Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália

Imagem: Università Bocconi/Divulgação

Imagem: Università Bocconi/Divulgação

Quer fazer mestrado na Itália, morar em Milão e ganhar uma coroa de louros como a da foto (!) no dia da sua banca? Além das bolsas de graduação, a Università Commerciale Luigi Bocconi também possui programas para conceder bolsas integrais de mestrado na Itália. Os programas têm como critério o desempenho acadêmico ou a renda. As inscrições são feitas em sessões.

Bolsas na Itália

A Bocconi é uma instituição muito conhecida na Itália e também fora dela, aparecendo muito bem colocada em vários rankings internacionais. A universidade, localizada em Milão, oferece 10 cursos de mestrado nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Ciências Sociais. Os cursos têm duração de 2 anos e grande parte das aulas é em inglês.

>>> Governo italiano oferece bolsas para pós-graduação

Bolsas integrais de mestrado na Itália

O Bocconi Graduate Merit Awards dá bolsas integrais de mestrado na Itália para os candidatos que tiverem os melhores desempenhos entre os inscritos no processo de admissão. Por isso, não existe um procedimento diferenciado para se candidatar a essas bolsas, pois os estudantes serão selecionados entre todos aqueles que se candidatarem.

As bolsas incluem isenção total das taxas universitárias – no valor de aproximadamente 13.000 euros por ano. Para alguns bolsistas também poderá ser concedida acomodação sem custos na residência universitária.

>>> Como é fazer mestrado na Itália?

O principal critério de seleção é o desempenho acadêmico, mas será avaliado o dossiê completo enviado pelo candidato. As bolsas duram 1 ano, mas são renovadas automaticamente para o segundo ano, desde que seja cumprido o progresso acadêmico exigido pela universidade.

>> Em quais países brasileiro estuda pagando pouco ou nada

Bolsas parciais de mestrado na Itália

A Universidade também tem uma oportunidade de bolsas parciais (50% do preço dos cursos) exclusiva para estudantes internacionais. A bolsa também é oferecida pelo critério de mérito, ou seja, você precisa ter boas notas e um bom currículo para ser considerado para a oportunidade.

Essas bolsas também duram 1 ano e são renovadas automaticamente para o segundo, desde que sejam cumpridas as exigências de progressão no curso da universidade.

>>> Tudo sobre mestrado na Itália

Como concorrer às bolsas integrais de mestrado na Itália

O processo de admissão nos cursos de mestrado da Bocconi tem várias sessões de candidatura. No entanto, a universidade deixa bem claro que os estudantes que se candidatarem nas primeiras sessões terão mais chances de serem selecionados: “a maioria das bolsas será atribuída nas primeiras sessões relevantes”. São seis sessões de seleção: A universidade recomenda aplicar o quanto antes para ter mais chances de ganhar uma das bolsas integrais de mestrado na Itália. O primeiro round de application para estudar na Bocconi se encerra em 10 de dezembro e a última sessão do processo seletivo recebe inscrições até o dia 30 de maio de 2019. Abaixo você pode ver o calendário completo.

Para se candidatar, é necessário preencher a Application Online e anexar a documentação exigida. Serão levados em consideração:

  • Resultado em um teste de aptidão (GMAT ou GRE – saiba mais aqui);
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo e carta de motivação;

Além disso, até a data da matrícula no curso será necessário comprovar conhecimento em língua estrangeira.

Saiba mais sobre as bolsas de mestrado
Veja o calendário completo com os prazos para inscrição
Mais sobre o processo de admissão

Veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália”

  1. Leticia Eca disse:

    Oláaaaa (:

    Quais universidades da Itália fazem parte da bolsa MAECI?

    Gostaria de cursar meu mestrado na Universidade de Padua.

    Agradeço!

  2. Sarah Marques disse:

    Alguns links que direcionam pro site da Universidade não estão funcionando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *