DAAD dá bolsa para mestrado em Development Management

mestrado na Alemanha em Development Management epos daad bolsa partiu intercambio

 

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management. O curso da Universidade de Bochum compreende ainda um período opcional de três meses na University of the Western Cape, na África do Sul, tem duração de 18 meses e bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) . O mestrado em Development management em Bochum é completamente em inglês e faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas e a maioria em inglês.  As inscrições podem ser feitas online até o dia 30 de setembro.

Bolsas na Alemanha

Como é o mestrado na Alemanha em Development Management

É um curso de mestrado que requer trabalho intenso. O curso de gestão do desenvolvimento mistura prática e teoria em seus 18 meses de curso. Os alunos fazem estágio na Alemanha em instituições relevantes para a área do curso. O estágio dura até três meses, é organizado pela universidade e é complementado com um aconselhamento de carreira contínuo. Durante o mestrado os estudantes são confrontados com questões práticos do planejamento, da avaliação e do monitoramento de programas e projetos de desenvolvimento.

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Todos os anos 25 alunos de diversos países são aceitos para o mestrado em development management em Bochum. As aulas iniciam em agosto/setembro de 2020. Para poder fazer a parte opcional do curso na África do Sul, é necessário que você esteja entre os melhores alunos do curso.

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Development Management:

  • Graduação em ciência política, ciências sociais, direito, economia, geografia ou outros cursos relacionados ao planejamento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento.
  • Experiência comprovada na área de gestão de programas e projetos de desenvolvimento: pelo menos, dois anos para os candidatos à bolsa do DAAD ou, pelo menos, quatro semanas, para os candidatos que não vão concorrer à bolsa. Candidatos cujos empregadores garantirem a reintegração após o curso terão preferência para a bolsa.
  • Inglês avançado comprovado por teste:  79- 80 internet based TOEFL; 213 computer based TOEFL; 550 written TOEFL ou 6 no IELTS.

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado em gestão do desenvolvimento

  • Carta de motivação 
  • Currículo atualizado no formato específico da bolsa (link abaixo)
  • Diploma universitário e histórico da graduação com apostilamento de haia
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Prova de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS)
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional

O que a bolsa do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 850 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

Posso me candidatar mesmo sem bolsa?

Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência podem se candidatar para o curso de mestrado sem bolsa. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 333 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha 🙂 No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 750 euros por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.

 >>> O que precisa para estudar na Europa?

Fique atento, pois não é possível salvar partes da inscrição no sistema online. Então, só comece sua inscrição quando você tiver todos os documentos em mãos. Para tirar dúvidas sobre o programa ou sobre a bolsa do DAAD para o curso, entre em contato por email  ieemdm@rub.de ou veja a página com respostas para as principais perguntas dos candidatos.

Veja o modelo de currículo para a bolsa
Formulário de candidatura do DAAD
Veja instruções para a candidatura
Faça a sua inscrição
Veja mais informações sobre a bolsa de mestrado na Alemanha

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management”

  1. Bruss Luís disse:

    I want to post my application for Master degree

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.