>> Como trabalhar na ONU

A bolsa no Reino Unido cobre dependentes?

Segundo o site do programa, o “Secretariado Chevening desencoraja veementemente que os bolsistas tragam dependentes consigo para o Reino Unido”. O site explica que as bolsas são calculadas para cobrir apenas os custos do bolsista Chevening Clore no Reino Unido. Os bolsistas serão os únicos responsáveis por todas as providências relacionadas ao bem-estar e às finanças de quaisquer dependentes que os acompanhem.

Se você quiser consultar quais bolsas dão ajuda de custo para dependentes, consulte nosso post sobre bolsas para mães.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Inscreva-se agora

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais