
Programa da Universidade de Dublin e da ABEI dá bolsa de mestrado na Irlanda para brasileiros

Depois de ter sido cancelado no último ano em função da pandemia, as inscrições para a próxima edição do ABEI/HADDAD Fellowship, programa de bolsa de mestrado na Irlanda, estão abertas e vão até o dia 20 de janeiro. A Fundação Haddad também está oferecendo bolsas através do HADDAD Fellowships para algumas áreas e, neste caso, o prazo é 14 de abril.
O edital é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) juntamente com a Trinity College Dublin (Universidade de Dublin) — considerada a melhor universidade da Irlanda. Portanto, se o seu sonho é virar “mestre” estudando em Dublin, esta é a sua chance!
A bolsa de mestrado na Irlanda é integral e tem duração de um ano a partir de setembro 2023. Ela cobre a anuidade do curso, custos de viagem, acomodação e demais despesas do estudante no país. O valor integral do benefício oferecido pelo programa equivale a 35 mil euros.
>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023
O programa contempla cursos de mestrado em:
- Tradução literária;
- História moderna irlandesa;
- Escrita irlandesa.
Além disso, neste ano, a Fundação Haddad vai oferecer também quatro bolsas de estudos através do HADDAD Fellowships, que engloba os seguintes cursos:
- Teatro e Performance;
- Direção Teatral;
- Literatura Comparada;
- Dramaturgia;
- Design de Palco;
- Escrita Criativa.
Requisitos para concorrer à bolsa de mestrado na Irlanda
Para se candidatar, é preciso cumprir os requisitos do curso de interesse, possuir graduação e ter uma média superior a 7 ou estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação. Além disso, é preciso ter proficiência em inglês.
Não é possível concorrer à bolsa se o candidato já estiver participando de um programa de intercâmbio.
Antes de realizar a matrícula, no caso do ABEI/Haddad Fellowship, é preciso se tornar um membro da ABEI, pagando uma anuidade no valor de R$150,00.
>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa
Como se candidatar ao programa ABEI/HADDAD Fellowship
O interessado deve primeiramente se candidatar ao curso desejado no site da universidade. Posteriormente, é preciso incluir seu número de candidatura no formulário da bolsa que deve ser enviado eletronicamente até 1º de abril para [email protected] com o assunto: ABEI-HADDAD Fellowship.
A documentação solicitada pelo programa é composta por:
- Formulário de candidatura à bolsa;
- Resumo do projeto da pesquisa (em inglês);
- Carta de motivação (em inglês, com máximo 3 páginas ou 1.500 palavras);
- Personal Statement (em inglês, explicando como você pretende contribuir para o país depois do curso, com máximo de 500 palavras);
- Artigo científico recente escrito em inglês (máximo 7 páginas ou 3 mil palavras);
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge, PTE);
- Histórico acadêmico atualizado;
- Currículo Lattes;
- Duas cartas de recomendação em inglês (enviadas para [email protected]);
- Cópia do passaporte válido até o final do período de intercâmbio.
>> Mais oportunidades na área de letras
Como se candidatar ao programa HADDAD Fellowship
A candidatura ao HADDAD Fellowships é um pouco diferente, pois os interessados devem enviá-la por email para o escritório internacional do Trinity College Dublin para [email protected] até 1º de maio. O assunto deve ser: HADDAD Fellowships + nome completo + número de inscrição do estudante.
Os documentos a serem enviados nesse caso são:
- Carta de motivação (em inglês, com máximo 3 páginas ou 1.500 palavras);
- Artigo científico recente escrito em inglês (máximo 7 páginas ou 3 mil palavras);
- Cópia do passaporte válido até o final do período de intercâmbio.
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge, PTE).
>>>Como validar diploma do Exterior no Brasil?
Processo seletivo e obrigações do bolsista
A seleção será baseada no mérito acadêmico e em uma entrevista prévia realizada com os finalistas. O resultado final da seleção será divulgado em junho.
O bolsista do ABEI-HADDAD Fellowship deverá apresentar a ABEI um breve relatório depois dos seis primeiros meses de bolsa e os resultados da sua dissertação quando retornar ao Brasil. Além disso, depois de terminar o curso, ele será convidado a participar de eventos da associação e a colaborar como membro ativo da instituição.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected].
>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá
Precisa de ajuda para candidatar?
Precisa de ajuda para candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do ABEI-HADDAD Fellowship
Veja o edital do HADDAD Fellowship
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.