Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2026
Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar em 2026? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando em 2026.
Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!
Bolsas de estudo 2026 para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito
>>> Confira oportunidades para quem está no Ensino Médio
Bolsas de estudo para mestrado na Europa em 2026
Estão abertas as bolsas Erasmus Mundus para quem quer fazer mestrado na Europa, com oportunidades em diversas áreas e universidades parceiras. As bolsas cobrem taxas acadêmicas, seguro e bolsa mensal de manutenção, oferecendo uma experiência completa de estudo e intercâmbio cultural.
Os deadlines variam de dezembro de 2025 até março de 2026, dependendo do programa escolhido, e as inscrições são altamente competitivas, então vale se preparar com antecedência. São mais de 200 programas de mestrado oferecidos em todos os países da Europa.
A maioria dos cursos é completamente em inglês e os selecionados estudam em, pelo menos, dois países.
>> Veja mais bolsas para fazer pós na Europa de graça
YYGS da Universidade Yale dá bolsas para estudantes do ensino médio nos EUA
O Yale Young Global Scholars (YYGS) é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo organizado pela Yale University, nos EUA. Para tratar de questões do mundo contemporâneo, a iniciativa oferece seis cursos de verão em diferentes áreas de estudo e com duração de duas semanas.
Para dar oportunidade a jovens de diferentes países e realidades, a iniciativa prevê bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Nesta edição, na modalidade Young Leaders (YL) Scholarship serão contemplados candidatos que se se autoidenfiquem como:
- Negros ou afro-americanos (incluindo África e Caribe);
- Hispânicos e/ou latinos;
- Indígenas;
- Refugiados.
Não é exigido um certificado de conhecimento de inglês, mas é necessário saber falar a língua e eles recomendam enviar resultados de testes como TOEFL ou Duolingo. É requisito ter pelo menos 16 anos em 19/07/2026, ser estudante do ensino médio e estar se formando em novembro/dezembro de 2026 ou 20227 para quem for do hemisfério sul.
A candidatura para as bolsas é feita online, juntamente com a application para o programa até o dia 7 de janeiro. Para concorrer a uma das bolsas para estudantes do ensino médio, é necessário preencher a parte da inscrição destinada a esse fim e enviar documentação que comprove a condição financeira.
Bolsas da fundação Gates para estudar em Cambridge
O Gates Cambridge Scholarship, financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation, oferece bolsas integrais de pós-graduação na Universidade de Cambridge para estudantes internacionais interessados em mestrado, doutorado ou MBA. O programa cobre taxas universitárias, visto, seguro saúde, auxílio de £21 mil anuais e passagens aéreas, além de subsídios adicionais para pesquisa e família.
Para concorrer às bolsas de estudo é necessário se inscrever até 7 de janeiro de 2026. Os candidatos devem se inscrever no curso desejado e demonstrar excelência acadêmica, liderança e comprometimento com a melhoria da vida das pessoas, respondendo a quatro perguntas específicas na carta de motivação. A seleção inclui análise de candidatura, indicação pelo departamento acadêmico e entrevista final.
Bolsa de estudos Clarendon para estudar em Oxford
O Clarendon Scholarship oferece bolsas integrais para pós-graduação na Universidade de Oxford, cobrindo taxas de matrícula e custos de vida. Aberta para mestrado, doutorado e pós-doutorado em todas as áreas do conhecimento, a seleção é automática ao se candidatar a um curso de pós-graduação na universidade.
São disponibilizadas cerca de 200 bolsas anuais, e os candidatos devem apresentar excelência acadêmica, diploma adequado e proficiência em inglês. As inscrições vão até 8 de janeiro de 2026.
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na Inglaterra
Bolsa para curso de verão na Europa
Até 11 de janeiro de 2026, é possível se candidatar para bolsa de estudos para curso de verão no Vienna BioCenter Summer School 2026 é um programa intensivo de nove semanas em Viena que oferece bolsa integral para estudantes de graduação e mestrado em ciências biológicas realizarem pesquisa em laboratórios de ponta na Europa. O curso inclui acomodação gratuita, seguro de saúde e um auxílio de 1.400 euros líquidos, além de uma imersão completa na rotina científica de institutos renomados como IMP, IMBA, GMI, CEMM e Max Perutz Labs.
Voltado a candidatos com pelo menos dois anos de estudos universitários e experiência prévia em pesquisa, o programa é altamente competitivo e ideal para quem deseja aprofundar conhecimentos em biologia molecular, neurociência, imunologia e áreas afins, expandir contatos internacionais e se preparar para futuras oportunidades acadêmicas na Europa.
>>> Visto de férias e trabalho na França
Bolsa de estudos para fazer faculdade nos EUA de graça
A American University, em Washington, DC, está com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2026 para o programa Emerging Global Leader, que oferece bolsas integrais para graduação nos Estados Unidos. A bolsa cobre todas as despesas de tuition, alojamento e alimentação, permitindo que estudantes internacionais de destaque acadêmico estudem sem custos na universidade.
Podem se candidatar alunos que tenham concluído o Ensino Médio recentemente, demonstrem potencial de liderança e compromisso com mudanças sociais em seu país de origem, e comprovem proficiência em inglês.
O programa oferece cursos em áreas como direito, comunicação, administração, relações internacionais, artes, economia, psicologia e neurociência, e a seleção inclui análise de histórico acadêmico, cartas de motivação e entrevistas. Os candidatos devem comprovar possuir recursos mínimos para despesas não cobertas pela bolsa, como seguro saúde e passagens.
>>> Melhores cursos de inglês online gratuitos
Bolsa de estudo para adolescentes no Ensino Médio
O AFS Global STEM Academies oferece bolsas totalmente gratuitas para jovens de 15 a 17,5 anos participarem de um programa híbrido com 12 semanas online e 4 semanas de intercâmbio na China, Egito ou Índia em 2026.
Voltado a estudantes do Ensino Médio com bom desempenho em STEM e nível intermediário de inglês, o programa desenvolve habilidades de sustentabilidade, tecnologia, inovação e competências globais, além de incluir hospedagem, alimentação, passagens, seguro e atividades culturais. As inscrições são gratuitas e vão até 15 de janeiro de 2026.
VORsprung: bolsa para preparação pra fazer faculdade na Alemanha
O VORsprung, programa do DAAD, prepara estudantes internacionais para graduação em áreas técnico-científicas (STEM/CTEM) na Alemanha. Com inscrições até 15 de janeiro, o curso online gratuito oferece preparação acadêmica e linguística, incluindo módulos de matemática, física, química e informática, além de aulas de alemão e suporte intensivo de tutores.
Ao final, os participantes realizam os exames TestAS e TestDaF e podem ingressar em universidades alemãs parceiras. O programa dura de 6 a 8 meses e combina orientação personalizada, preparação para provas e integração acadêmica.
Universidade da California Berkeley dá bolsa para curso curto nos EUA
A Universidade da California Berkeley está recebendo candidaturas para um programa de bolsas para um curso de verão nos EUA. O Programa de Liderança Ambiental Beahrs (Beahrs ELP) é voltado para profissionais ligados ao meio ambiente.
O Beahrs ELP inclui oficinas ministradas por professores renomados da Faculdade de Recursos Naturais, da Business School e da Escola de Design Ambiental da University of California em Berkeley.
É possível aplicar para conseguir uma bolsa de estudo parcial. Para se candidatar ao Beahrs ELP, é preciso ter um bom nível de inglês e possuir perfil de liderança, além de uma forte experiência profissional.
Existem duas rodadas para se inscrever, sendo que o deadline da primeira é 7 de novembro e o da segunda é 16 de janeiro.
Bolsas para estudar artes e humanidades na Irlanda
Estão abertas as inscrições para a bolsa de mestrado na Irlanda no Trinity College Dublin, a universidade mais prestigiada do país. As ABEI/HADDAD e HADDAD Fellowships oferecem bolsa integral no valor de até €35 mil, cobrindo anuidade, passagem, acomodação e despesas de vida por um ano.
Os programas são voltados a brasileiros interessados em áreas como literatura, teatro, tradução, história e humanidades digitais. As inscrições das bolsas de estudo na Irlanda vão até 19 de janeiro para o programa ABEI/HADDAD e até 30 de abril de 2026 para a HADDAD Fellowships.
Importante lembrar que o programa pede comprovação de inglês fluente com prova de proficiência e que cada uma das bolsas de estudos têm cursos de mestrados diferentes na lista de cursos cobertos.
Bolsas Weidenfeld-Hoffmann Scholarships para estudar em Oxford
O Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme oferece bolsas integrais de mestrado na Universidade de Oxford para estudantes de países em desenvolvimento da América do Sul, África e Ásia. As bolsas cobrem taxas universitárias e custos de vida (aproximadamente £19 mil anuais) e incluem um programa de liderança com seminários, workshops, mentoria e networking. P
ara concorrer, é preciso se inscrever em um curso de mestrado elegível da Oxford e indicar interesse na bolsa até 28 de janeiro, demonstrando excelência acadêmica, engajamento social e compromisso com o retorno ao país de origem.
Concurso de redação dá curso de direitos humanos no exterior
A American University, nos Estados Unidos, oferece o Human Rights Essay Award, um prêmio que concede bolsa para curso de direitos humanos na Escola de Direito de Washington. O concurso é destinado a profissionais formados em Direito com experiência ou interesse em direito internacional dos direitos humanos. Para concorrer, é necessário enviar um artigo inédito sobre o tema “The right to protest under international human rights law: legal protection and challenges ahead” até 3 de fevereiro de 2026, seguindo normas específicas de formatação.
Os vencedores recebem bolsa de estudos integral para o Programa de Estudos Avançados em Direitos Humanos e Direito Humanitário, incluindo Diploma ou Certificado de Participação. As despesas de viagem, alojamento e subsistência não são cobertas pela bolsa.
Estágio remunerado na Europa
O Institute of Science and Technology Austria (ISTA) oferece estágios científicos na Áustria para estudantes de graduação, mestrado ou recém-formados em áreas como ciências naturais, matemática e ciência da computação. O programa proporciona imersão em pesquisa de ponta, com acesso a laboratórios avançados e orientação direta de cientistas, permitindo que os estagiários participem de projetos inovadores, desenvolvam habilidades práticas e até publiquem trabalhos acadêmicos.
O estágio tem duração variável, de algumas semanas até um ano, e oferece bolsa mensal de 1.462€, além de possível auxílio para acomodação e viagem. As candidaturas para o estágio científico no ISTA são aceitas de forma contínua, mas é importante notar que é preciso se inscrever pelo menos dois meses antes da data de início desejada.
Os candidatos devem ter formação relevante, bom domínio do inglês e não estar recebendo financiamento de outra instituição. Essa é uma oportunidade única para ganhar experiência internacional e colaborar em pesquisa de alto nível na Europa.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Nossos mentorados do Partiu Pós no Exterior conseguiram bolsas de estudos nos melhores programas de mestrado e doutorado do mundo.
No vídeo abaixo, você pode conhecer mentoradas em programas no exterior com bolsas integrais aprovadas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
