mestrado na Alemanha em Development Management epos daad bolsa partiu intercambio

DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management

Estão abertas as inscrições para a bolsa na Alemanha para mestrado  em desenvolvimento. O curso da Universidade de Bochum tem duração de 18 meses e bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). O mestrado em Development management em Bochum é completamente em inglês e faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas e a maioria em inglês.  As inscrições podem ser feitas online até o dia 30 de setembro.

Como é o mestrado na Alemanha em desenvolvimento

É um curso de mestrado que requer trabalho intenso. O curso de mestrado em gestão do desenvolvimento mistura prática e teoria em seus 18 meses de curso. Os alunos fazem estágio na Alemanha em instituições relevantes para a área do curso. O estágio dura até três meses, é organizado pela universidade e é complementado com um aconselhamento de carreira contínuo.

Durante o mestrado os estudantes são confrontados com questões práticas de planejamento, avaliação e monitoramento de programas e projetos de desenvolvimento internacional. Todos os anos 25 alunos de diversos países são aceitos para o mestrado em development management em Bochum. As aulas iniciam em agosto/setembro de 2024.

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Requisitos para se candidatar ao mestrado em gestão do desenvolvimento

  • Graduação em ciência política, ciências sociais, direito, economia, geografia ou outros cursos relacionados ao planejamento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento.
  • Experiência comprovada na área de gestão de programas e projetos de desenvolvimento: pelo menos, dois anos para os candidatos à bolsa do DAAD ou, pelo menos, quatro semanas, para os candidatos que não vão concorrer à bolsa. Candidatos cujos empregadores garantirem a reintegração após o curso terão preferência para a bolsa.
  • Inglês avançado comprovado por teste:  79- 80  TOEFL iBT ou 6 no IELTS.

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Documentos necessários para aplicar para a bolsa do DAAD

  • Carta de motivação 
  • Currículo atualizado no formato específico da bolsa (link abaixo)
  • Diploma universitário e histórico da graduação com apostilamento de haia
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Prova de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS)
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional

>>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio gratuito

O que a bolsa do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 934 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

Mestrado em desenvolvimento na Alemanha sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência podem se candidatar para o curso de mestrado sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 303 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha 🙂 No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 934 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.

>>> Green Card alemão: o que você precisa saber

Fique atento, pois não é possível salvar partes da inscrição no sistema online. Então, só comece sua inscrição quando você tiver todos os documentos em mãos. Para tirar dúvidas sobre o programa ou sobre a bolsa do DAAD para o curso, entre em contato por email  [email protected] ou veja a página com respostas para as principais perguntas dos candidatos.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos


Veja instruções para a candidatura
Faça a sua inscrição
Veja mais informações sobre a bolsa de mestrado na Alemanha

+ bolsas de estudo 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais