Fellowship para profissionais experientes nos Estados Unidos

fellowship para profissionais experientes wilson center washington dc EUA

Não são apenas os estudantes que podem conseguir uma bolsa no exterior. Aqui no Partiu Intercâmbio, publicamos oportunidades de vários tipos (é só dar uma explorada no nosso buscador!) – inclusive para quem já está no mercado e busca aperfeiçoamento. É o caso da fellowship para profissionais experientes do Wilson Center.

+ bolsas nos EUA

Até o dia 1º de outubro, é possível se candidatar para o programa internacional de bolsas do instituto e concorrer a uma vaga para uma experiência de aprimoramento em Washington, capital dos Estados Unidos.

O Woodrow Wilson International Center for Scholars é uma renomada instituição dedicada à pesquisa e ao diálogo aberto e aprofundado com o intuito de difundir ideias sobre questões globais. Ela foi fundada em 1968 em homenagem ao presidente Woodrow Wilson.

>>> German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

Sobre o programa de fellowship para profissionais experientes

As fellowships para profissionais experientes têm duração de 9 meses. O programa seleciona candidatos para uma residência em pesquisa na sua área de interesse. São aceitas propostas sobre questões políticas relevantes relacionadas aos principais desafios enfrentados pelos EUA e pelo mundo na atualidade.

Jornalistas, advogados, cientistas políticos, pesquisadores, administradores públicos e candidatos de outras áreas estão convidados a participar. Ter experiência profissional relevante é, no entanto, um requisito fundamental.

Os bolsistas são direcionados a projetos já existentes na instituição. Além de pesquisar, os selecionados terão oportunidade de interagir com policy makers, com a equipe do Wilson Center e com os outros residentes do instituto. Durante a residência, os diretores dos programas irão auxiliar os bolsistas na produção de relatórios, artigos e na criação de seminários, conferências e reuniões relacionados à área de pesquisa.

>>> Endeavour Executive Fellowship: bolsa para aperfeiçoamento profissional na Austrália

Requisitos para concorrer

Podem participar da seleção da fellowship para profissionais experientes candidatos provenientes de qualquer país (exceto dos EUA). É preciso ter passaporte válido e possibilidade de obtenção de visto J1.

Os interessados devem ter capacidade e experiência relevantes. Exige-se, por exemplo, que pesquisadores estejam no nível de pós-doutorado e tenham outras publicações além da tese. Os candidatos que atuam em outras áreas devem ter um nível equivalente de realização profissional.

Ter proficiência em inglês também é um requisito, visto que a ideia do programa é promover o intercâmbio de ideias entre os bolsistas. A dedicação à fellowship para profissionais experientes deverá ser em regime integral.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

As bolsas do Wilson Center

O Wilson Center costuma oferecer de 15 a 20 vagas para fellowship para profissionais experientes anualmente. A bolsa é de 90 mil dólares (cerca de R$ 364 mil) para uma duração de 9 meses.

Além disso, o selecionado poderá usufruir de toda a estrutura do centro e terá um um escritório próprio com computador. Ele também poderá contar com auxílio de um assistente de pesquisa de meio turno.

O bolsista é responsável por encontrar moradia. Contudo, o Wilson Center oferece ajuda para facilitar o processo de busca. O seguro saúde e as despesas de viagem ficam a cargo do selecionado.

>>> Brasileiro em Stanford dá dicas para a seleção

Como se candidatar à fellowship para profissionais experientes

A candidatura à fellowship para profissionais experientes deve ser enviada de forma online. A documentação deve ser enviada em inglês e é composta por:

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo (máximo 3 páginas);
  • Lista de publicações;
  • Proposta de projeto (máximo 5 páginas);
  • Bibliografia para a realizaçã da pesquisa;
  • Duas cartas de recomendação.

No site, há detalhes sobre o formato do projeto e o modelo da carta de recomendação que devem ser enviados.

As candidaturas serão avaliadas por um comitê interno e por especialistas não pertencentes à equipe da instituição. A seleção é baseada em diferentes critérios, entre eles: relevância e originalidade da proposta; qualidade do projeto em termos de definição, organização, clareza e escopo; potencial do candidato para contribuir com a missão do centro.

Não é necessário ter alguma ligação institucional para se candidatar. Em caso de dúvidas sobre a sua qualificação ou adequação do projeto, é possível entrar em contato por e-mail: fellowships@wilsoncenter.org.

Saiba tudo sobre as bolsas
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre o programa
Conheça o Wilson Center
Envie a sua candidatura

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer se inscrever mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria para estudar no Exterior.  Ajudamos com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application e tiramos dúvidas sobre a documentação. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Veja todas as oportunidades para aperfeiçoamento profissional no exterior

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.