bolsa para curso de italiano na Itália bolsas para curso de idioma na Itália maeci partiu intercambio

MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália

Se você está procurando uma bolsa para curso de italiano na Itália essa é a sua chance! Tem edital de bolsa de estudos aberto pra quem tem uma noção básica de italiano e quer aprender mais ou já fala e deseja aprimorar a língua. Além de incluir mestrado, doutorado, projetos de pesquisa e cursos de formação profissional em áreas artísticas, o MAECI também tem bolsa para curso de italiano na Itália.

O programa do Ministério das Relações Exteriores italiano (MAECI) está com o edital aberto. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho de 2023. Se você quiser ver todas as oportunidades do programa, dá uma olhadinha neste post. A bolsa é destinada a estudantes que queiram frequentar um curso de italiano em uma universidade do país por três meses.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

O que a bolsa para curso de italiano na Itália cobre?

O programa do governo italiano inclui seguro saúde e o pagamento mensal de um subsídio de 900 euros para cobrir os custos de vida do bolsista no país. Contudo, os selecionados para as bolsas para curso de idioma na Itália não ganham isenção de taxas de matrícula no curso. A bolsa também não cobre passagem e nem acomodação. Brasileiros não precisam de visto de estudante para poder fazer um curso de três meses na Itália, então, não há necessidade de tirar visto para isso.

>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Requisitos para se inscrever para curso de idioma na Itália

No caso dos estudantes brasileiros, angolanos, moçambicanos e de várias outras nacionalidades podem se candidatar aqueles que possuem cidadania italiana (que são considerados “italianos residentes no exterior”) e também quem tiver somente a nacionalidade brasileira. Entre os pré-requisitos específicos das bolsas para curso de idioma na Itália do MAECI estão:

O requisito do idioma deverá ser comprovado na candidatura através de um certificado ou atestado.

Candidatura para a bolsa do MAECI

A candidatura para a bolsa para estudar na Itália deve ser feita pela internet no Portale Study in Italy até as 14h (horário da Itália) do dia 9 de junho. É necessário, primeiramente, se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

A seleção da bolsa do MAECI

O edital do MAECI não informa quantas pessoas receberão a bolsa para curso de italiano na Itália. Além disso, se selecionado, o estudante será notificado e deverá realizar a inscrição no curso. No final dos procedimentos de avaliação, o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) notificará a concessão da bolsa aos candidatos aprovados apenas por e-mail na plataforma Study in Italy. O site de cada Embaixada da Itália no exterior publicará a lista final de classificação, com vencedores e reservas. A exclusão do nome de um candidato na lista de vencedores e reservas publicada pela missão diplomática implica que o candidato não tenha recebido a bolsa.

Quando são os cursos de italiano cobertos pela bolsa?

As bolsas do MAECI para cursos de italiano têm a duração máxima de três meses e são concedidas a partir de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024. Assim, seu curso de idiomas na Itália deve começar dentro deste perído.

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Como economizar para pagar a taxa do curso na Itália

A bolsa do MAECI para curso de italiano não cobre a taxa dos cursos. Para fazer esse pagamento e ir juntando seus euros antes de sair do Brasil, recomendamos fazer o cartão multimoedas do Wise, com ele você pode ir comprando euro com valores muito mais baixos além de fazer pagamentos da taxa de inscrição com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja mais informações sobre as bolsas
Leia o edital completo do programa
Candidate-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

17 comentários em “MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália”

  1. Oi, na aba de inscrição pergunta para qual a instituição eu estou me inscrevendo, onde eu encontro a lista com as instituições participantes ?

  2. Laura Machado Biagiotti

    Olá Bruna ! Fiquei em dúvida se é possível aplicar para o curso de italiano e algum outro de graduação ao mesmo tempo ?! Obrigada .

  3. Letícia Macêdo

    Oi Bruna, poderia me tirar uma dúvida?
    Sabe como posso tirar meu certificado de proficiência A2 ?

    Obrigada, aguardo.

  4. Enviei um email a eles, ainda nao recebi resposta. Vou dar inicio a minha candidatura. Outra coisa que gostaria de te perguntar é em relação ao certificado. Você sabe se os certificados permitidos são somente aqueles que a lista dá?

  5. Olá, Bruna, só é permitido finalizar o cadastro quem já tem o passaporte? Nas candidaturas anteriores o site permitia também a carteira de identidade

  6. Oi Bruna, boa tarde. Eles dizem no edital algo referente ao concorrente à bolsa de estudos deve estar frequentando um curso de italiano a nível universitário. O que seria isso? Eu não faço curso de italiano, já o fiz mas nas atualmente não frequento nenhum. Poderia me sanar essa dúvida? Abraços!

    1. Henrique, isso significa que o curso na Itália precisa ser um curso de idiomas oferecido por uma universidade. Na postagem, tem o email da pessoa responsável pela candidatura de brasileiros. Se você ainda tiver dúvidas, recomendo entrar em contato com ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais