bolsa para fazer curso de línguas no exterior partiu intercambio

Bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todos os anos

Toda vez que abre um edital de bolsa para fazer curso de línguas no Exterior o Partiu Intercâmbio bomba de acessos. Afinal, tem muita gente que quer uma oportunidade pra melhorar seus conhecimentos em línguas estrangeiras no Exterior.

Sendo bem sincera com vocês, eu não esperaria por uma bolsa de estudos no Exterior para começar a aprender inglês. Até porque a grande maioria das bolsas para curso de inglês no Exterior não são bem bolsas, mas concursos culturais que dão cursos de graça pra pessoa que postar a melhor foto, fizer o melhor vídeo ou escrever a melhor frase. Aquela coisa bem promoção mesmo.

Esse tipo de concurso eu sempre posto no buscador do Partiu Intercâmbio na parte de Cursos de idiomas, mas não dá pra garantir que um concurso que abriu em 2025 vai abrir em 2026. MAAAS existem algumas bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todos os anos e saber delas com bastante antecedência pode ajudar vocês a se prepararem, o que sempre é muuuito bom. Então vamos lá!

>>> Concurso vai dar curso de inglês nos EUA com tudo pago

Bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todo ano

Caso vocês conheçam mais bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abra todos os anos, avisem nos comentários e eu atualizo aqui! 🙂

>>> Dicas de um professor americano pro seu inglês avançar

Bolsa para estudar inglês nos EUA na Universidade da Pensilvânia

O USA Summer Experience – UPENN é um programa da Universidade da Pensilvânia em parceria com um banco que dá bolsas para um curso de verão para estudar inglês nos Estados Unidos. E não é pouca bolsa, viu? Todos os anos, 90 estudantes são selecionados para viver a experiência de imersão linguística e cultural.

O programa dura três semanas e inclui as passagens aéreas, acomodação e refeições durante o período do intercâmbio. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 30 anos no momento da inscrição e ter nível intermediário baixo (equivalente a B1).

Eduardo Rodrigues Tomm, de 19 anos, se candidatou ao programa depois de ver a bolsa aqui no site do Partiu Intercâmbio e foi selecionado para a turma de 2024: “Foi uma das melhores experiências da minha vida, viajei para os EUA que era meu sonho, conheci cidades históricas e famosas como a Filadélfia, Nova York e Washington, fiz amizades e, além de tudo, pude me conhecer melhor”. Confira aqui a entrevista na íntegra.

UpennBrasil-estudar ingles nos eua upenn

Bolsa para curso de Espanhol na Espanha de La Rioja

Das bolsas para fazer curso de línguas no exterior essa é uma das mais antigas e mais disputadas também! A bolsa para estudar Espanhol na Espanha da Universidade de La Rioja dá um curso de três meses com tudo pago. Os bolsistas recebem um pagamento 1500 euros para cobrir os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso.

O custo total das taxas acadêmicas dos Cursos de Língua Espanhola da Universidade de La Rioja para o curso trimestral. O alojamento em residência universitária e seguro saúde. Para poder se inscrever tem que estar vinculado a uma universidade no Brasil e precisa ter ótimas notas. A inscrição é toda online e abre sempre no início do ano. A Thainá foi folsista do programa e contou tudo sobre a experiência da bolsa de La Rioja aqui.

Universidade de Winnipeg dá bolsa para curso de inglês no Canadá

Outra ótima oportunidade de bolsa para curso de línguas no Exterior é o programa President’s Scholarship for Young Leaders da Universidade de Winnipeg, no Canadá. Apesar de serem apenas três bolsas, a boa notícia é que o edital não fala em limite de idade e nem em conhecimento mínimo do idioma.

Para se candidatar, é necessário ser aceito no programa e ter um “UW Student Number”, que será usado na candidatura à bolsa de estudos. As bolsas são válidas somente para cursos de 14 semanas e têm o valor de 3.500 dólares canadenses. O montante é parcial e não cobre o valor integral do curso, tampouco outras despesas.

>>> Melhores bolsas de estudo no Canadá

Winterkurs do DAAD para curso de Alemão na Alemanha

O programa Winterkurs do DAAD seleciona todos os anos brasileiros para cursos de alemão de dois meses na Alemanha. Os cursos geralmente são oferecidos em diferentes cidades da Alemanha. Para se candidatar precisa ser estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico, a partir do 4º semestre. Vale da graduação até o doutorado. Também é preciso ter, pelo menos, nível intermediário de alemão.

>> Motivos para começar a estudar alemão agora

A bolsa oferece um valor fixo em euros para que se compre a passagem de ida e volta, seguro saúde e mais quase dois mil euros para se manter durante todo o curso. No entanto, o DAAD aconselha que os selecionados levem de 500 a 800 euros próprios pra passar o período do curso, mas isso depende da cidade e do seu estilo de vida também. O edital geralmente abre mais pro meio do ano lá por junho ou julho. Já falei mais do Winterkurs aqui no Partiu Intercâmbio e como eu ganhei a bolsa em 2009 e ja faz muuuito tempo disso, entrevistei um brasileiro selecionado pro curso de alemão na Alemanha aqui no site. Em 2021, por conta da pandemia, o curso de alemão será online e os selecionados receberão uma bolsa em euros durante o curso.

Concurso TOP Espanha para intercâmbio na Espanha

Todos os anos o Santander dá cerca de 100 bolsas de estudos para curso de espanhol de três semanas em Salamanca, na Espanha. A bolsa cobre simplesmente todos os custos dos selecionados e todo mundo viaja junto para o curso na Espanha. Para poder participar você precisa estar na graduação e a sua universidade precisa ter convênio com o Santander Universidades para este edital.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

O Santander divulga todos os anos quais são as universidades participantes. Caso sua universidade nunca esteja nestes concursos, vale a pena passar no departamento de mobilidade acadêmica (ou relações internacionais) para incomodar pra eles entrarem nas próximas edições. As inscrições abrem geralmente no início do ano e curso rola nas férias de julho.

Bolsa para curso de espanhol da Fundação Lengua

A Fundación Lengua, em Valladolid, na Espanha, todos os anos oferece bolsas de estudos abertos para curso de espanhol na Universidade. Os cursos têm duração de duas semanas. Pessoas com todos os níveis de espanhol podem se candidatar. A Isabela Rufato, de Arapongas, no Paraná, ganhou a bolsa da Fundação Lengua em 2018, e contou tudo pra gente aqui no Partiu Intercâmbio sobre o intercâmbio para aprender espanhol. A bolsa cobre apenas o custo do curso e não cobre despesas com passagem e acomodação.

AKS: bolsas intercâmbio na Coreia do Sul de graça

A Academia de Estudos Coreanos (AKS ou 중앙 연구원) tem um Programa de Verão para Estudantes Internacionais que dá bolsas para intercâmbio na Coreia do Sul. A proposta da AKS é oferecer um curso de verão intensivo em estudos coreanos para universitários estrangeiros. O curso é dividido ensino intensivo de língua coreana, cultura, economia, arte  e atividades culturais tradicionais.

As bolsas incluem todos os custos relacionados ao curso e às despesas dos selecionados durante o período de aulas – o valor do curso, hospedagem, alimentação e transporte, além de passeios e visitas. Os únicos custos não incluídos são as passagens de ida e volta e o seguro saúde.

>>> Brasileiro conta mais sobre intercâmbio na Coreia

Curso de alemão e formação profissional na Alemanha com tudo pago

O programa Parcerias para a Formação Profissional Dual com Escolas na América Latina (APAL) é uma oportunidade para aprender alemão e se aperfeiçoar na área da saúde. Para se candidatar, é preciso ter apenas educação básica.

Se não tiver nível B1 de alemão, o selecionado inicia o curso no Goethe-Institut Brasil até atingir esse conhecimento para solicitar o visto e o reconhecimento do histórico escolar brasileiro. Já no país europeu, o bolsista faz curso de alemão para atingir o nível B2. Após concluir essa etapa, o estudante começa a formação profisisonal dual na Alemanha.

O APAL oferece remuneração mensal garantida por contrato de formação, apoio na tradução de documentos, taxa fixa para mobiliar o apartamento e suporte financeiro para um voo de ida e volta para o Brasil durante a formação.

APAL formação profissional saúde Alemanha
Amanda durante uma de suas viagens na Europa (arquivo pessoal)

Amanda Parkert, que tem 20 anos e é de Santa Cruz do Sul (RS), está fazendo a formação dual em Enfermagem no Universitätsklinikum Bonn: “a experiência tem sido extremamente enriquecedora, tanto pela oportunidade de estudar na Alemanha e melhorar meu alemão quanto por poder
explorar diversas cidades e conhecer outros países da Europa. Não é fácil, mas vale muito a pena”.

MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália

Mais uma oportunidade de curso de línguas no exterior: o edital do Ministério das Relações Exteriores italiano também oferece bolsa para curso de italiano em uma universidade do país por três meses. O programa costuma cobrir matrícula, seguro saúde e o pagamento de um subsídio no valor total de 3.000€ para cobrir os custos de vida do bolsista.

Entre os pré-requisitos específicos das bolsas para curso de idioma na Itália do MAECI estão ter no máximo 28 anos e conhecimento básico da língua italiana (nível A2).

>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

PDPI dá bolsas para professores de inglês nos EUA

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa – PDPI da Fulbright/Capes dá bolsa para professores de inglês nos EUA. O edital leva 200 professores de todo o Brasil para um curso de aperfeiçoamento de seis semanas com tudo pago.

Para se inscrever, é preciso ser concursado em exercício na rede pública de ensino. O objetivo do PDPI é fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.

>>> Veja mais bolsas para os Estados Unidos

Stipendium Hungaricum dá bolsas para curso preparatório em húngaro na Hungria

Além das bolsas para graduação, mestrado e doutorado na Hungria, o Stipendium Hungaricum também tem bolsas para cursos preparatórios em húngaro.

O edital do governo prevê isenção de taxas universitárias, um auxílio mensal de cerca de 365 euros (no início) e 470 euros (no final) para doutorado e de 110 euros para o restante dos cursos durante todo o período de estudos. As bolsas também incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação e seguro médico.

Geumgang Language Center tem bolsa para curso de coreano na Coreia

Korean Language Program da Geumgang University (GGU) é um programa de curso de línguas no exterior um pouco diferente: você ganha uma bolsa para estudar coreano na Coreia do Sul e, em contrapartida, ensina inglês.

O curso de coreano tem duração de 16 semanas e os alunos devem participar de quatro encontros semanais e de um encontro sobre a cultura coreana uma vez por mês. As aulas são em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. 

Estrangeiros fluentes em inglês podem se candidatar se estiverem na universidade ou terem acabado de se graduar. Os selecionados recebem apoio financeiro adicional e têm direito a um dormitório mobiliado compartilhado com um estudante nativo do país. 

Cursos online: alternativa ao curso de línguas no exterior

A gente sabe que um curso de línguas no exterior é o grande sonho dourado de muitos de vocês. Ainda assim, não dá pra negar que ir começando com um curso de idioma online grátis pode ajudar você muuuuito não só na vida profissional mas também a ficar um candidato atraente para ganhar bolsas de estudos de outros tipos e para intercâmbios mais longos.

Assim, a gente acredita aqui que não vale ignorar oportunidades para fazer curso de idiomas online e grátis. Confere a lista de alguns guias que fizemos aqui no Partiu Intercâmbio: Cursos de inglês online grátis, cursos de espanhol online grátis e cursos de alemão online grátis.

Mas e bolsa para curso de inglês no Exterior de graça?

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todos os anos”

  1. A Jéssica colocou a mesma dúvida que eu iria postar…parece então que quem não está estudando não pode concorrer a nenhuma dessas bolsas…

  2. Bruna, todo intercâmbio que eu vejo é pra quem é vinculado com universidade, no meu caso eu não estou estudando, mas eu queria fazer um curso de Alemão na Alemanha, será que existe algum?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais