bolsa para mestrado em literatura erasmus mundus infantil

Erasmus tem bolsa para mestrado em literatura em vários países europeus

Como já falamos aqui no Partiu Intercâmbio, o Erasmus Mundus é um programa de bolsas que leva os selecionados para estudar na Europa em pelo menos dois países diferentes. No caso desta oportunidade, a bolsa para mestrado em literatura infantil, mídia e empreendedorismo cultural (Master in Children’s Literature, Media and Cultural Entrepreneurship – CLMCE) é um consórcio que envolve cinco universidades.

O curso é resultado de uma parceria entre Universidade de Glasgow (Escócia), Universidade de Aarhus (Dinamarca), Universidade de Tilburg (Holanda), Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Universidade de Wroclaw (Polônia). Ele é voltado a estudantes interessados em seguir carreira nas áreas da literatura infantil, mídia e educação, tanto na academia quanto no mercado.

>>> Chevening dá bolsas integrais para estudar na Inglaterra e Escócia

Como é o mestrado Erasmus em literatura infantil, mídia e cultura

O CLMC (na sigla em inglês) tem duração de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. Os selecionados para a bolsa para mestrado em literatura irão estudar o primeiro semestre na Escócia, o segundo na Dinamarca, o terceiro na Holanda, Espanha ou Polônia e o quarto no país que considerarem mais adequado para a conclusão de suas pesquisas.

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Além disso, os alunos poderão fazer um curso de verão na Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, entre o primeiro e o segundo ano de estudos. Para fazer o mestrado, é preciso ter graduação em áreas relativas às artes ou às humanidades, como, por exemplo, letras, comunicação, história, antropologia, sociologia, etc.

>>> Melhores bolsas de estudo para fazer intercâmbio em 2024

Sobre a bolsa Erasmus Mundus para o CLMC

É possível se inscrever para o CLMC tanto como candidato à bolsa para mestrado em literatura quanto como estudante que irá arcar com os custos dos estudos (“self-funded student“). Além disso, entre os bolsistas há duas categorias distintas.

No caso de “partner country” – como o Brasil -, a bolsa para mestrado em literatura infantil do Erasmus Mundus inclui o valor total do curso (18 mil euros); pelo menos 3 mil euros por ano para custos com viagem e instalação; 1 mil euros mensais para cobrir os custos de vida.

 >>> Como validar diploma do Exterior no Brasil

Como se candidatar à bolsa para mestrado em literatura

A candidatura à bolsa para mestrado em literatura infantil deve ser feita através do site da Universidade de Glasgow. Quem deseja obter o benefício, deve indicar, no momento da inscrição ao curso, ser um candidato à bolsa Erasmus.

Como parte da inscrição, é preciso enviar os seguintes documentos, com suas respectivas traduções oficiais:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Traduções oficiais em inglês dos certificados e históricos;
  • Duas cartas de referência;
  • Currículo;
  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte.

Os estudantes que desejam concorrer à bolsa precisam se candidatar até o dia 21 de Janeiro. O resultado será divulgado até o final do maio do próximo ano.

>>Erasmus Mundus: Brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Entre os critérios de seleção do programa Erasmus Mundus estão o mérito acadêmico, a apresentação pessoal, a qualidade das referências, a experiência profissional e os interesses. Se você está pensando em se inscrever para esta ou qualquer outra bolsa do Erasmus Mundus, não deixe de assistir ao bate-papo que fizemos nossas mentoradas bolsistas Erasmus.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Erasmus tem bolsa para mestrado em literatura em vários países europeus”

  1. Olá,
    Existem programas de bolsas de estudo para cursar mestrado ou pós graduação na área de Educação e/ou Psicologia em Cuba ou em outros países da América Latina, seja na língua Inglesa ou Espanhola?
    Obrigada,

  2. Juscelino Alves de Oliveira

    Olá. Gostaria de informações a respeito de bolsas para doutorado em literatura e/ou linguística latino-americana, tanto na América Latina quanto na Europa e Oceania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais