bolsa de mestrado na Irlanda

Bolsa de mestrado na Irlanda para brasileiros no Trinity College Dublin

Inscrições até 15/04/2024

Quer fazer bolsa de mestrado na Irlanda para estudar no Trinity College em Dublin? Dois programas podem te ajudar a realizar esse sonho. O ABEI/HADDAD Fellowship e HADDAD Fellowships.

O edital é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) juntamente com a Trinity College Dublin (Universidade de Dublin) — considerada a melhor universidade da Irlanda. Portanto, se o seu sonho é virar “mestre” estudando em Dublin,  esta é a sua chance!

A bolsa de mestrado na Irlanda é integral e tem duração de um ano a partir de setembro 2024. Ela cobre a anuidade do curso, custos de viagem, acomodação e demais despesas do estudante no país. O valor integral do benefício oferecido pelo programa equivale a 35 mil euros.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Cursos do Trininty College cobertos pela bolsa de mestrado na Irlanda

Cursos cobertos pela ABEI/HADDAD Fellowship

  • Tradução literária;
  • História moderna irlandesa;
  • Escrita irlandesa.

Mestrados na Irlanda na Trinity College elegíveis para a Haddad Fellowship:

  • Teatro e Performance;
  • Direção Teatral;
  • Literatura Comparada;
  • Dramaturgia;
  • Design de Palco;
  • Escrita Criativa.

Requisitos para concorrer à bolsa de mestrado na Irlanda

Para se candidatar à bolsa de mestrado na Irlanda, é preciso cumprir os requisitos do curso de interesse,  possuir graduação e ter uma média superior a 7 ou estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação. Além disso, é preciso ter proficiência em inglês.

Não é possível concorrer à bolsa se o candidato já estiver participando de um programa de intercâmbio.

Antes de realizar a matrícula, no caso do ABEI/Haddad Fellowship, é preciso se tornar um membro da ABEI, pagando uma anuidade no valor de R$150,00. As candidaturas para as bolsas ABEI/Haddad Felowship podem ser feitas até 15 de janeiro. Já as candidaturas para o programa Haddad Felowship podem ser feitas até 15 de abril.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Como se candidatar ao programa ABEI/HADDAD Fellowship

O interessado na bolsa de mestrado na Irlanda via ABEI/HADDAD deve primeiramente se candidatar ao curso desejado no site da universidade. Posteriormente, é preciso incluir seu número de candidatura no formulário da bolsa que deve ser enviado eletronicamente até 1º de abril para [email protected] com o assunto: ABEI-HADDAD Fellowship.

A documentação solicitada pelo programa é composta por:

  • Formulário de candidatura à bolsa;
  • Resumo do projeto da pesquisa (em inglês);
  • Carta de motivação (em inglês, com máximo 3 páginas ou 1.500 palavras);
  • Personal Statement (em inglês, explicando como você pretende contribuir para o país depois do curso, com máximo de 500 palavras);
  • Artigo científico recente escrito em inglês (máximo 7 páginas ou 3 mil palavras);
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge, PTE);
  • Histórico acadêmico atualizado;
  • Currículo Lattes;
  • Duas cartas de recomendação em inglês (enviadas para [email protected]);
  • Cópia do passaporte válido até o final do período de intercâmbio.

>> Mais oportunidades na área de letras

Como se candidatar ao programa HADDAD Fellowship

A candidatura às bolsas de mestrado na Irlanda pelo HADDAD Fellowships é um pouco diferente. É importante que primeiro você se inscreva para o curso de mestrado no Trinity College Dublin do seu interesse. Inscrever-se no programa de bolsas e inscrever-se no curso são dois processos aproximadamente simultâneos, mas fundamentalmente distintos, com prazos distintos e que também exigem documentos diferentes.

Se você se inscrever apenas para a bolsa programa, você não está se inscrevendo automaticamente na universidade. Quando as inscrições para a Bolsa HADDAD terminarem, em 15 de abril, todas as inscrições passarão por pré-seleção pela Bolsa Haddad. Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevista.

>>> O que é uma fellowship e como conseguir

Em 3 de junho, a Haddad Fellowship consultará o Trinity College Dublin para verificar o status de admissão de cada candidato. Candidatos adequados para a bolsa de mestrado na Irlanda que não tiverem uma carta de aceite do Trinity College não serão considerados. Processo de tomada de decisão do Trinity College varia entre as escolas e pode levar meses até que você receba uma resposta do comitê de admissão, então é importante levar esse prazo em consideração.

O programa orienta que candidatos aos cursos em Escrita Criativa, Dramaturgia ou Design de Palco façam suas inscrições no mestrado da Trinity College até 28 de fevereiro de 2024. Quanto mais tarde você se inscrever, menores serão suas chances de receber uma resposta até 3 de junho.

Documentos para a bolsa Haddad Fellowship na Irlanda

  • Carta de motivação (em inglês, com máximo 3 páginas ou 1.500 palavras);
  • Artigo científico recente escrito em inglês (máximo 7 páginas ou 3 mil palavras);
  • Cópia do passaporte válido até o final do período de intercâmbio.
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge, PTE).

>>>Como validar diploma do Exterior no Brasil?

Processo seletivo e obrigações do bolsista

A seleção será baseada no mérito acadêmico e em uma entrevista prévia realizada com os finalistas. O resultado final da seleção será divulgado em junho.

O bolsista do ABEI-HADDAD Fellowship deverá apresentar a ABEI um breve relatório depois dos seis primeiros meses de bolsa e os resultados da sua dissertação quando retornar ao Brasil. Além disso, depois de terminar o curso, ele será convidado a participar de eventos da associação e a colaborar como membro ativo da instituição.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected].

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais