
Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2025
Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2025? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2025.
Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então, bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos 2025 com inscrições abertas! Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!
Bolsas de estudo 2025 para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito
>>> Confira oportunidades para quem está no Ensino Médio
Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas
O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina da Fundação Botín oferece bolsas para um curso na Espanha, Colômbia, México e Brasil por oito semanas.
O programa é destinado a universitários nascidos entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005 e que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação até 30 de setembro de 2025.
Podem se candidatar jovens de qualquer área, com bom histórico acadêmico. Ainda, é preciso ter bom domínio do espanhol ou inglês e envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público.
O curso na Espanha em Políticas Públicas é um intercâmbio gratuito para os selecionados. As bolsas cobrem todas as despesas dos selecionados durante todo o programa. As inscrições vão de 3 de março a 20 de maio.
>>> Estude Inteligência artificial mesmo sem programar
MAECI recebe candidaturas para programa de bolsa para estudar na Itália
O Ministério das Relações Exteriores italiano (Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI) está recebendo candidaturas para a edição de 2025/2026 do seu programa de bolsa para estudar na Itália.
O programa oferece bolsas em diferentes níveis de ensino – mestrado, doutorado, cursos de formação profissional em artes, música e dança, cursos de língua italiana, além de pesquisa em cotutela e – e âmbitos de estudo de instituições italianas públicas ou legalmente reconhecidas. Isso significa que, se a modalidade de curso que você pretende fazer está entre os beneficiados e a universidade está na lista das universidades do programa, você pode se candidatar para concorrer.
As bolsas incluem um seguro de saúde, o pagamento de um subsídio de 9.000 euros para cobrir os custos de vida do bolsista no país e, na maioria das vezes, isenção das taxas.
Existem requisitos específicos para cada modalidade, como, por exemplo, até 28 anos para mestrado, 30 para doutorado e 40 para projeto de pesquisa. A candidatura deve ser feita pela internet no Portale Study in Italy foi prorrogada até as 14h (horário da Itália) do dia 16 de maio de 2025.
>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Peter Drucker Challenge: concurso de redação
Estão abertas as inscrições para o Peter Drucker Challenge 2025. O concurso de redação dá prêmios em dinheiro (em euro) e uma viagem para Áustria com tudo pago. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 35 anos e escolher uma das categorias – estudante ou profissional.
A redação deve ser escrita em inglês sobre o tema proposto e seguindo as regras do edital. No total serão distribuídos prêmios para todos que ficarem entre os primeiros e décimos colocados nas duas categorias. Assim, 20 pessoas no total serão premiadas.
As redações para o concurso de redação devem ser submetidas até o dia 24 de maio de 2025 pelo site.
Plural+: competição de vídeos da ONU premia com viagem ao Exterior
O ONU Plural Plus é uma iniciativa da ONU que premia jovens em uma competição de vídeos sobre os temas da migração, inclusão social, diversidade e prevenção da xenofobia.
O concurso leva os vencedores para uma viagem com tudo pago a Nova York para a cerimônia de recebimento do prêmio. O Plural+ é dividido em três categorias: participantes que tenham até 12 anos; jovens de 13 a 17 anos e, a última categoria é de quem tenha de 18 a 25 anos.
Os interessados devem enviar um vídeo de até 5 minutos (incluindo abertura e créditos). Não precisa ser inglês, mas, se for em outra língua, será necessário colocar legenda. As inscrições estão abertas até 31 de maio de 2025.
Bolsa de estudo para mestrado na Colômbia
Até 13 de junho, é possível se inscrever no programa do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX), que oferece bolsa de estudo em 2025 para estrangeiros interessados em cursar pós-graduação na Colômbia. As bolsas são destinadas, principalmente, a programas de mestrado e abrangem todas as áreas do conhecimento. Para se candidatar, é necessário já ter sido aceito por uma das universidades colombianas participantes do programa. Além da cobertura dos custos acadêmicos, as bolsas também podem incluir apoio para manutenção durante o período de estudos no país.
Quaquer pessoa com até 50 anos pode se inscrever no programa de bolsas de estudo da Colômbia.
>>> Bolsas para estudar na América Latina
Bolsas para pós-graduação na University of the Arts London
A University of the Arts London (UAL) está recebendo inscrições para o UAL International Postgraduate Scholarship. As bolsas são voltadas a estudantes internacionais e incluem de £ 25.000 e cobrem os custos das taxas universitárias.
O edital contempla cursos do tipo Grad Dip, M ARCH, MA, MFA, MBA, MRes ou MSc. A instituição oferece cursos de pós-graduação em muitas disciplinas de Arte e Design, como Arte e Ciência, Biodesign, Fotografia de moda, cinema, Arte Digital, Computação Criativa, Design Têxtil, Animação, Ilustração, Curadoria e muitas outras.
O deadline para se candidatar é 20 de junho de 2025 para cursos que iniciam em setembro ou outubro deste mesmo ano. A candidatura às bolsas pode ser feita no portal depois que o candidato receber a oferta para estudar na University of the Arts London.
DAAD dá bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha no programa EPOS
O EPOS é um programa do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que dá bolsas para brasileiros em cursos nas mais diferentes áreas em universidades de toda a Alemanha. A maioria dos cursos contemplados é em inglês e todos têm alguma relação com Desenvolvimento Sustentável.
As bolsas do edital incluem isenção de taxas universitárias, subsídio mensal de 850 euros, seguro-saúde e despesas de viagem. As candidaturas devem ser realizadas diretamente para o curso de interesse e as universidades vão abrindo as inscrições ao longo do ano. Logo, os prazos variam: tem cursos que têm como deadline 31 de julho, outros no final de agosto e outros em outubro. Alguns já estão aparecendo no buscador do Partiu Intercâmbio.
Bolsas de estudo integrais para mestrado na China
Até 10 de setembro, é possível candidatar para o programa Schwarzman Scholars que dá bolsa de estudo em 2025 para mestrado na China com tudo pago. Estude Economia, Administração, Políticas Públicas ou Estudos Internacionais em uma das melhores universidades do mundo com bolsa completa
O programa aceita formados em QUALQUER área do conhecimento e as inscrições são gratuitas feitas via site oficial. A fundação tem a intenção de formar líderes “para o sucesso em um mundo onde a China desempenha um importante papel global”. A bolsa cobre todos os custos do mestrado na Universidade de Tsinghua – uma das mais prestigiadas universidades da China e do mundo.
>> Brasileiro conta como é estudar na China
Universidade de Winnipeg dá bolsa para curso de inglês no Canadá
A Universidade de Winnipeg está oferecendo três bolsas para estudar inglês no Canadá através do programa President’s Scholarship for Young Leaders. O edital é destinado a candidatos que tenham média de, pelo menos, 80 e que estejam envolvidos em atividades que demonstrem perfil de liderança.
Para se candidatar, é necessário ser aceito no programa e ter um “UW Student Number”, que será usado na candidatura à bolsa de estudos. As bolsas são válidas somente para cursos de 14 semanas que iniciem no outono de 2025 (setembro) ou no inverno de 2026 (janeiro) e que tem valor entre 5.000 e 5.500 dólares canadenses.
O valor da bolsa é de 3.500 dólares canadenses e ela não cobre as despesas com visto nem com as passagens.
Para concorrer, é preciso fazer a inscrição na bolsa até 1º de agosto.
>>> Melhores bolsas de estudo no Canadá
AKS Fellowship: bolsa para intercâmbio na Coreia do Sul
A AKS (Academia de Estudos Coreanos) oferece bolsas para programas completos de pós-graduação na Coreia do Sul para estudantes internacionais.
Os bolsistas da AKS no Graduate School of Korean Studies (GSKS) precisam ter disponibilidade para iniciar os estudos em setembro de 2025. A bolsa cobre toda a taxa de matrícula dos selecionados. Além disso, 80,6% dos estudantes internacionais selecionados também recebem bolsa do governo no valor mensal de 800.000 KRW por um ano.
Para se candidatar, é preciso reunir a documentação exigida e enviar para a AKS via formulário eletrônico até 19 de setembro.
Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge
A Universidade de Cambridge tem oportunidades para brasileiros fazerem a faculdade com bolsa por lá. A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em mais de 65 áreas.
Estudantes brasileiros interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge podem tentar uma bolsa por meio de três editais diferentes.
Os candidatos interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge devem preencher e enviar a inscrição até 15 de outubro.
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na Inglaterra
Bolsas de estudo para curso de espanhol na Espanha
Anualmente, a Fundación Lengua abre o seu edital de bolsas para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.
A bolsa cobre somente o custo do curso (equivalente a 510 euros) e, portanto, gastos com passagem, alimentação e acomodação não estão incluídos. Não é assim a bolsa dos sonhos como a bolsa da Universidade de La Rioja ou do Santander, mas é melhor do que ter que pagar tudo. Afinal, o euro tá beeem caro.
As inscrições vão até 1º de novembro e para se candidatar você não pode morar na Espanha. Ah, e antes que você diga “mas deve impossível de ganhar essa bolsa”, tem um relato da Isabela Rufato, que foi bolsista da Fundación Lengua e contou tudo aqui no site.
>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.