Melhores concursos de redação com inscrições abertas em 2022




Melhores concursos de redação com inscrições abertas em 2022

Se você gosta ou tem facilidade com a escrita, que tal usar isso para conseguir experiências legais para o seu currículo e prêmios como intercâmbio gratuito, dinheiro ou viagens? Nesse post, mantemos atualizados os concursos de redação de 2022, para que vocês possam sempre acompanhar as melhores oportunidades disponíveis.

Por que participar de concursos de redação para estudantes?

Entrar em um concurso de redação pode te ajudar a construir conhecimento e refinar habilidades de argumentação. Além disso, os concursos dão a chance de ter seu trabalho avaliado por especialistas e podem ser uma maneira incrível de divulgar seu trabalho como escritor, conseguir cursos, viagens e outros tipos de prêmios.

>>> Melhores intercâmbios gratuitos de 2022

Confere o post até o final porque também tem dicas (direto de um vencedor de um concurso de redação da ONU) para melhorar suas chances nos concursos, mais sobre como saber em quais concursos confiar e dicas para escrever uma redação campeã.

Quais os melhores concursos de redação que abrem todos os anos pra se inscrever em 2022

Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Quais concursos de redação para estudantes são confiáveis?

Um cuidado importante na hora de procurar por um concurso de redação (ou qualquer tipo de bolsa de estudos!), é checar se o tal concurso cobra pela inscrição. Alguns concursos se dizem para pessoas de baixa renda, mas cobram inscrição. Isso pode significar que essa não seja uma oportunidade muito confiável. Alguns concursos de instituições idôneas, como o UWC por exemplo, cobram pelas inscrições mas esse é um processo de seleção bem comprido e eles oferecem isenção para quem comprova que não tem condições de arcar com o preço da candidatura. As regras para conseguir a isenção são bem claras. Desconfie sempre de iniciativas que se dizem “sociais” mas cobram inscrição.

Em via de regra, vale sempre ficar de olho se qualquer coisa que não for uma universidade cobrar taxa de candidatura. No caso dos concursos de redação pra estudantes, é mais importante ainda ficar de olho porque existe muita gente querendo dar golpe na internet. Então, caso você tenha dúvidas, fala com a gente aqui no Partiu Intercâmbio que sempre estamos dispostos a ajudar e esclarecer o que for preciso.

Peter Drucker Challenge: concurso dá viagem com tudo pago

Peter Drucker Challenge é um concurso de redação que já está na sua 13a edição. O concurso de essays tem como prêmio uma quantia em dinheiro (em euros!) e uma viagem para Áustria com tudo pago. “Towards a passion economy” é o tema da competição de textos de 2022. A partir dessa ideia central, as redações deverão analisar qual é o futuro do trabalho na era da automação. 

Concurso de redação da Unesco dá prêmios em dinheiro

O Concurso de Redação para Jovens (International Essay Contest for Young People) é uma iniciativa da Goi Peace Foundation apoiada pela UNESCO. Ela é voltada para jovens de todo o mundo que tenham menos de 25 anos. Os vencedores desta edição de concursos de redação 2022 irão ganhar uma quantia em dinheiro (aproximadamente 900 dólares para o primeiro lugar do concurso e 450 dólares para o segundo lugar). Normalmente o prêmio também incuía uma viagem para o Japão, mas esse ano não vai ter a viagem por conta de… pandemia, né, gente. Saiba mais informações aqui.

Immerse Education Essay para estudantes no Ensino Médio

Quer fazer um curso de verão na Universidade de Cambridge, na Universidade de Oxford, na Universidade de Sidney ou na London Summer School? O Immerse Education Essay Competition é um concurso de redação para estudantes do ensino médio. O prêmio para os primeiros colocados será uma bolsa integral para curso em uma das instituições superiores participantes.

A Immerse Education Essay Competition tem o objetivo de premiar estudantes de qualquer nacionalidade que tenham entre 13 e 18 anos e que estejam na escola. Todos os anos eles divulgam os tópicos pertinentes para cada curso oferecidos. Os interessados precisam escrever o essay de acordo com esse tópico, respondendo à pergunta específica proposta pelo concurso de redação de Cambridge, Oxford e Universidade de Sidney.

Os 10 vencedores ganham uma bolsa de estudo para um curso de verão referente à área escolhida (que custam mais de 4 mil libras). Os segundos classificados receberão bolsas parciais de até 50% para estudar o curso escolhido. A bolsa também inclui alojamento, café da manhã, jantar, excursões, e seguro saúde. As viagens de e para o programa não estão incluídas na bolsa.

Concurso de redação Reach Cambridge

A universidade de Cambridge, na Inglaterra, tem um concurso de redação para jovens no Ensino Médio próprio: é o Reach Cambridge Essay Competition. Esse programa em geral tem suas inscrições no outono (do hemisfério norte) e deve abrir inscrições em 2022, depois de ficar um ano parado por conta da pandemia. O programa é focado em jovens de 15 a 17 anos e dá bolsa para curso de verão na Inglaterra na prestigiada Universidade de Cambridge.

O Reach Cambridge é voltado para alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares. O concurso de redação oferece bolsas de estudos completas e parciais para cursos de verão presenciais em Cambridge. O tema da redação varia de ano para ano. As bolsas de estudos contemplam os cursos de duas semanas oferecidos no catálogo de spring e summer courses da Universidade.

Cursos diferentes são oferecidos nas diferentes datas, mas para vocês terem uma ideia, dá para escolher entre cursos de biotecnologia, direito, física e astronomia, jornalismo, inglês, literatura, matemática, teatro e performance, engenharia ou psicologia. O legal que é, como os cursos são na universidade, os alunos vão ter a oportunidade de conviver com estudantes e professores da graduação. O que é uma maneira bem legal de ir tendo certeza sobre a escolha profissional. Aqui no Partiu Intercâmbio tem um texto beeem legal de uma brasileira que ganhou essa bolsa na Inglaterra e ela também deu dicas aqui no vídeo abaixo

Human Rights Essay Award dá curso de verão nos EUA

Já se você tem graduação em direito e curte direitos humanos, vale a pena ficar de olho neste concurso de redação da American University.  Todos os anos, a instituição de Washingnton, DC, nos Estados Unidos, promove o Human Rights Essay Award. O tema da redação varia de ano para a ano e a instituição seleciona dois vencedores: um para o melhor artigo em inglês e outro para o melhor artigo em espanhol.

Os selecionados por esse concurso ganham uma bolsa de estudos integral para o Programa de Estudos Avançados em Direitos Humanos e Direito Humanitário, um curso de verão de 18 dias nos Estados Unidos, na American University. Além disso, os melhores artigos podem também ser publicados na American University International Law Review. Para poder concorrer, é necessário ter graduação em direito e experiência em direito internacional ou direitos humanos. As inscrições abem geralmente no fim do ano.

Concurso de redação de economia

A Organização Mundial do Comércio (OMC, ou World Trade Organization – WTO, em inglês) promove o OMC Essay Award. A competição de essays convida jovens economistas e tem como objetivo promover pesquisas de alta qualidade sobre política comercial e cooperação comercial internacional e reforçar a relação entre a OMC e a comunidade acadêmica.

O OMC Essay Award oferece um prêmio de 5.000 francos suíços (aproximadamente 25 mil reais) ao(s) autor(es) do paper vencedor. Além disso, o(s) autor(es) vencedores receberão financiamento para participar da reunião anual do European Trade Study Group (ETSG), entre 8 a 10 de setembro de 2022, na Universidade de Groningen, na Holanda, onde o trabalho vencedor será anunciado.

Para participar, o(s) autor(es) do trabalho deve(m) ser titular(es) ou estar(ão) empenhado(s) na conclusão de um doutorado e, se tiverem mais de 30 anos, não ter mais de dois anos de defesa do doutorado.

Dicas para arrasar nos concursos de redação em 2022

Para se sair bem em um concurso de redação, a primeira dica é: leia bem as informações sobre o concurso! Isso ajudara você a ter uma ideia bem clara do que a banca avaliadora espera. Por exemplo, existe alguma pergunta que o seu texto deve responder? Se sim, tenha isso em mente e garanta que o seu texto possui uma resposta para a tal questão. Isso garante que você não fuja do tema e que o seu texto seja conciso e corente com a proposta do concurso.

Um segundo ponto importante é, claro, a revisão ortográfica! Principalmente se você precisa escrever o seu texto em uma segunda língua, como inglês ou espanhol, é super importante checar a gramática e a estrutura do seu texto. Mesmo que a banca avaliadora leve em consideração que o idioma do concurso não é o idioma nativo dos participantes, faça o melhor possível com o conhecimento do idioma que você tem! Caso esteja na dúvida na escrita de alguma palavra, confira se ela está escrita corretamente. Nessas horas, o Google Tradutor pode ser um ótimo aliado.

Você também pode usar a versão gratuita de ferramentas como o Grammarly, que analisa erros de ortografia, gramática, pontuação, clareza e engajamento, usando inteligência artificial para identificar e procurar um substituto adequado para possíveis erros no seu texto.

Melhor ainda se você também puder pedir para algum amigo ou professor revisar o seu texto. Uma pessoa de fora vai estar com a cabeça mais fresca para enxergar frases que talvez estejam meio estranhas ou algum errinho ortográfico que passou batido.

Outra dica válida é procurar por exemplos de redações de anos anteriores. Vários concursos disponibilizam nos sites as redações vencedoras de outras edições, e esse conteúdo é ouro pra você que vai se inscrever! Leia as redações, preste atenção na estrutura, nos argumentos e tudo o mais. Isso pode facilitar bastante a sua vida na hora de estruturar o seu próprio texto e entender o que a banca avaliadora do concurso espera de você.

Dicas de vencedores para escrever uma boa redação

O Leonardo Alves ganhou o concurso cultural da ONU “Many Languages, One World” e uma viagem para Nova York com tudo pago. O programa, infelizmente, não tem aberto inscrições nos últimos anos, maaas, Leonardo deu dicas para quem pensa em tentar um concurso de redação.

Em sua redação, ele abordou a diversidade das línguas e o quanto um idioma reflete diferentes aspectos culturais de seus falantes, como construções sociais, convenção de visão de mundo e como isso contribui para a construção do entendimento entre as pessoas e dos povos. Para fazer isso, Leonardo citou ideias dos linguistas Saussure e Benveniste para discutir suas ideias e dados fornecidos pela UNESCO.

Essa é também uma dica legal: use o conhecimento de pesquisadores e outros profissionais para criar os seus próprios argumentos sólidos. É interessante se esses dados tiverem alguma relação com a instituição que esteja organizando o concurso (o Leonardo, por exemplo, citou dados fornecidos pela UNESCO, que faz parte da ONU, a instituição organizadora do concurso de redação). Claro, use somente o que realmente fizer sentido com a sua proposta de texto, que dê mais credibilidade para os seus argumentos, e que mostre que você é engajado e informado sobre o tema da redação.

É importante saber que não é necessário entregar um texto 100% perfeito. O mais interessante é que o “candidato escreva sobre aquilo que ele realmente vivencia e tem afinidade”, alerta Leonardo. “Meu texto não foi impecável, a cada nova leitura que eu fazia dele, após a submissão, encontrava erros que aprendemos no início dos estudos de espanhol”, completa.

Afinal, o concurso está mais atrás de pessoas que saibam se comunicar, refletir, argumentar e fazer conexões do que de pessoas que falem o idioma de forma perfeita.

É isso, agora você está super informado sobre as melhores oportunidades de concursos de redação para candidatar em 2022 seja para fazer um intercâmbio gratuito, ganhar uma viagem ou uma graninha e já sabe como escrever uma redação legal. Boa sorte nos concursos, se ganhar algum, conta pra gente a sua experiência nos comentários e se tiver algo que você conhece que não está aqui, conta pra gente aí embaixo também!

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio