bolsas para curso na Espanha fundacao botin politicas publicas partiu intercambio

Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas

Você se interessa por questões do desenvolvimento público na América Latina? Então, inscreva-se para as bolsas para curso de Políticas Pºublicas na Espanha com tudo pago. A oportunidade de intercâmbio gratuito na Espanha é da Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social. As inscrições vão de 1º de março a 11 de maio.

Para se inscrever nas bolsas para curso na Espanha precisa:

O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina da Fundação Botín oferece bolsas para curso na Espanha, na Colômbia e no Brasil por cerca de um mês e meio. O programa é destinado a universitários nascidos entre 1 de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso  de graduação até 30 de setembro. Podem se candidatar jovens de qualquer área. Além disso, há também a necessidade de ter boa trajetória acadêmica, bom domínio de inglês e espanhol, envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Além disso, os interessados no intercâmbio na Espanha devem enviar uma carta da universidade apresentando a candidatura e um vídeo de 1 minuto falando sobre um dos temas propostos no edital. Não é obrigatório apresentar comprovante de proficiência em inglês ou espanhol, mas se você tiver, eu aconselho a mandar. 🙂

>>> Como fazer intercâmbio na faculdade

fundação botin bolsas para curso na espanha politicas publicas
Bolsistas de 2016 e entre eles está a Carolina Reis, da Bahia

>> Veja bolsas para fazer cursos curtos no Exterior

Como é o curso na Espanha gratuito sobre políticas públicas

A edição de 2023 começa na Colômbia, passa por três locais da Espanha e se encerra no Brasil. Na Espanha, os selecionados vão primeiro para Madri e, após ter uma experiência em um pedaço do Caminho de Santiago, vão para Salamanca. Os selecionados terão aulas, palestras e debates sobre as áreas de fundamentação política, jurídica e histórica, economia, filosofia política e serviços públicos e inovação. O programa ocorre na sede da fundação em Madri, na Espanha, e terá viagens culturais pela Espanha e visitas a empresas. 

>> Veja bolsas para fazer cursos curtos no Exterior

O curso ocorre entre os dias 16 de outubro e 1 de dezembro, então, é bom saber que você terá disponibilidade para fazer o curso nessas datas.

Intercâmbio gratuito: preciso de prova de proficiência?

Ter certificado de proficiência de inglês e de espanhol não é obrigatório para se inscrever no intercâmbio gratuito da Fundação Botín, porém é fortemente recomendado. No caso do inglês, vale a pena olhar a prova do TOEFL Essentials: é uma prova mais barata, mais curta, amplamente aceita, com grande disponibilidade de datas e que pode ser feita de casa. No vídeo abaixo, vocês podem ver mais informações sobre a prova.

No caso do Espanhol, vale dar uma olhada no DELE, que é a prova mais aceita para comprovar sua proficiência no idioma.

>> Universidad de La Rioja: bolsa para curso de espanhol com tudo pago

No caso do Espanhol, vale dar uma olhada no DELE, que é a prova mais aceita para comprovar sua proficiência no idioma.

>> Universidad de La Rioja: bolsa para curso de espanhol com tudo pago

O que a bolsa para curso na Espanha com foco em gestão publica cobre

O curso na Espanha em Políticas Públicas é um intercâmbio gratuito para os selecionados. Sim, as bolsas de estudos da Fundação Botín são COMPLETAS e cobrem todas as despesas dos selecionados (passagens aéreas, traslados e alojamento) durante todo o programa de intercâmbio na Espanha. Ou seja, é uma oportunidade muito bacana para fazer um curso de curta duração no exterior.

O curso na Espanha com tudo pago vale a pena?

O programa foca em jovens interessados em questões importantes da gestão pública na América Latina. Ou seja, é importante que você tenha interesse em questões relevantes para Gestão Pública, área voltada para administração na iniciativa pública, planejando políticas pública de interesse coletivo, como educação, saúde, moradia, trabalho e redução das desigualdades sociais. Ao se formar no programa da Fundação Botín, os alunos passam a fazer parte da Rede de Servidores Públicos da América Latina. Atualmente, essa rede tem mais de 400 alumni gerando impacto positivo em seus respectivos países, contribuindo para a região com o que aprenderam durante a experiência de treinamento do programa.

Tire suas dúvidas sobre o programa da Fundação Bótin:

Para tirar as dúvidas de vocês sobre o curso na Espanha com tudo pago da Fundação Botín, você pode enviar email para [email protected]. Além disso, nós conversamos ao vivo com a Walesca, aluna de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Ela foi bolsista do programa da 8ª edição e deu dicas sobre a candidatura, o processo de seleção e curso na Espanha. Confira a conversa completa no nosso canal do YouTube. A Carolina Reis, da Bahia, fez parte dos bolsistas da edição IV do curso gratuito na Espanha e contou mais sobre a experiência aqui no Partiu Intercâmbio também.

O que é a Fundação Botín?

A Fundación Botín é uma organização sem fins lucrativos com sede em Santander, na Espanha. A Fundação Botín tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica. A Fundação Botín foi criada em 1964 por Marcelino Botín Sanz de Sautuola e sua esposa, Carmen Yllera. A fundação opera em toda a Espanha e na América Latina e oferece além das bolsas com foco em gestão pública, bolsas para artistas na Espanha.

>>> Fundación Carolina: bolsas para estudar na Espanha

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Faça sua inscrição
Veja mais informações sobre a seleção

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!Precisa de ajuda na candidatura?

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

7 comentários em “Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas”

  1. Tamara Santos de Jesus

    Olá, as bolsas são destinadas apenas para alunos de graduação? Faço pós-graduação, mas gostaria de tentar.

  2. Olaaa, a minha pergunta é. Na ficha de inscrição há tópicos abertos, eles deverão ser respondidos em inglês, espanhol ou português? O mesmo para o video de 1 min.

  3. Olá, já que o edital menciona apenas o conhecimento em inglês, alguém sabe dizer se as atividades são ministradas em inglês ou espanhol, de modo que um bom nível de espanhol seja necessário? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais