Bolsas de graduação na Itália na Bocconi - Partiu Intercâmbio

Imagem: Jaqueline Crestani

Imagem: Jaqueline Crestani

A Università Commerciale Luigi Bocconi, conhecida como “Bocconi”, é uma renomada instituição de ensino superior italiana com sede em Milão. Muito famosa na área de negócios, a universidade possui alguns programas de bolsas de graduação na Itália.

Bolsas para Graduação

A Bocconi possui cursos de graduação que misturam negócios com áreas como, Economia, informática, Ciências Políticas, direito, artes e cultura. Algumas graduações são em italiano, mas a maioria é em inglês. Seguindo o atual sistema de ensino superior italiano, todos os cursos duram 3 anos, com exceção do curso de Direito (que tem 5 anos, mas vale como graduação + mestrado) e do curso de World Bachelor in Business (que dura 4 anos porque é um programa em conjunto com a Marshall School of Business e a Hong Kong University of Science and Technology).

>>>> Tudo sobre estudar na Itália

Bolsas de estudo na Bocconi

O programa Bocconi Merit Award prevê a isenção total das taxas de matrícula – que são bens “salgadas” na instituição: cerca de 12 mil euros por ano. Além disso, o programa também garante acomodação na residência universitária para alguns candidatos. Já o Bocconi Internacional Award consiste em uma redução de 50% nas taxas universitárias, ou seja, o estudante paga só a metade do curso.

As bolsas dos dois programas têm duração de 2 anos, podendo ser renovadas por no máximo outros 2 anos. No entanto, para a renovação a universidade exige alguns critérios a serem cumpridos pelos bolsistas, como o completamento de um número “x” de créditos e a participação em eventos.

Para concorrer às bolsas dos programas, basta fazer a candidatura normal ao curso escolhido. Os bolsistas serão selecionados entre os candidatos que demonstrarem melhor desempenho acadêmico. Esse é o principal critério de seleção, mas não o único. A avaliação será realizada por um comitê especial que levará em conta o dossiê completo do candidato.

>>> Tudo sobre graduação nos Estados Unidos

Como se candidatar para as bolsas de graduação na Itália

A Bocconi realiza o processo de candidatura em várias sessões diferentes. Porém, a instituição recomenda que o interessado nas bolsas se inscreva com antecedência para ter mais chances de ser selecionado, visto que “a competição é realmente intensa”. A primeira sessão (Early session) de candidaturas vai até 5 de junho. Enquanto a segunda sessão (Winter session) vai de outubro a janeiro e a terceira rodada de inscrições (Spring Session) vai de fevereiro a março de 2020.

>>> Como fazer graduação em Portugal com o Enem

São requisitos para a candidatura, pagar uma taxa de 100 euros e preencher a Application Online. Nessa, o candidato deverá anexar: histórico escolar, currículo e carta de motivação. Além disso, é necessário ter realizado um teste padronizado, que pode ser o SAT, o ACT ou o Bocconi Test. Os certificado de conhecimento de idiomas não são obrigatórios para a participação no processo seletivo, mas se você tem um dos listados pela Bocconi, é melhor enviar porque eles contarão na avaliação.

Saiba mais sobre o processo de admissão
Veja os cursos oferecidos pela universidade
Acesse a Application Online
Sobre a bolsa por necessidade
Sobre a bolsa por mérito

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no Linkedin. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Quer bolsa para fazer graduação nos EUA? O Oportunidades Acadêmicas te ajuda a conseguir!

COMENTÁRIOS

4 respostas para “Bocconi: Universidade oferece bolsas de graduação na Itália”

  1. Eliene Cristina cunha dos sant disse:

    Gostaria de fazer parte do quadro de aluno ,em alguma universidade da Itália .

  2. Amilton Gentivo Gentivo disse:

    pois bem.

    eu sou Amilton sou engenheiro técnico agropecuário, fiz a minha licenciatura em economia e gestão, e neste momento encontro me a terminar a minha dissertação do mestrado em engenharia e tecnologia ambiental. todavia gostava de fazer o outro mestrado ou doutoramento em melhoramento genético de culturas e não estou a encontrar bolsa para fazer o meu desejo. pedia uma ajuda por favor!

  3. Talita Santos disse:

    Parece impossível ganhar bolsa, ainda mais quando tem q pagar a prova act ou sat, pagar matrícula… Vou tentar me preparar e tentar em outro ano :/

    • Talita, infelizmente são poucas as bolsas para fazer graduação ou mestrado fora que não pedem provas de proficiência… então, você tem que ver isso como investimento para conseguir uma bolsa. Já que sem uma prova dessas é bem difícil ganhar bolsa :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.