faculdade Cambridge

Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge recebem inscrições

Seu sonho é fazer faculdade na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com bolsa? Então, ele pode se tornar realidade: a instituição tem programas que contemplam brasileiros que desejam cursar a graduação por lá.

Mas, antes de detalhar esses editais, vale se informar um pouco sobre a faculdade em Cambridge, não é mesmo?

A universidade oferece mais de 30 cursos de graduação em mais de 65 áreas. Segundo informações do site da instituição, os cursos têm disciplinas obrigatórias e eletivas e costumam cobrir a temática de forma muito ampla nos anos iniciais e focar no mais específico nos anos posteriores.

Mas, se você já sabe o que quer, também é possível se especializar desde o início. Além disso, geralmente o número de disciplinas optativas aumenta a cada ano.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2024

Cursos de graduação da Universidade de Cambridge

  • Anglo-saxão, nórdico e celta;
  • Arqueologia;
  • Arquitetura;
  • Estudos Asiáticos e do Oriente Médio;
  • Engenharia Química e Biotecnologia;
  • Clássicos;
  • Ciência da Computação;
  • Design;
  • Economia;
  • Educação;
  • Engenharia;
  • Inglês;
  • Geografia;
  • História;
  • História e Línguas Modernas;
  • Histórica e Política;
  • História da Arte;
  • Ciências Humanas, Sociais e Políticas;
  • Economia da Terra;
  • Direito;
  • Linguística;
  • Estudos de Gestão (curso Parte II);
  • Engenharia de Manufatura (curso Parte II);
  • Matemática;
  • Medicina;
  • Línguas modernas e medievais;
  • Música;
  • Ciências Naturais;
  • Filosofia;
  • Ciências Psicológicas e Comportamentais;
  • Teologia, Religião e Filosofia da Religião;
  • Medicina Veterinária.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na Inglaterra

Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge para brasileiros

Estudantes brasileiros interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge podem tentar uma bolsa por meio de três diferentes editais:

Cambridge Trust Scholarship

Já falamos aqui no Partiu sobre as oportunidades do Trust para pós-graduação, mas o programa também contempla cursos de graduação da instituição, em qualquer área.

A bolsa inclui uma contribuição para o pagamento das taxas universitárias. Os candidatos internacionais que forem selecionados para fazer faculdade em Cambridge receberão um formulário de inscrição para o Cambridge Trust.

Para ser elegível, é preciso ter bom desempenho e potencial e apresentar necessidade financeira.

Carlos and Gabriela Rodriguez-Pastor Scholarship at Cambridge

O edital é destinado a candidatos provenientes da América Latina e também contempla todos os cursos de graduação. Será dada prioridade para os estudantes peruanos, porém, todos latino-americanos são elegíveis e convidados a participar.

Essa scholarship cobre as taxas universitárias e também oferece um subsídio anual, que pode variar conforme o curso.

Os latino-americanos que forem selecionados para fazer faculdade em Cambridge receberão um formulário de inscrição para o programa.

Rowan Williams Cambridge Studentship

Esta iniciativa é um pouco diferente, pois tem o objetivo de oferecer suporte para estudantes que enfrentam “barreiras severas” para fazer faculdade em Cambridge.

Sendo assim, os candidatos devem ser provenientes de áreas de instabilidade ou conflito, ter sofrido risco de discriminação, perseguição, violência ou ter, de alguma forma, seus direitos humanos desrespeitados.

O edital também é válido para cursos de todas as áreas. As bolsas podem incluir taxas, subsídio anual e outras despesas (de viagem, visto, seguro saúde e outros).

Para ser considerado para essa bolsa, é preciso preencher um formulário específico e separado até o dia 31 de janeiro e solicitar a admissão na universidade dentro do prazo de financiamento específico do seu curso.

Os interessados também deverão incluir na candidatura uma declaração pessoal afirmando que atendem aos critérios de elegibilidade.

 >>> Bolsas para fazer faculdade fora do Brasil

Como fazer faculdade na Universidade de Cambridge?

Além dos requisitos dos editais que acabamos de mencionar e, é claro, os específicos do curso de interesse, para fazer faculdade em Cambridge, é preciso cumprir os requisitos de ingresso para estudantes internacionais.

Como era de se esperar, é necessário ter um bom conhecimento da língua inglesa (nível C1) e comprová-lo por meio de uma prova de proficiência (TOEFL, IELTS, Cambridge English C1 ou C2).

A Universidade de Cambrdige aceita o ENEM?

É importante deixar claro que o Ensino Médio brasileiro não é suficiente para poder fazer gradauação na Universidade de Cambrdige em nenhuma das faculdades nas instituições. Além disso, a instituição também não aceita o ENEM e recomenda que os candidatos brasileiros realizem estudos adicionais para se inscrever na faculdade em Cambridge. As qualificações consideradas adequadas para a admissão em cursos de graduação são:

  • Cursar o primeiro ano de um curso de graduação uma universidade fora do Reino Unido;
  • International Baccalaureate (IB);
  • Cinco ou mais cursos de Advanced Placement (AP).

>>> Universidades internacionais que aceitam ENEM

Como se candidatar para fazer faculdade na Universidade de Cambridge?

Os candidatos interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge devem preencher e enviar a inscrição até 16 de outubro.

O processo de candidatura é o mesmo para todos os candidatos, sejam eles internacionais ou não. Todas as inscrições para as universidades do Reino Unido são feitas através do Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades (UCAS).

Antes de se candidatar, é fundamental se informar sobre os requisitos e os testes de admissão (admissions assessment) que precisam ser feitos como parte da application.

Além disso, também será necessário escrever um personal statement, então vale trabalhar nisso antes. Depois de enviar a inscrição no UCAS, será necessário também preencher a My Cambridge Application.

A maioria dos estudantes internacionais deve pagar uma taxa de inscrição de £60. Candidatos provenientes de alguns países específicos são automaticamente isentos, mas o Brasil não está na lista. Abaixo damos dicas de como economizar no pagamento das taxas.

O resultado da seleção das bolsas será divulgado em março/abril.

Quanto custa fazer faculdade na Universidade de Cambridge?

O preço para fazer faculdade na Universidade de Cambridge varia de acordo com o curso que você vai fazer e a college a qual você será filiado durante seus estudos na Universidade esses dois valores vão vira na sua carta de admissão da universidade. O preço de estudar na Universidade de Cambridge fica entre 26 e 68 mil libras estrelinas. O valor mais alto é apenas para cursos de medicina e veterinária.

Cada uma das Faculdades da Universidade de Cambridge (Colleges) é uma instituição separada e você deve ser membro de uma Faculdade e da Universidade para estudar. As taxas universitárias diferem porque são definidas de forma independente por cada College. A Universidade recomenda que candidatos acessem o site de cada uma das colleges para entenderem a qual querem se filiar. O valor das taxas das colleges adiciona entre 9 e 12 mil libras a mais no pagamento das taxas universitárias.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre as bolsas
Confira informações sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais