Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2025
Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2025? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2025.
Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas. Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!
Bolsas de estudo para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito
>>> Confira outras oportunidades para quem está no Ensino Médio
DAAD EPOS bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) tem um programa que contempla cursos de mestrado e doutorado focados em desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas de estudo – o EPOS.
O programa busca profissionais que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso depois de formado.
As bolsas de estudo costumam incluir 934 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde. Já no caso das bolsas de doutorado o valor mensal sobe para 1200 euros.
Os prazos para se inscrever variam, mas nesse período do ano, costumam começar a aparecer no nosso buscador as oportunidades de cursos em muitas áreas e em diferentes universidades alemãs para estudar com bolsa EPOS.
>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)
Clarendon: bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford
Fazer mestrado ou doutorado em uma instituição britânica conceituada com TUDO PAGO é possível! O Clarendon é um exemplo. Os selecionados pelo programa terão a oportunidade de estudar com bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Para o próximo ano acadêmico estão previstas 200 novas bolsas de estudos para estudantes do mundo inteiro na Oxford University, uma das melhores e mais renomadas do mundo.
Os bolsistas Clarendon devem ter excelência e potencial acadêmico e atender aos critérios de elegibilidade do curso de mestrado ou doutorado escolhido. Evidentemente, saber falar inglês e ter diploma do nível adequado para entrar na pós são requisitos gerais.
A bolsa é integral e cobre todas as taxas de matrícula e custos de vida do selecionado. O valor anual do benefício costuma ser de pelo menos 15 mil libras para cursos de dedicação integral.
A candidatura para fazer mestrado ou doutorado em Oxford tem deadlines que variam, mas, normalmente, encerram ao longo do mês de dezembro e janeiro. Mas alguns podem encerrar em datas anteriores.
>>> Como conseguir bolsa na Inglaterra
Programa financiado por Bill Gates dá bolsas de pós-graduação em Cambridge
O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação em Cambridge.
Todos os anos, são oferecidas 80 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.
O programa cobre todas as taxas da universidade e todos os gastos relacionados ao visto e ao seguro saúde necessários para a permanência no país, além de dar uma ajuda de custo de 21 mil libras por 12 meses e passagens aéreas.
Além disso, o estudante também pode solicitar subsídios adicionais para participar de congressos e realizar a pesquisa ou até uma ajuda específica para quem possui filhos, por exemplo.
O período das inscrições das bolsas para estudantes internacionais vai até 3 dezembro de 2024 para alguns cursos e até 7 de janeiro de 2025 para outros.
>> Mestrado no Reino Unido: como se inscrever e quais as bolsas existem
YYGS da Universidade Yale dá bolsas para estudantes do ensino médio nos EUA
O Yale Young Global Scholars (YYGS) é um programa de desenvolvimento de liderança para jovens de todo o mundo organizado pela Yale University, nos EUA. Para tratar de questões do mundo contemporâneo, a iniciativa oferece seis cursos de verão em diferentes áreas de estudo e com duração de duas semanas.
Para dar oportunidade a jovens de diferentes países e realidades, a iniciativa prevê bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda. Nesta edição, na modalidade Young Leaders (YL) Scholarship serão contemplados candidatos que se se autoidenfiquem como:
- Negros ou afro-americanos (incluindo África e Caribe);
- Hispânicos e/ou latinos;
- Indígenas;
- Refugiados.
Não é exigido um certificado de conhecimento de inglês, mas é necessário saber falar a língua e eles recomendam enviar resultados de testes como TOEFL ou Duolingo. É requisito ter pelo menos 16 anos em 20/07/2025, ser estudante do ensino médio e estar se formando em novembro/dezembro de 2025 ou 2026 para quem for do hemisfério sul.
A candidatura para as bolsas é feita online, juntamente com a application para o programa até o dia 10 de janeiro. Para concorrer a uma das bolsas para estudantes do ensino médio, é necessário preencher a parte da inscrição destinada a esse fim e enviar documentação que comprove a condição financeira.
Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França
O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa afirma que candidatos de até 27 anos (nascidos após 31 março 1997) para o mestrado e de 32 anos (nascidos depois de 31 março de 1992) para o doutorado.
No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.
O programa não estabelece obrigação de proficiência em francês ou inglês, pois o nível exigido fica a critério da pré-seleção da universidade francesa.
As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades francesas.
A data final de candidatura de 10 de janeiro de 2025 é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. Então, isso significa que você precisa entrar em contato com a universidade de interesse o quanto antes!
>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França
Bolsa Hansen para curso de verão em liderança e cooperação internacional nos EUA
O Curso Hansen de Verão em Liderança e Cooperação Internacional é uma iniciativa financiada por uma generosa bolsa da Fundação Fred J. Hansen. Ela inclui passagens, acomodação e todas as despesas do estudante durante o programa.
Os selecionados recebem treinamento prático em trabalho em equipe, oratória, negociação e mediação. Além das aulas no The Hansen Summer Institute on Leadership and International Cooperation, o edital inclui também passeios pelas atrações de San Diego.
Para se candidatar, é preciso saber inglês, estar no 3º ou 4º ano de graduação ou ser estudante de pós-graduação, demonstrar experiência em liderança na sua comunidade ou região, ter entre 20 e 25 anos.
Estudantes internacionais podem se candidatar até o dia 10 de janeiro de 2025. Para aplicar, é preciso acessar a página do curso e completar o formulário.
Bolsa integral para MBA nos EUA na Ohio State University
O Fisher College of Business, a Escola de Negócios da Ohio State University, está recebendo candidaturas para programas que dão bolsa para MBA nos EUA.
De acordo com a instituição, em média 75% dos alunos de MBA em tempo integral recebem algum tipo de bolsa de estudos. Todo estudante admitido nos cursos é automaticamente considerado para receber algum auxílio financeiro.
Não há candidatura separada para a bolsa integral para MBA. Portanto, os interessados devem aplicar para o curso. Há várias rodadas de inscrição – até 23 de fevereiro de 2025 –, mas os candidatos que fizerem a inscrição com antecedência têm prioridade na seleção das bolsas.
SISGP: Bolsa para estudar na Suécia do Swedish Institute
O programa do Swedish Institute para Profissionais Globais (SISGP, na sigla em inglês) oferece bolsas para fazer mestrado na Suécia a jovens líderes de todo o mundo.
O SISGP contempla cerca de 600 cursos de mestrado completamente em inglês das mais variadas áreas que iniciam no segundo semestre de 2025 em cerca de 30 universidades suecas.
A bolsa para fazer mestrado na Suécia cobre as taxas da universidade, oferece 10 mil coroas suecas por mês para os custos de vida e um subsídio de 15 mil coroas suecas para viagem. Ela também inclui seguro contra doenças e acidentes.
Para começar, o interessado deve se candidatar para um curso de mestrado no site universityadmissions.se até o dia 15 de janeiro de 2025. Posteriormente, de 10 a 26 de fevereiro de 2025 será possível realizar a candidatura para a bolsa de estudos do Swedish Institute .
Mestrado em educação inclusiva com bolsas de estudo integrais
Até 15 de março de 2025, o Mestrado Internacional em Ciências da Educação Inclusiva (MISEI), do Erasmus Mundus, é um programa europeu bilíngue (inglês e francês) que capacita profissionais para atuar na área de educação inclusiva e justiça social. O curso tem duração de dois anos e é realizado em parceria por quatro universidades na França, Itália, Suíça e Áustria. Durante o programa, os alunos estudam temas como metodologias educacionais, gestão inclusiva e enfrentamento de discriminações, com a possibilidade de especialização em áreas como interculturalidade e justiça social.
O MISEI oferece 20 bolsas de estudos integrais, que cobrem mensalidades, seguro de saúde e uma ajuda mensal de €1.400 para os estudantes selecionados. As vagas são limitadas e a seleção leva em conta o desempenho acadêmico, cartas de motivação e recomendação, além de entrevistas em inglês e francês. O programa aceita candidatos com formação em educação, ciências sociais, psicologia e áreas afins, exigindo proficiência nos dois idiomas.
Bolsas de estudo pra curso de inglês no Canadá em 2025 e 2026
Até 1º de abril de 2025 é possível se inscrever para o programa de outono, e até 1º de agosto de 2025 para o programa de inverno de 2026 da Universidade de Winnipeg, no Canadá, que dá bolsa de estudos para curso de inglês. A Universidade canadense oferece três bolsas de 3.500 dólares canadenses para cursos de inglês de 14 semanas, com início em setembro de 2025 ou janeiro de 2026. Para concorrer, é necessário ser aceito previamente em um dos English Language Programs e obter o “UW Student Number”.
Os candidatos devem ter média mínima de 80 e participar de atividades de liderança. Não há limite de idade ou exigência de conhecimento prévio de inglês. As bolsas cobrem parte do valor do curso, que varia entre 5.000 e 5.500 dólares canadenses, mas não incluem despesas com visto ou passagens. Essa é uma excelente oportunidade para estudar inglês no Canadá com suporte financeiro.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.