intercambio gratuito EUA AFS Houston Texas

Bolsa AFS de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países para alunos do ensino médio

O AFS Global STEM Academies é um programa extraordinário de bolsa integral para intercâmbio gratuito nos EUA, Egito, Índia ou China. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2024.

A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio que sejam cidadãos ativos que estejam motivados a ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais da atualidade. Ela combina aprendizagem digital e presencial e reunirá jovens de mais de 18 países.

Durante o programa e por meio de um currículo interativo e prático, os participantes aprimoram os seus conhecimentos de sustentabilidade e as suas competências STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

>>> A real para quem quer fazer intercâmbio no Ensino Médio

O programa de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países

Inicialmente, os selecionados passam 12 semanas participando de aulas online e se envolvendo em competências globais, impacto social e workshops com foco em sustentabilidade – isso entre 8 de março a 9 de junho. Os conteúdos foram desenvolvidos pela AFS em parceria com o Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

Essa primeira parte do programa de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países se conclui com a apresentação de projetos de impacto social e de potenciais soluções para os desafios do mundo real, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Após completar essa primeira etapa, os bolsistas viajam para uma experiência imersiva de quatro semanas para um dos seis destinos participantes: Estados Unidos, Brasil, Egito, China ou Índia.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

O intercâmbio é voltado para aquisição das competências críticas STEM e para a compreensão intercultural para a sustentabilidade global. Além disso, os bolsistas também terão uma imersão na cultural local e participarão de serviço comunitário.

Eles também terão a oportunidade de conferir como empresas e organizações estão utilizando competências STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, sobretudo relacionados à sustentabilidade.

Depois de concluir o programa de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países, os bolsistas recebem o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

>> Playlist com tudo sobre intercâmbio para menores de idade

A bolsa de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países

A bolsa de intercâmbio gratuito nos EUA e em outros países da AFS inclui:

  • Experiência online de 12 semanas (de casa);
  • Intercâmbio de quatro semanas, com foco em conhecimento de sustentabilidade e habilidades STEM, para os Estados Unidos, Egito, China e Índia;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Passagem internacional (ida e volta);
  • Despesas com o deslocamento durante o intercâmbio (do aeroporto até o local da hospedagem ou deslocamento para as atividades do intercâmbio);
  • Seguro médico internacional (exceto para doenças pré-existentes);
  • Orientações antes, durante e depois da experiência;
  • Passagem doméstica até o ponto de embarque internacional;
  • Suporte emergencial de 24 horas;
  • Passeio cultural;
  • Assistência com a preparação (application e visto);
  • Orientações durante a experiência;
  • Taxas de visto e passaporte.

>>> Universidades no Exterior que aceitam ENEM

Os destinos intercâmbio gratuito da AFS

Estados Unidos

O intercâmbio gratuito nos EUA está previsto para acontecer entre 2 e 27 de julho na cidade de Houston, no Texas. Na “capital mundial da energia”, os bolsistas terão a oportunidade de explorar tecnologias digitais inovadoras que ajudam a alimentar cidades globais, incluindo supercomputação e turbinas eólicas.

Além disso, entre outras atividades, eles também visitam o Johnson Space Center da Nasa e participam de um projeto comunitário que tem a finalidade de proteger as zonas úmidas e os habitats costeiros da Baía de Galveston.

Os bolsistas ficarão alojados nos dormitórios da Universidade de Houston e poderão interagir com os estudantes e participar de eventos culturais.

Egito

Intercâmbio previsto para acontecer entre 18 de julho e 16 de agosto. Os bolsistas serão convidados a explorar as maravilhas da engenharia antiga e as práticas de sustentabilidade da cidade do Cairo.

O uso da robótica para resolver problemas relacionados às alterações climáticas será um dos focos do programa. Os selecionados também irão participar de workshops de arte e dança folclórica egípcia.

Além de ter a experiência de estadia em uma família local, os bolsistas terão a oportunidade de ter aulas de árabe e de participar de projetos de serviço comunitário.

>>> Como estudar na Alemanha de graça

Índia

As datas ainda não estão confirmadas, mas os bolsistas irão participar de workshops com foco em robótica e software orientado para a tecnologia. Além disso, farão viagens de campo e terão encontros com líderes da indústria energética.

Combustíveis com baixas emissões, carregamento de veículos elétricos, soluções de baixo carbono e outros temas relacionados ao mercado de combustíveis serão aprofundados.

Ainda, o intercâmbio inclui também visitas e atividades extracurriculares, como música, dança e arte para aprofundar a compreensão da cultura e história do país.

China

Os jovens que forem para China, viajam de 6 de julho a 2 de agosto e ficam alojados em uma das melhores escolas STEM do país, em Chengdu, capital da província de Sichuan.

O futuro da mobilidade, inovação e energia sustentável serão temas abordados durante o intercâmbio, que contará também com uma visita à fábrica da Volvo e ao seu hub de inovação.

Também estão no cronograma viagens de campo, incluindo uma ao centro voltado à preservação dos pandas gigantes, que estão em risco de extinção.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Requisitos para participar do AFS Global STEM Academies

Para se candidatar às bolsas, é preciso atender aos requisitos do edital, entre eles:

  • Ser brasileiro;
  • Ter entre 15 e 17,5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre 1º de setembro de 2006 e 1º de abril de 2009);
  • Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2024;
  • Nunca ter sido reprovado;
  • Ter nível intermediário de inglês para poder participar de todas as atividades;
  • Demonstrar bom desempenho nas disciplinas STEM (com média mínima 7);
  • Ter motivação alinhada com o que o programa oferece – vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  • Autorização e apoio da família;
  • Acesso a um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo virtual do programa, webcam e microfone, internet estável ou conexão wifi.

>>> Melhores concursos de redação que dão prêmios

Entre os requisitos, a AFS também elenca uma série de competências comportamentais que são esperadas dos candidatos às bolsas para intercâmbio nos EUA e em outros países. Entre elas, estão flexibilidade, disposição para aprender, interesse por outras pessoas, empatia, liderança e curiosidade.

Além disso, a organização afirma que o programa busca jovens talentosos que refletem a diversidade das populações de todo o mundo. Nesse sentido, mulheres jovens, populações sub-representadas e estudantes com grande necessidade financeira são fortemente encorajados a se inscrever.

>>> Quais universidades dos EUA dão bolsas?

Candidatura ao intercâmbio gratuito da AFS

Os interessados no AFS Global STEM Academies que preencherem os requisitos, devem se inscrever pelo site da AFS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de janeiro.

A 1ª fase da candidatura inclui o preenchimento de um formulário de pré-aplicação com informações pessoais, de formação e saúde. Depois disso, o candidato faz um elenco dos destinos por ordem de preferência, indicando onde gostaria de fazer o intercâmbio. Contudo, vale mencionar que a decisão final será dos organizadores.

>>> Melhores bolsas de intercâmbio

Na 2ª fase, após revisar a documentação dos candidatos, a AFS Brasil seleciona 30 semifinalistas, que serão entrevistados até 6 de fevereiro. O objetivo é conhecer melhor os estudantes e verificar o conhecimento de inglês.

De acordo com o edital, o principal critério de desempate entre semifinalistas que tiverem os requisitos necessários será a renda familiar. A AFS solicitará o contracheque ou imposto de renda dos responsáveis para fazer o desempate e oferecer a bolsa ao candidato que tiver maior necessidade financeira.

O resultado da seleção dos bolsistas será divulgado no dia 16 de fevereiro no site da AFS.

Para mais informações ou dúvidas no processo ou sobre as inscrições, você pode entrar em contato por email: [email protected].

Saiba mais sobre o programa
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais