bolsas para pós-graduação na Itália maeci mestrado doutorado

MAECI: bolsas para pós-graduação na Itália têm inscrições abertas (mestrado e doutorado)

Pós na Itália é o seu sonho? O governo italiano está com o edital aberto para o programa do MAECI (Ministério das Relações Exteriores), que busca incentivar estrangeiros e residentes no exterior a estudarem no país.

Entre as oportunidades oferecidas, há bolsas para pós-graduação na Itália. São bolsas de mestrado e doutorado. Foi uma bolsa desse tipo que eu ganhei quando estudei na Universidade de Bolonha — contei tudo aqui.

O que é o programa de bolsas do MAECI?

O programa tem o objetivo de difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana. São oferecidos auxílios para estudantes de diferentes níveis e âmbitos de estudo em instituições públicas ou legalmente reconhecidas.

No caso do mestrado, é possível apresentar candidatura para qualquer curso di Laurea Magistrale oferecido por universidades públicas reconhecidas pelo MIUR. Já para poder se inscrever nas bolsas de doutorado, os candidatos devem ter uma carta de aceite da universidade italiana na qual pretendem estudar.

>>> Onde brasileiro paga pouco para estudar

Como são as bolsas para pós-graduação na Itália

As bolsas para pós-graduação na Itália têm duração de seis ou nove meses. Elas são válidas para o período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024. Estão incluídos seguro saúde e o pagamento de 900 euros mensais para cobrir os custos de vida do bolsista no país.

Além disso, os selecionados para o programa terão isenção das taxas de matrícula universitária. Na Itália, as universidades públicas não são gratuitas, e o estudante deve pagar uma taxa anual de matrícula.

A possibilidade de renovação da bolsa de estudo na Itália é vinculada ao cumprimento do programa de estudos previsto para o ano acadêmico.

>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Requisitos das bolsas de mestrado e doutorado do MAECI

Os requisitos para concorrer a uma das bolsas para pós-graduação na Itália do MAECI são:

  • Diploma universitário compatível com o curso escolhido (tipo ter graduação se você quiser entrar no mestrado)
  • Ter no máximo 28 anos para entrar no mestrado e 30 para entrar no primeiro ano do doutorado;
  • Para cursos universitários em italiano: possuir proficiência em italiano de nível B2 ou superior (de acordo com o Quadro comum europeu de referência para línguas);
  • Para cursos universitários em inglês: possuir proficiência em inglês de nível B2 ou superior (de acordo com o Quadro comum europeu de referência para línguas);

>> Quais bolsas para estudar no Exterior não tem limite de idade

O requisito do idioma deverá ser comprovado na candidatura através de um certificado ou atestado.

Candidatura às bolsas de pós-graduação na Itália do MAECI

A candidatura para as bolsas para pós-graduação na Itália deve ser feita pela internet no Portale Study in Italy e foram prorrogadas até as 14h (horário da Itália) do dia 9 junho de 2023. É necessário primeiramente se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

A seleção será feita pelos órgãos de representação diplomática italiana no país do candidato. Se selecionado, o estudante será notificado e deverá realizar a inscrição na universidade.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Como e fazer pós na Itália com a bolsa do MAECI?

Nossos mentorados Flávia, Milena e Charles foram estudar na Itália na Universidade de Milão, Politécnico de Milão e Universidade de Pádua respectivamente, com a bolsa do MAECI. Todos eles já conversaram com a gente em lives do Partiu Intercâmbio e deram detalhes sobre como é a experiência de ser bolsista do MAECI na Itália.

Clique nos nomes dos mentorados para ver os depoimentos deles sobre a candidatura na bolsa, nas universidades e também para ver dicas de como ter sucesso nesta candidatura.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Candidate-se agora
Veja todos os editais do MAECI

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

24 comentários em “MAECI: bolsas para pós-graduação na Itália têm inscrições abertas (mestrado e doutorado)”

  1. Não consigo enviar minha candidatura, o site cai todas as vezes. Não consigo sequer criar um rascunho. Alguém saberia o que fazer?

  2. Alguem mais com problema para se inscrever no curso de italiano? O meu da “network error” e eu nao consigo finalizar a inscrição ):

  3. Gentile candidato,

    il portale è attualmente offline a causa di un malfunzionamento tecnico dei server. Stiamo lavorando a una soluzione che permetta al portale di tornare online e, ad ogni buon fine, prevediamo un’estensione dei termini del bando per permettere il completamento delle domande. Potrà trovare ulteriori informazioni sulla homepage del portale una volta che sarà tornato online.

    Nello scusarci per queste problematiche,

  4. Ola Bruna sempre na Itália a exigência é ter até 28 anos para mestrado? Tenho 38 e quero tento estudar um mestrado na italia… Existe esta possibilidade em algum outro momento?

  5. Toda vez que tendo acessar o link da inscrição da como indisponível. Ou que o site ta em manutenção ou que não é possível acessar o site. Não encontro também outras informações na internet. Alguém pode me ajudar?

  6. Oi! Onde encontro as universidades que estão participando desse programa? Estou com dificuldades para entrar no site. Obrigada!

  7. O meu cadastro fica aparecedo que eu nao posso me candidatar porque vou fazer 28 anos em setembro, porem no edital fala que nao poderia ter 28 anos até dia 31/05, quando encerra a candidatura. Mandei email para este do blog, a caixa está cheia e acaba voltando. Confusao! ;/

  8. Ana Paula Ângelo

    Todas as bolsas mestrados tem o requisito de idade máxima de 28 anos?
    Tenho 32 anos, possuo cidadania italiana, já falo e escrevo também.
    Não consigo bolsa de mestrado na área de direito por possuir mais que a idade permitida?

  9. Nanda Barboza

    Olá!! No lugar da carta de aceite como coloquei uma carta pedindo a candidatura a universidade, pois vi que poderia ser a de aceite ou a de inscrição. Mandei pra um amigo meu em Milão que é professor e ele disse que estava correto.
    Porém gostaria de saber onde sai o resultado e quando sai, pois tentei achar os resultados do ano anterior e nao encontrei

  10. Bom dia, também estou com a mesma dúvida da Marta: para conseguir a carta de aceite pedida no ato da inscrição, é preciso dar entrada mna declaração de valor primeiro? Obrigada

  11. Oi! Gostaria de saber se eu preciso estar formada no ato da inscrição ou se posso me formar antes de começar o mestrado (me formo em junho)

  12. Olá, eu estou com dúvidas em relação aos documentos, eles pedem uma carta de aceite, não entendi que carta é essa, pois a carta de aceite da universidade é depois da inscrição né?

  13. Elvia Rafaela

    Oie! Eu falo e escrevo italiano, mas estou encontrando muuuitas dificuldades em me inscrever :/
    Não tô conseguindo entender onde encontro as universidades para mestrado na área do direito.
    e num site q eu fiz meu cadastro tb ta me pedindo o certificado de língua italiana. Eu não tenho. Ou seja, não poderei me candidatar?

  14. Oi Bruna!
    Eu estou no processo de inscrição e minha dúvida é na questão dos documentos. Em relação ao diploma não tem especificado que deve ser traduzido ou não. Você sabe me informar se necessariamente eu devo pedir uma tradução e aí enviar? Obrigada!

  15. Oi, Bruna, não encontrei o e-mail da responsável pela candidatura de brasileiros, teria como me passar? Pois fiz 28 mês passado e não estou conseguindo me inscrever.

  16. Bom dia!!
    eu me inscrevi no ano passado, mas não terminei a inscrição. Posso me inscrever esse ano?
    Quando eu entro, aparece que já estou inscrita, mas seria renovação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais