Bolsas para mestrado em Saúde Pública na Espanha e em outros países

Europubhealth European Public Health Master/Divulgação

Europubhealth Master/Divulgação

Você está atrás de bolsas para mestrado em Saúde Pública no Exterior? O Europubhealth+ é um programa do Erasmus Mundus que possibilita ao estudante fazer um mestrado em diversos países europeus, entre eles na Espanha e no Reino Unido. Isso tudo com uma bolsa integral de até 47 mil euros para os dois anos do curso.

Bolsas de Mestrado

O mestrado conta com a colaboração de seis universidades europeias, localizadas na Espanha, no Reino Unido, na Holanda, na Polônia e na França. É uma oportunidade única de estudar em no mínimo duas renomadas escolas de saúde pública da Europa em até três idiomas (inglês, francês e espanhol).

Como funciona o programa

O mestrado Europubhealth+ prepara profissionais capazes de analisar e enfrentar os problemas de saúde a partir da perspectiva da população, além de planejar e implementar políticas e intervenções apropriadas para a melhoria da saúde da população em diferentes contextos. Além disso, o curso fornece ao estudante a possibilidade de criar uma ampla rede de contatos na área graças à proximidade com acadêmicos e profissionais especializados e com ex-alunos e colegas de várias partes do mundo.

Em relação ao programa de estudos, o aluno deve escolher pelo menos dois países diferentes para seguir o curso. A decisão pode ser tomada de acordo com as competências linguísticas e os interesses do estudante. No primeiro ano, a escolha fica entre a Universidade de Sheffield (Reino Unido) e a Universidade de Granada (Espanha), onde o aluno vai adquirir conhecimento e competência básicos em saúde pública.

>>> Dicas para uma boa candidatura 

O segundo ano deve ser feito em um país diferente do inicial, segundo a língua escolhida pelo aluno e a especialização desejada. As opções são: a Universidade Jagellonian, na Polônia (inglês); a Escola EHESP de Saúde Pública, em Paris, na França (inglês); a Universidade de Rennes 1, na França (francês); a EHESP, em Rennes, na França (francês); a Universidade de Granada, na Espanha (espanhol); ou a Universidade de Maastricht, na Holanda (inglês).

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

As bolsas para mestrado em Saúde Pública do Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus são integrais e cobrem despesas de viagem (3 mil euros por ano), matrícula na universidade (8 mil euros por ano) e custos de vida durante toda a duração do mestrado (1 mil euros no início do curso + 1 mil euros por mês). O valor máximo da bolsa para os dois anos será de 47 mil euros.

Para ganhar uma bolsa, o estudante não pode ter recebido um benefício Erasmus antes e precisa se comprometer a se dedicar aos estudos em tempo integral.

> Bolsas de mestrado na Universidade de Oxford na Inglaterra

Requisitos para candidatura

O pedido de bolsa deve ser feito durante a candidatura online para o mestrado de 8 de outubro  até o dia 09 de janeiro, prazo para a primeira sessão de inscrições.

Podem se candidatar graduados com formação nas seguintes áreas:

  • Saúde ou Ciências Médicas (médicos, enfermeiras, veterinários, farmacêuticos, biólogos, etc);
  • Ciências Sociais (Sociologia, Economia, Psicologia, Antropologia, Geografia, Ciência Política, Direito, etc);
  • Engenharia

O candidato deve comprovar conhecimento no(s) idioma(s) adequados à combinação escolhida para o curso (de acordo com a universidade e o país onde vai estudar). Por exemplo, inglês; inglês + espanhol; inglês + francês; espanhol + inglês + francês.

Para aplicar, o candidato deve preencher um formulário online e enviar todos os documentos exigidos. Entre eles, estão diploma, histórico escolar, certificados de idiomas, currículo e cartas de recomendação.

O comitê de seleção leva em consideração a formação e a experiência profissional, além das motivações e das habilidades pessoais dos candidatos.

Confira o programa detalhado do curso
Saiba mais sobre as exigências em relação às línguas
Leia as respostas para as principais dúvidas

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Veja mais bolsas de mestrado Erasmus Mundus

COMENTÁRIOS

8 respostas para “Bolsas para mestrado em Saúde Pública no Reino Unido, Espanha e em outros países europeus”

  1. Tatiane disse:

    Tem limite de idade ou de tempo de formação para poder concorrer à bolsa?

  2. Ana Carolina Monari disse:

    Bruna,

    Eu fiquei com uma dúvida: é necessário projeto de pesquisa para tentar essa bolsa? Eu li o edital inteiro, mas não vi essa informação. Poderia, por favor, me responder 🙂

    Um beijo e parabéns pelo portal. Seu trabalho ajuda e, muito, a gente nesse processo louco de estudar no exterior

  3. Maria auxiliadora disse:

    Como fazo para candidatar sou cabo verdiana

  4. Fernando Luiz SilvaFilho disse:

    Olá! Sabe informar se há obrigatoriedade de retorno ao país de origem após fim do programa? Nao vi isso espedificado nas informacoes

  5. Fernando Luiz SilvaFilho disse:

    Existe a obrigacao de retorno ao país de origem ao fim do mestrado?

  6. Jaquelina Furtado disse:

    Não podem financiar mestrados em Cabo Verde?

  7. Sou Moçambicano. de 21 anos de idade estudante do nivelmmedio do curso Enfermagem Geral. estou no último ano e meu sonho é gazel a licenciatura em enfermagem mas não tenho condições. preciso de ajuda.

  8. asdrubal cesar da cunha russo disse:

    Bom dia,
    Tenho interesse em me candidatar para programa de mestrado em saúde pública e concorrer a bolsa do Europubhealth+ do programa do Erasmus Mundus.

    Att Asdrubal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *