Bolsas para mestrado em inglês na Alemanha do DAAD

Início » Bolsas de Estudo » DAAD dá bolsas para mestrado em inglês na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável

bolsas para mestrado em inglês na Alemanha em desenvolvimento sustentaval epos daad partiu intercambio
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas para mestrados em inglês na Alemanha do DAAD focados em Desenvolvimento Sustentável (o programa EPOS) .  O programa prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos nas mais diversas áreas com relação ao Desenvolvimento. A maioria dos cursos oferecidos são em inglês.

 

A oportunidade é para jovens profissionais que buscam aperfeiçoamento em áreas de desenvolvimento (das engenharias às ciências sociais) que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso. As inscrições devem ser feitas diretamente com as instituições na Alemanha, o prazo de inscrição varia.

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

 >>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha

As bolsas para mestrado em inglês na Alemanha do DAAD em Desenvolvimento sustentável destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em 2018, oferecidos nas universidades credenciadas nas mais diversas áreas com relação ao desenvolvimento sustentável. Para vocês terem uma noção tem curso de Economia, Agronomia, Geografia, Educação, Matemática, Direito, Política, Administração, Engenharia, Planejamento Urbano, Saúde Pública, Meio Ambiente, Comunicação e outros. Ou seja, tem que dar uma vasculhada na lista dos cursos elegíveis para a bolsa e ver qual curso se encaixa melhor no seu perfil acadêmico. O DAAD também publicou um livreto com uma explicação sobre todos os cursos elegíveis para a bolsa.

 

Cursos das bolsas para mestrado em inglês na Alemanha do DAAD:

 

Curso Universidade Inscrições 
Desenvolvimento
Development Management RU Bochum 30.09.2017
Economia/Administração/ Economia Política
Master in International and Development Economics HTW Berlin 30.09.2017
Planejamento Urbano / Arquitetura
Master of Science Integrated Urbanism and Sustainable Design Universidade de Stuttgart 15.02.2018
SPRING – Spatial Planning for Regions in Growing Economies Universidade Dotmund 01.10.2017
Agronomia e ciências florestais
International Agribusiness and Rural Development – IARD U Göttingen/U Bogor 15.04.2017
Ciências ambientais
Geography of Environmental Risks and Human Security Uni Bonn/ UN University 15.01.2018
Environment and Resources Management – Focus Latin America TH Köln/U San Luis Potosi 28.02.2017
Comunicação & mídia
International Media Studies HS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie 30.04.2017

 

Como funciona a candidatura

Candidatas e candidatos interessados nas bolsas para mestrado em inglês na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida. Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa, por isso o site do curso escolhido deve ser consultado sobre requisitos, procedimentos e documentos adicionais. No site, tem um geralzão sobre os pré-requisitos para ser bolsista do DAAD.

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email info@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.

A bolsa do DAAD é a mesma que eu tive quando estudei na Deutsche Welle Bonn. Ela inclui 750 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

Veja respostas para as perguntas mais frequentes sobre as bolsas de mestrado na Alemanha
Veja o edital da seleção
Veja publicação do DAAD com detalhes sobre cada um dos cursos e os processos de candidatura 

Se vocês tiverem mais dúvidas sobre o assunto, assinem nosso canal no YouTubeAssina aí! Toda terça tem vídeo novo e eu adoro receber sugestões de tema. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

 

 >>> O que precisa para estudar na Europa?
>>> Confira todos os editais de bolsas abertos
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

COMENTÁRIOS

6 respostas para “DAAD dá bolsas para mestrado em inglês na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável”

  1. Eunice disse:

    Ola, Bruna!!
    Grata por todas as suas dicas!

    As minhas dúvidas são as seguintes:
    Para quem devo dirigir as cartas de motivação e de recomendação dentro da universidade nestes tipos de bolsas (Ex: Direcção de Pós graduação da Universidade)?
    Os mesmos documentos que enviar a Universidade, devo enviar também para o contacto do DAAD?

    Agradeço a resposta.

    Bjs

  2. Teresa Alencar disse:

    Oi Bruna, tudo bem? Primeiramente, eu amo de paixão seu site! Só me animei pra começar a buscar bolsas por ele!
    Segundo: Vi várias oportunidades de bolsa de mestrado para a Alemanha sendo abertas agora, e vi que eles dizem que é você que tem que se comunicar com a instituição para ser aceito, e só com isso que você consegue a bolsa. Mas pelo que pesquisei, vi que as instituições abrem o processo seletivo normalmente ou em maio ou em dezembro, por ai, e a inscrição para a bolsa só vai até novembro (e maio já passou). Você conhece alguém que tenha se aplicado para esses mestrados de artes, musica, etc, que percebeu essa situação também? Tu sabes mais ou menos como isso funciona?
    Espero que possas me ajudar! Obrigada <3

  3. lívia dias disse:

    Oi Bruna! Ótimo site! Amei as dicas! (:
    Estou com várias dúvidas com o processo do visto. Devo entrar com a solicitação do visto antes de obter a resposta da Universidade? Eu preciso do toefl para solicitar o visto alemão?
    Estou confusa quanto a isso, pois a Universidade solicita o visto para a “application”, e ao mesmo tempo eu preciso da resposta da faculdade para solicitar o visto, uma coisa fica presa à outra.
    Obrigada!

  4. Pollyana Wenzel disse:

    Oi Bruna. Eu e meu namorado queremos tentar alguma bolsa na Alemanha, porém estamos presos (ele a uma pos e eu a graduacao) ate o fim do ano que vem. Quanto tempo, em media, é bom fazermos as solicitacoes?

  5. DAAD Rio de Janeiro disse:

    Olá, Bruna! Obrigada por divulgar. Que legal que você foi bolsista Aufbau. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *