Maeci: Bolsa para estudar na Itália do governo italiano




bolsas para estudar na itália maeci

Lembram do post no qual eu escrevi sobre estudar na Itália e contei um pouco sobre a minha experiência de mestrado em uma universidade italiana? Pois é, muita gente queria saber qual bolsa para estudar na Itália eu ganhei. O edital do MAECI está aberto para o próximo ano acadêmico e reunimos todas as informações aqui!

Bolsas na Itália

O Ministério das Relações Exteriores italiano (Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI) está recebendo candidaturas para a edição de 2022/2023 do seu programa de bolsa para estudar na Itália.

A instituição oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros de alguns países — incluindo Brasil, Angola, Moçambique e diversos países da América Latina — (veja a lista completa abaixo) e cidadãos italianos residentes no exterior, com o objetivo de difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana no mundo.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2022

O programa do MAECI oferece bolsa para estudar na Itália em diferentes níveis de ensino e âmbitos de estudo de instituições italianas públicas ou legalmente reconhecidas. Isso significa que, se a modalidade de curso que você pretende fazer está entre os beneficiados e a universidade está na lista das universidades do programa, você pode se candidatar para concorrer a uma bolsa do MAECI.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Sobre as bolsas na Itália e os tipos de curso incluídos no programa

O programa de bolsa para estudar na Itália do MAECI abrange diferentes modalidades e durações. As bolsas serão concedidas para candidatos que desejam fazer:

O que a bolsa para estudar na Itália do MAECI cobre?

Os selecionados para o programa de bolsa do MAECI terão isenção das taxas de matrícula universitária. Na Itália as universidades públicas não são gratuitas, e o estudante deve pagar uma taxa anual de matrícula. A isenção só não é válida para os cursos de língua e cultura italiana. Estes exigem o pagamento de uma taxa mensal a cargo do bolsista.

As bolsas para estudar na Itália também incluem um seguro de saúde e o pagamento de um subsídio de 900 euros mensais para cobrir os custos de vida do bolsista no país. Quando existe, a possibilidade de renovação das bolsas é vinculada ao cumprimento do programa de estudos previsto para o ano acadêmico. A bolsa do MAECI não cobre passagem ou custo de visto para os selecionados.

>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Quem pode concorrer à bolsa para estudar na Itália

No caso dos estudantes brasileiros, a bolsa para estudar na Itália é voltada tanto para aqueles que possuem cidadania italiana (que são considerados “italianos residentes no exterior”) quanto para quem tiver somente a nacionalidade brasileira. Entre os pré-requisitos para participar do programa estão:

  • Diploma universitário compatível com o curso escolhido (tipo ter graduação se você quiser entrar em uma pós ou no mestrado)
  • Ter até 28 anos para entrar no mestrado e fazer um curso de formação profissional ou de língua italiana;
  • Ter no máximo 30 anos para entrar no primeiro ano de doutorado;
  • Ter no máximo 40 anos para realizar um projeto de pesquisa;
  • Para cursos universitários em italiano: possuir proficiência em italiano de nível B2 ou superior (de acordo com o Quadro comum europeu de referência para línguas);
  • Para cursos universitários em inglês: possuir proficiência em inglês de nível B2 ou superior ( TOEFL, TOEFL Essentials, IELTS ou outros);
  • Para curso de italiano: possuir conhecimento da língua italiana de nível mínimo A2.

O requisito do idioma deverá ser comprovado na candidatura através de um certificado ou atestado.

Candidatura e seleção para as bolsas para estudar na Itália

A candidatura para a bolsa para estudar na Itália deve ser feita pela internet no Portale Study in Italy foi prorrogada até as 14h (horário da Itália) do dia 9 de junho. É necessário, primeiramente, se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

Os candidatos já precisam ter o aceite do mestrado, doutorado ou curso na Itália que desejam fazer. A seleção será feita pelos órgãos de representação diplomática italiana no país do candidato. Se selecionado, o estudante será notificado e deverá realizar a inscrição na universidade.

>>> Tudo sobre mestrado na Itália

É difícil ser aceito em uma universidade italiana?

Entrar na pós-graduação na Itália é bem mais simples do que no Brasil, no caso do mestrado, por exemplo, pois não precisa apresentar um projeto de pesquisa para fazer mestrado na Itália. A seleção é baseada no histórico acadêmico, currículo e às vezes em alguns requisitos específicos. Os cursos normalmente não têm um número fechado de vagas, por isso, podem ser aceitos até estudantes que depois precisem alinhar o currículo fazendo créditos extras. Os cursos a numero chiuso têm vagas limitadas, e a seleção é um pouco menos simples, mas mesmo assim não costumam ser tão concorridas.

Já o “Dottorato di ricerca”, o nosso doutorado, é um curso de terceiro ciclo no qual se adquire uma metodologia de pesquisa científica avançada para fazer uma tese. O Dottorato tem duração de no mínimo três anos e, ao contrário da Laurea Magistrale, a seleção é bem concorrida e difícil e as vagas são bem limitadas. Também são considerados de terceiro ciclo os cursos de residência médica, por exemplo.

Como é fazer mestrado na Itália?

A Jaqueline Crestani, aqui do Partiu Intercâmbio, fez mestrado em Semiótica na Universidade de Bolonha, em Bolonha, de 2013 a 2015. Ela se inscreveu pro curso como brasileira e depois se matriculou como italiana porque o passaporte italiano saiu. A Jaque também ganhou uma bolsa do MAECI para estudar lá. Na conversar abaixo, ela falou dos detalhe burocráticos para poder estudar na Itália, como quanto custa, quantos alunos são aceitos por semestre, quais documentos são necessários e também das coisas mais práticas da vida de estudante na Itália mesmo como, como é morar na Itália, como são os cursos, se ela acha que vale a pena estudar por lá.

Como o ritmo de pós na Itália é bem puxado, como a Jaque já explicou ou contar da experiência dela ao fazer mestrado na Itália , é difícil dar conta de todas as provas e, ao mesmo tempo, fazer a pesquisa, a maioria das pessoas acaba o curso de mestrado em dois anos e meio ou três.

Posso acumular a bolsa do MAECI com outras bolsas na Itália?

A bolsa do MAECI é incompatível com qualquer outra bolsa de estudos oferecida pelo governo italiano ou qualquer outra instituição pública italiana, incluindo as bolsas concedidas por autoridades e agências educacionais regionais. A bolsa de estudos pode ser acumulada com outros programas europeus, como Erasmus Mundus, e outras bolsas oferecidas por instituições internacionais, mas não será paga pelos períodos de estudo fora da Itália.

Quando as bolsas do MAECI são pagas

As bolsas do MAECI são concedidas por períodos de 9, 6 ou 3 meses a partir de 1º de novembro de 2022 a 31 de outubro de 2023. Assim é importante ter em mente que os bolsistas não recebem a bolsa de estudos antes de novembro e é importante se preparar financeiramente para arcar com os custos de passagem, hospedagem e alimentação até a primeira parcela da bolsa de estudos ser paga. Para ir juntando seus euros antes de sair do Brasil, recomendamos fazer o cartão multimoedas do Wise, com ele você pode ir comprando euro com valores muito mais baixos além de fazer pagamentos da taxa de inscrição ou outras taxas com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja mais informações sobre as bolsas
Leia o edital completo
Veja as bolsas de pós na Itália de 2022
As bolsas de curso de italiano 2022

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

28 responses to “MAECI recebe candidaturas para programa de bolsa para estudar na Itália em 2022”

  1. Daiane dias Curvello says:

    Dicas perfeitas….

  2. gabriella says:

    site saiu do ar??! não consigo acessar nenhum link, preciso confirmar minha candidatura!

  3. Neto says:

    Não consigo fazer minha candidatura, o site está fora do ar alguns dias! e o prazo para inscrição é até o dia 30/05

    Alguém pode me ajudar????

  4. Oi! Não tem a data de quando se inicia algum dos cursos.

  5. Camila Gonzaga de Oliveira says:

    A proficiência pode ser do Dante Alighieri? Ou só CEIS/CELI?

  6. DANIELLE says:

    Oie
    O Diploma pra fazer mestrado pode ser enviado em portugues?
    e a carta de motivaçao e referencia, e cv precisa ser em que idioma?

    muuuuuito obrigada

  7. Patricia says:

    Boa taerde!
    Pra mim sempre aparece a mensagem “You are insert unexpected characters, please remove them!”
    E eu ja tentei de tudo aqui, mas nao muda.
    Mais alguem ta passando por isso e poderia me ajudar?
    Obrigada!

  8. Lucas Simões says:

    Olá. Alguém saberia me informar se os documentos pedidos na pré inscrição tem de ser autenticados em cartório? Ou posso fazer diretamente no consulado?

  9. Danielle says:

    Voces podem me confirmar se é este o site?

    https://studyinitaly.esteri.it/

    obrigada!! <3

  10. Danielle says:

    Então, eu me inscrevi ano passado, mas não terminei a inscrição. Posso fazer este ano?

  11. Mateus says:

    Olá, eu não consegui responder a questão “Quanti erano i mille di Garibaldi (in lettere)?” sempre dá errada a minha resposta! o que faço?

  12. Shirley says:

    Incrível como a vida acaba aos “enta”! A partir de 40 não se tem mais oportunidades… Para 50, como é meu caso… nem pensar!
    Acho que vou procurar curso de tricô/crochê bem ao estilo do século passado. RSS
    Obrigada por todas as informações!
    Gratidão sempre!

  13. Fernanda Mendes Sartori says:

    No Borseonline eu consegui me inscrever, só que não acho onde escolho o curso ( quero fazer linguas) alguem poderia me ajudar por favor?

    • caio braga ferreira says:

      Eu também não consegui escolher o curso somente a universidade, e continuo sem saber quando vai sair o resultado. Eu sei que seremos notificados, mas seria bom sabermos a data.

    • caio braga ferreira says:

      Fernanda acabei de me informar melhor aqui e é assim mesmo, vocÊ escolhe primeiro a faculdade e depois quando sai o resultado que você conseguiu a bolsa é que vocÊ se inscreve no curso que vocÊ na faculdade, onde o resultado sai no dia 22 às 18:00 no horário da itália.

  14. caio braga ferreira says:

    Olá.
    Vocês tem a informação de quando sai o resultado ? Pois isso não é informado lá no site da instituição.
    No mais obrigado.

  15. Gabriela Leite says:

    Olá,

    me interessei pelo “Corsi di Laurea Magistrale a ciclo unico” em Arquitetura, que li em outro post seu. Hoje curso engenharia civil e acredito que o curso completo em Arquitetura seria o que mais me realizaria, já que eu sairia com um diploma equivalente a de mestrado com todo o embasamento de uma graduação também. O problema é que não encontrei bolsas para cursar os 5 anos, você sabe se é oferecida em algum lugar?

    Obrigada

    • Aline Rodrigues says:

      Geralmente as próprias universidades oferecem bolsas, porem as bolsas sao por periodo, ou seja, voce tem que tirar boas notas em todas as disciplinas para poder renovar a bolsa do próximo periodo, eu te aconselho a entrar no site das universidades e olhar as oportunidades paea estudantes internacionais, mande e-mail para os coordenadores internacionais das unis, demonstre seu interesse, boa sorte!

  16. caio braga ferreira says:

    Olá a todos (as).
    Realizei a minha inscrição, mas não consegui me candidatar, isto é, sequer consegui dizer que eu gostaria de fazer mestrado na instituição tal, com o curso tal. Alguém pode me ajudar ?

  17. Vivian Monteiro says:

    Boa Noite, me interessei pelo curso de língua italiana,

    -Eu preciso tirar algum visto específico para cursar (estudante ou outro)?
    -Como faço para conseguir o certificado de A2 (que pelo que eu entendi é o exigido para cursar o curso de língua italiana)?
    -Esse curso também é pago?

    Muito Obrigada! Essa página é excelente!

  18. Carol Braga says:

    Olá, entrei em vários links e não consegui visualizar em nenhum lugar a lista de universidades e de cursos oferecidos na área de especialização e mestrado =/ Pode me ajudar?

  19. Camila Carvalho says:

    Olá, Jaqueline!!
    Gostaria de saber se estas bolsas são apenas para estudantes ou se também é válida para pessoas que já concluíram uma graduação ou pós-graduação (no meu caso)?
    Em caso afirmativo, sabe me dizer se posso escolher um curso diferente da minha área de formação?

  20. Larissa Spanivello Barbosa says:

    Ola..Esse certificado ou atestado d nivel A2 pode ser emitido p uma escola d lingua ou so poder ser os d CElS. CELI?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio