

Universidade em Milão dá bolsas integrais de mestrado na Itália


Quer fazer mestrado na Itália, morar em Milão e ganhar uma coroa de louros como a da foto (!) no dia da sua banca? Além das bolsas de graduação, a Università Commerciale Luigi Bocconi também possui programas para conceder bolsas integrais de mestrado na Itália. O programa têm como critério o desempenho acadêmico. As inscrições são feitas em sessões.
A Bocconi é uma instituição muito conhecida na Itália e também fora dela, aparecendo muito bem colocada em vários rankings internacionais. A universidade, localizada em Milão, oferece 19 cursos de mestrado nas áreas de Economia, Administração, Finanças, marketing e Ciências Sociais. Os cursos têm duração de dois anos e grande parte das aulas é em inglês.
>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Bolsas integrais de mestrado na Itália
O Bocconi Graduate Merit Awards dá bolsas integrais de mestrado na Itália para os candidatos que tiverem os melhores desempenhos entre os inscritos no processo de admissão. Por isso, não existe um procedimento diferenciado para se candidatar a essas bolsas, pois os estudantes serão selecionados entre todos aqueles que se candidatarem.
As bolsas incluem isenção total das taxas universitárias – no valor de aproximadamente 14.000 euros por ano. Para alguns bolsistas também poderá ser concedida acomodação sem custos na residência universitária.
O principal critério de seleção é o desempenho acadêmico, mas será avaliado o dossiê completo enviado pelo candidato. As bolsas duram um ano, mas são renovadas automaticamente para o segundo ano, desde que seja cumprido o progresso acadêmico exigido pela universidade.
Women Awards
A universidade também possui uma bolsa exclusiva para mulheres com as mesmas regras. O programa Women Awards dá uma bolsa de isenção total das taxas universitárias para mulheres aceitas no curso de mestrado em Finanças.
Bocconi International Award Graduate
Por fim, a Bocconi também tem um programa focado nos estudantes internacionais, já que no caso dos anteriores também são elegíveis estudantes italianos. O International Award Graduate inclui uma isenção de 50% nas taxas acadêmicas, no valor de aproximadamente 6 mil euros anuais.
De resto, o programa funciona da mesma forma que os outros: não é necessária uma candidatura separada e a seleção é baseada no desempenho acadêmico.
Como concorrer às bolsas integrais de mestrado na Itália
O processo de admissão nos cursos de mestrado da Bocconi tem várias sessões de candidatura. No entanto, a universidade deixa bem claro que os estudantes que se candidatarem nas primeiras sessões terão mais chances de serem selecionados: “a maioria das bolsas será atribuída nas primeiras sessões relevantes”.
São cinco sessões de seleção, mas a universidade recomenda aplicar o quanto antes para ter mais chances de ganhar uma das bolsas integrais de mestrado na Itália. O primeiro round de application para estudar na Bocconi se encerra em 30 de novembro de 2022 e a última sessão do processo seletivo recebe inscrições até o dia 25 de maio de 2023. No link abaixo você, pode acessar o calendário completo.
Para se candidatar, é necessário preencher a Application Online e anexar a documentação exigida e pagar a taxa de inscrição de 100 euros (veja dicas para economizar abaixo). Serão levados em consideração:
- Resultado em um teste de aptidão (GMAT ou GRE );
- Histórico acadêmico;
- Currículo e carta de motivação;
Além disso, até a data da matrícula no curso será necessário comprovar conhecimento em língua estrangeira por meio de prova de proficiência: IELTS, TOEFL ou outras (para cursos em inglês) ou CELI ou outras (para cursos em italiano).
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxa do University Admissions para estudar na Suécia! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre as bolsas
Informações das bolsas para mulheres
Sobre as bolsas para estudantes internacionais
Veja o calendário completo
Mais sobre o processo de admissão
Sobre o autor


Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?


Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “Universidade em Milão dá bolsas integrais de mestrado na Itália”
Prezados permitam me fazer o mestrado na Universidade de Padua. Com tudo a V.Excia melhor dicidira.
Agradeço!
Oláaaaa (:
Quais universidades da Itália fazem parte da bolsa MAECI?
Gostaria de cursar meu mestrado na Universidade de Padua.
Agradeço!
GOSTARIA DE PARTICIPAR
Alguns links que direcionam pro site da Universidade não estão funcionando…