desenvolvimento sustentável mestrado erasmus

Stede: Bolsa Erasmus para estudar desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas na Europa

Se você tem interesse em se especializar em uma área promissora e ter uma formação cada vez mais requisitada, esta é uma boa oportunidade. O SteDe (Master on Climate Change and Diversity: Sustainable Territorial Development) , um mestrado em desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas do Erasmus, está com o edital aberto até 15 de fevereiro.

O Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas tem como objetivo formar especialistas para ajudar organizações que atuam no território (empresas, comunidades locais, organizações da sociedade civil). Esses profissionais terão condições de elaborar políticas na área para gestão econômica, social, ambiental, internacional e intercultural.

>>> Como faz para estudar na Itália

Sobre o mestrado SteDe

O mestrado em desenvolvimento territorial sustentável explora os desafios da competitividade econômica, da inclusão social, da proteção ambiental, da cooperação internacional e das relações entre culturas. O SteDe faz isso concentrando-se não apenas em comunidades locais, mas também em empresas, atores não estatais e organizações da sociedade civil.

Sendo resultado de um consórcio de universidades, o curso prevê mobilidade em duas universidades europeias de países diferentes e em três universidades de outros países. As universidades parcipantes do programa SteDe são:

  • Universidade de Padova, na Itália
  • Universidade da Madeira, em Portugal
  • Universidade Andina Simón Bolívar, no Equador
  • Universidade de Joanesburgo, na África do Sul
  • Université Joseph Ki Zerbo, em Burkina Faso

Focos do mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

Os alunos selecionados para o curso de mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas do Erasmus Mundus podem escolher entre quatro focos diferentes:

  • Mudanças climáticas, sustentabilidade, desenvolvimento
  • Estudos regionais e locais
  • Gestão territorial
  • Gestão Ambiental

Os estudantes formados no curso poderão trabalhar em diversas posições, como consultor ambiental, gerente de desenvolvimento sustentável tanto na iniciativa privada quanto no serviço público e representante de instituições nacionais ou internacionais.

Bolsa para estudar desenvolvimento sustentável

As bolsas de estudo do mestrado em desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas na Europa do Erasmus Mundus cobrem o custo das mensalidades do aluno, viagens e subsídio de subsistência. Durante toda a duração do mestrado (24 meses) os bolsistas recebem subsídio mensal de 1400 euros.

Além disso, os alunos bolsistas Erasmus Mundus terão as taxas do curso e o seguro-saúde cobertos durante toda a duração do mestrado.

Todos os anos, ainda são disponibilizadas cerca de 10 vagas adicionais com bolsas de estudos parciais e isenção de taxas.

>>>  Como fazer pós-graduação no Exterior

Requisitos do mestrado Erasmus SteDe

São aceitos no SteDe candidatos com formação em ciências humanas e sociais (economia, geografia, sociologia, desenvolvimento, administração, direito, etc). Do mesmo modo, também podem se candidatar estudantes graduados em ciências exatas (agricultura, ciências ambientais, engenharia, arquitetura, silvicultura, etc).

Ter um bom domínio do inglês e de um segundo idioma (português, francês ou espanhol) – oral e escrito – também é requisito para se candidatar ao curso de desenvolvimento sustentável territorial. .

Candidatura ao mestrado em desenvolvimento sustentável

A candidatura ao curso na área de desenvolvimento sustentável deve ser feita através do site. Para aplicar, o candidato irá precisar dos seguintes documentos em PDF:

  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do diploma de graduação e outros certificados + cópia do Diploma Supplement;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Duas cartas de recomendação (em papel timbrado da instituição ao qual a referência pertence);
  • Currículo (modelo Europass);
  • Carta de apresentação (em inglês ou francês – utilizando template)
  • Cópia do certificado de inglês, espanhol, português e/ou francês (se tiver).

A seleção será baseada em três critérios principais: desempenho acadêmico, experiência profissional e interesse na área do desenvolvimento territorial sustentável. O conhecimento de inglês e de outro idioma do programa e as cartas de recomendação também têm peso, porém, menor do que os três primeiros.

 Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa. Outra boa recomendação é ler esse texto de uma brasileira fazendo mestrado na França para saber melhor como é viver e estudar por lá.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Stede: Bolsa Erasmus para estudar desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas na Europa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais