
Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora para brasileiros em 2025
Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito para se candidatar ainda em 2025? Eu sou a Bruna Passos Amaral, mas pode me chamar de anja do deadline, e tô aqui para te ajudar no projeto de conseguir uma bolsa de estudos para estudar no Exterior se candidatando ainda em 2025.
Se você quer estudar no Exterior de graça, não perde mais tempo, me segue lá no instagram no @partiuintercâmbio. Minha missão de vida é que você nunca mais perca a data de inscrição de um edital de bolsa de estudos para estudar no exterior. Então, bora conhecer as melhores oportunidades de bolsa de estudos 2025 com inscrições abertas! Ah, as bolsas desse post estão organizadas por ordem cronológica!
Bolsas de estudo 2025 para brasileiros para estudar fora e intercâmbio gratuito
>>> Confira oportunidades para quem está no Ensino Médio
Bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha
As bolsas de mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha do DAAD estão com as inscrições abertas! O programa Helmut-Schmidt prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área. Os mestrados são oferecidos majoritariamente em inglês, mas também há cursos em alemão.
A oportunidade de bolsas de mestrado na Alemanha do programa Helmut Schmidt destina-se a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia, relações internacionais ou áreas afins, com alguma experiência profissional e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança.
A bolsa inclui 992 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso de alemão com duração de até seis meses (para quem precisa) e seguro-saúde. Também é possível obter um valor extra, caso o estudante leve consigo o cônjuge e/ou filhos.
As inscrições vão até dia 31 de julho e devem ser feitas diretamente com a universidade na Alemanha e devem respeitar os critérios de seleção de cada uma.
DAAD dá bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha no programa EPOS
O EPOS é um programa do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que dá bolsas para brasileiros em cursos nas mais diferentes áreas em universidades de toda a Alemanha. A maioria dos cursos contemplados é em inglês e todos têm alguma relação com Desenvolvimento Sustentável.
As bolsas do edital incluem isenção de taxas universitárias, subsídio mensal de 850 euros, seguro-saúde e despesas de viagem. As candidaturas devem ser realizadas diretamente para o curso de interesse e as universidades vão abrindo as inscrições ao longo do ano. Logo, os prazos variam: tem cursos que têm como deadline 31 de julho, outros no final de agosto e outros em outubro. Alguns já estão aparecendo no buscador do Partiu Intercâmbio.
Universidade de Winnipeg dá bolsa para curso de inglês no Canadá
A Universidade de Winnipeg está oferecendo três bolsas para estudar inglês no Canadá através do programa President’s Scholarship for Young Leaders. O edital é destinado a candidatos que tenham média de, pelo menos, 80 e que estejam envolvidos em atividades que demonstrem perfil de liderança.
Para se candidatar, é necessário ser aceito no programa e ter um “UW Student Number”, que será usado na candidatura à bolsa de estudos. As bolsas são válidas somente para cursos de 14 semanas que iniciem no outono de 2025 (setembro) ou no inverno de 2026 (janeiro) e que tem valor entre 5.000 e 5.500 dólares canadenses.
O valor da bolsa é de 3.500 dólares canadenses e ela não cobre as despesas com visto nem com as passagens.
Para concorrer, é preciso fazer a inscrição na bolsa até 1º de agosto.
>>> Melhores bolsas de estudo no Canadá
FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA
Estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright Brasil. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 12 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos no FLTA 2025 da Fulbright (Foreign Language Teaching Assistance).
Os candidatos devem ter nacionalidade brasileira (e não ter nacionalidade norte-americana) e residir no Brasil. Ainda, é necessário ter bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa e ter proficiência em inglês comprovada.
A bolsa inclui subsídio mensal, ajuda para instalação nos EUA, seguro saúde, passagens de ida e volta e taxa do visto J-1.
As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright até 3 de agosto de 2025.
>>> Dicas de bolsista do programa FLTA para ir bem na seleção
Bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos da Fulbright
Tem mais oportunidade da Fulbright nos Estados Unidos recebendo inscrições até 3 de agosto: as bolsas para doutorado sanduíche. Para poder participar da seleção é necessário ter projetos de pesquisa para serem desenvolvidos, parcialmente, nos EUA, já que a bolsa tem duração de nove meses.
Serão concedidas até 50 bolsas que incluem subsídio mensal, auxílio instalação, ajuda para participação em eventos, passagens aéreas, treinamento intensivo de inglês (se necessário), seguro saúde, visto J-1.
Além de serem brasileiros e residirem no Brasil, os candidatos devem estar matriculados em um doutorado no Brasil, ter proficiência em inglês comprovada e contar com uma carta convite/aceite do supervisor do estágio em uma universidade dos EUA.
A Comissão Fulbright Brasil também oferece outras bolsas para brasileiros, sobretudo cátedras em universidades norte-americanas. Aqui você pode conferir todas as oportunidades.
Bolsas de estudo integrais para mestrado na China
Até 10 de setembro, é possível candidatar para o programa Schwarzman Scholars que dá bolsa de estudo em 2025 para mestrado na China com tudo pago. Estude Economia, Administração, Políticas Públicas ou Estudos Internacionais em uma das melhores universidades do mundo com bolsa completa
O programa aceita formados em QUALQUER área do conhecimento e as inscrições são gratuitas feitas via site oficial. A fundação tem a intenção de formar líderes “para o sucesso em um mundo onde a China desempenha um importante papel global”. A bolsa cobre todos os custos do mestrado na Universidade de Tsinghua – uma das mais prestigiadas universidades da China e do mundo.
>> Brasileiro conta como é estudar na China
Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália
O Research Training Program (RTP) é um programa do governo australiano, que dá bolsas de estudos para mestrado ou doutorado pleno em várias universidades do país, sempre em programas voltados para pesquisa acadêmica.
As bolsas para pós-graduação na Austrália são de três a quatro anos para o doutorado e de dois para o mestrado. Elas cobrem as taxas de matrícula e incluem auxílio anual que varia de 32.192 mil a 50.291 mil dólares australianos. Além disso, a bolsa também pode cobrir seguro saúde, passagens e valores adicionais para publicações acadêmicas e impressão do trabalho final.
O edital beneficia estudantes de diversas áreas que apresentam um bom desempenho acadêmico e que possuam aptidão para pesquisas independentes. Cada universidade possui o seu próprio processo de inscrição e seleção baseado em critérios específicos e, portanto, os prazos variam. Algumas universidades recebem candidaturas até outubro, outros prazos encerram em agosto, por exemplo.
AKS Fellowship: bolsa para intercâmbio na Coreia do Sul
A AKS (Academia de Estudos Coreanos) oferece bolsas para programas completos de pós-graduação na Coreia do Sul para estudantes internacionais.
Os bolsistas da AKS no Graduate School of Korean Studies (GSKS) precisam ter disponibilidade para iniciar os estudos em setembro de 2025. A bolsa cobre toda a taxa de matrícula dos selecionados. Além disso, 80,6% dos estudantes internacionais selecionados também recebem bolsa do governo no valor mensal de 800.000 KRW por um ano.
Para se candidatar, é preciso reunir a documentação exigida e enviar para a AKS via formulário eletrônico até 19 de setembro.
Knight-Hennessy Scholars: bolsas na Universidade de Stanford para pós-graduação nos EUA com tudo pago 31/10
A Universidade de Stanford dá bolsas de estudo integrais com o programa Knight-Hennessy Scholars para dezenas de estudantes internacionais interessados em fazer mestrado ou doutorado na prestigiada instituição.
Além dos custos de matrícula da instituição, o programa garante uma quantia mensal para cobrir: alojamento e alimentação dentro do campus, materiais. Além disso a bolsa também cobre passagens de ida e volta anuais para os selecionados.
Podem se candidatar às bolsas para pós-graduação nos EUA com tudo pago, alunos interessados em qualquer curso de mestrado ou doutorado oferecido pelos departamentos de artes, educação, engenharia, ciências humanas e sociais, negócios, direito ou medicina.
Para concorrer, é preciso realizar duas candidaturas: uma para a bolsa e outra para o curso. As inscrições para as bolsas de estudo para pós-graduação em Stanford vão de 1º de junho até o dia 8 de outubro de 2025. Já os cursos de mestrado e doutorado da universidade norte-americana possuem prazos diferentes, que estão indicados no site do programa específico.
Bolsas para fazer faculdade na Universidade de Cambridge
A Universidade de Cambridge tem oportunidades para brasileiros fazerem a faculdade com bolsa por lá. A instituição oferece mais de 30 cursos de graduação em mais de 65 áreas.
Estudantes brasileiros interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge podem tentar uma bolsa por meio de três editais diferentes.
Os candidatos interessados em fazer faculdade na Universidade de Cambridge devem preencher e enviar a inscrição até 15 de outubro.
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na Inglaterra
Bolsas de estudo para curso de espanhol na Espanha
Anualmente, a Fundación Lengua abre o seu edital de bolsas para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.
A bolsa cobre somente o custo do curso (equivalente a 510 euros) e, portanto, gastos com passagem, alimentação e acomodação não estão incluídos. Não é assim a bolsa dos sonhos como a bolsa da Universidade de La Rioja ou do Santander, mas é melhor do que ter que pagar tudo. Afinal, o euro tá beeem caro.
As inscrições vão até 1º de novembro e para se candidatar você não pode morar na Espanha. Ah, e antes que você diga “mas deve impossível de ganhar essa bolsa”, tem um relato da Isabela Rufato, que foi bolsista da Fundación Lengua e contou tudo aqui no site.
>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.