Estudar em Portugal

Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

Como conseguir uma bolsa para estudar em Portugal? Dependendo de qual o tipo de bolsa que você está procurando para estudar em Portugal você vai precisar duma graninha porque bolsas completas para estudar em Portugal em cursos em português são bem difíceis de encontrar. Mas com muita procura, paciência e planejamento financeiro é possível encontrar boas alternativas!

Bolsas em Portugal

Afinal, encontrar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio no exterior não é assim tãããão difícil, mas requer tempo, insistência e paciência. Neste post aqui, eu já até falei sobre como ganhar uma bolsa de estudos no exterior e aqui também tem dicas maravilhosas para quem sonha ir para Portugal para uma temporada de estudos hoje eu resolvi falar sobre como conseguir uma bolsa para estudar em Portugal.

Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2021

 

Como conseguir uma bolsa para estudar em Portugal

Obviamente que tudo que está aqui não esgota todas as possibilidades possíveis e imagináveis de se encontrar uma bolsa de estudos. A internet é enorme e cheia de sites e programas que eu não conheço. Por isso, se você souber de algo muito legal que não está aqui, não seja egoísta! Deixe um comentário no post e eu adiciono na lista, mas sempre deem aquela vasculhada no buscador do Partiu Intercâmbio antes de mais nada 🙂

 

Bolsas para fazer graduação em Portugal:

Como nós já explicamos neste post completo sobre fazer faculdade em Portugal usando o ENEM, o acesso de brasileiros às universidades portuguesas ficou muito mais fácil desde várias delas começaram a aceitar o ENEM para ingresso em cursos universitários. Apesar dessa facilidade, não existe uma grande oferta de bolsas para fazer graduação em Portugal. Via de regra, algumas instituições oferecem bolsas parciais para fazer a faculdade inteira em Portugal. Essas bolsas geralmente apenas dão descontos de até 50% nas taxas universitárias e fazem com que brasileiros paguem o mesmo valor que alunos portugueses ou europeus para estudar em Portugal.

 

Duas bolsas assim são oferecidas pela Universidade de Aveiro e pelo Politécnico de Leira. Elas abrem anualmente e quanto antes você se candidatar para o curso desejado, mais chance você tem de conseguir o benefício. No entanto, cabe dizer que a Universidade de Aveiro também prevê uma bolsa de isenção total no primeiro ano para estudantes internacionais de excelência. A bolsa pode ser mantida nos anos seguintes se o aluno tiver um bom desempenho.

Outra maneira de buscar por bolsas para fazer graduação em Portugal, é vasculhar os sites das universidades que te interessam para encontrar os benefícios. No entanto, é bom já ir se preparando e economizando já  que bolsas que cobrem todos os custos dos selecionados praticamente não existem.

>> Guia da graduação em Portugal

 

Vale lembrar, ainda, que existe um acordo de ingresso especial para o estudante internacional que prevê que cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) — Brasil incluso — tenham redução no preço da matricula, independente das notas. Algumas universidades respeitam esse estatuto e oferecem descontos nas propinas para estudantes brasileiros.

A Universidade do Porto, por exemplo, oferece um desconto de até 45% no valor da taxa anual para estudantes de países de língua portuguesa. Aqui você pode conferir mais informações sobre as propinas da instituição. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) também prevê isenção de taxas para estudantes CPLP, como você pode conferir aqui. Já a Universidade Nova de Lisboa prevê desconto de até 50% nessa modalidade apenas para graduações da Faculdade de Ciências e Tecnologia — saiba mais aqui.

Infelizmente, cabe dizer também que outras universidades, além de não concederem o benefício – nem após pedido na justiça -, ainda ameaçam alunos de expulsão. Aqui no site já conversamos com dois brasileiros: a Rebeca que fez graduação Universidade de Coimbra e o Mateus que estuda na Universidade do Porto.

Rebeca no famoso prédio da Universidade de Coimbra

Neste vídeo no canal do Partiu Intercâmbio no YouTube, o Mateus contou como é fazer mestrado integrado em Arquitetura na Universidade do Porto. Só pra vocês entenderem, mestrado integrado é uma graduação de cinco anos que combina mestrado na graduação. Isso é possível em Portugal para alguns cursos como arquitetura, engenharia, psicologia e outros.

Bolsas para graduação

 

 

Bolsas para fazer intercâmbio em Portugal

Existem algumas bolsas para fazer mobilidade acadêmica em Portugal. O programa mais conhecido para ajudar a financiar um intercâmbio em Portugal durante a graduação é o programa de bolsas Ibero-Americanas do Santander. Os selecionados recebem uma quantia de ajuda de custo para que possam cobrir custos como acomodação, passagem ou alimentação.

>>> Vale a pena fazer intercâmbio durante a graduação 

Para estudar em Portugal com bolsa durante uma parte do mestrado há o Global Sustainable Electricity Partnership, programa que oferece bolsas para mobilidade acadêmica internacional em áreas de energias renováveis, clima e eletricidade.

Bolsas para intercâmbio

 

 

Bolsas para fazer mestrado em Portugal

Boa parte dos brasileiros que sonham em estudar em Portugal buscam bolsas de mestrado no país. Assim como na graduação, dá para procurar por bolsas nos próprios sites das universidades. Mas a notícia também não é das melhores para quem quer bolsa para mestrado em Portugal. A oferta de bolsas para mestrados em português é bem escassa e as bolsas, quando oferecidas, apenas dão descontos nas taxas universitárias, como é o caso das bolsas do Politécnico de Leiria e da Universidade de Aveiro.

>> Guia do mestrado em Portugal

Como na graduação, estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) podem ter descontos também nas propinas de mestrado em algumas universidades. Na Universidade do Porto, por exemplo, esses alunos também pode ter até  45% de redução no preço das taxas. Para saber mais, dá uma olhada no site da instituição. A Universidade Nova de Lisboa também prevê desconto de até 50% nessa modalidade, porém apenas para alguns cursos de mestrado, como aqueles da Faculdade de Ciências e Tecnologia, como você pode se informar aqui.

Então, como deu pra ver as opções de bolsa para estudar em Portugal integrais em cursos em português é praticamente inexistente.


A melhor alternativa para quem quer bolsa para estudar em Portugal durante o mestrado são as bolsas do programa Erasmus Mundus. O programa da União Europeia oferece bolsas completas para brasileiros e diversos dos cursos são em Portugal. No entanto, os mestrados do programa Erasmus Mundus exigem proficiência em inglês e somente uma parte do curso é feita em Portugal. Um dos pré-requisitos dos mestrados Erasmus é que o curso seja feito em, no mínimo, dois países diferentes. Portanto, a duração do curso em Portugal vai depender de curso para curso  pode variar de seis meses a um ano.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

 

No mais, outra opção para conseguir um auxílio para fazer mestrado em Portugal, é possível tentar a bolsa do Educations.com, que oferece até 5 mil euros para candidatos que foram aceitos sem bolsa em um curso de mestrado na Europa.

A Danielle Miranda fez mestrado em Portugal e contou tudo aqui no Partiu Intercâmbio, desde a escolha do curso até o planejamento financeiro para estudar em Portugal mesmo sem bolsa de estudos. Vale a pena conferir para ter uma boa ideia de qual a melhor maneira de se planejar para uma temporada de estudos em Portugal.

Bolsas de mestrado 

Bolsas de doutorado em Portugal

Para quem busca bolsa para estudar em Portugal durante o doutorado existem diferentes opções. No caso do doutorado sanduíche em Portugal, a Capes possui programas em cooperação com a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) para que uma parte do doutorado seja feita em Portugal. No entanto, essa bolsa exige comprovação de inglês fluente, por meio da apresentação de prova de proficiência (TOEFL, IELTS) e os últimos editais foram voltados a algumas áreas específicas, como Inteligência Artificial, ciências do espaço e do mar, alterações climáticas, computação avançada e medicina oncológica.  Aqui vocês podem conferir bolsas da Capes para doutorado em Portugal.

>> 5 Mitos sobre doutorado nos EUA

 

Outra alternativa para fazer mobilidade em Portugal, é o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, que tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade acadêmica brasileira a centros internacionais de pesquisa. No último edital, até 1.400 doutorandos foram contemplados. Contudo, nesse caso também será necessário ter proficiência em inglês.

Já no caso do doutorado pleno em Portugal, vale a pena conferir se a universidade onde você quer estudar oferece bolsa para a sua área de pesquisa. Além disso, existe o edital da Fundação Para  a Ciência e a Tecnologia  que dá bolsas completas para estudar em Portugal durante o doutorado. A Bruna Riboldi teve bolsa da FCT para fazer doutorado na Universidade do Minho e conversou com a gente na live a abaixo sobre a seleção e outros aspectos importantes para conseguir a bolsa.

>> Como fazer doutorado no Exterior

 

As mulheres que tenham interesse em fazer doutorado ou pós-doutorado na área das Ciências Exatas podem usar a bolsa da Fundação Schlumberger para estudar em Portugal.  O programa é voltado para mulheres provenientes de países em desenvolvimento ou emergentes interessadas em realizar estudos nas áreas de ciência, tecnologia ou matemática. O valor das bolsas é baseado nos gastos reais comprovados pelas bolsistas e pode ser de até 50 mil dólares por ano. Já mulheres interessadas nas áreas de finanças, podem usar as bolsas do programa Women in Finance Scholarship para fazer doutorado em Portugal.

Bolsas de doutorado

Gostaram das dicas de como conseguir uma bolsa para estudar em Portugal? Todas elas estão no buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio! Aqui eu explico bem direitinho como o buscador de bolsas funciona e óbvio que esse post não esgota as possibilidades de bolsas em Portugal que existem, mas se vocês souberem de algo que não está aqui, deixem um alô nos comentários e eu complemento o post.
beijo 🙂

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

Posts Recentes

Como escrever carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Como escrever carta de motivação? Confira os  5 erros super comuns ao escrever uma carta…

2 weeks atrás

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2021

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2021.…

2 weeks atrás

Pré-integração do Goethe-Institut: projeto ajuda quem quer trabalhar e viver na Alemanha

Você sonha em morar e trabalhar na Alemanha? Além de ser um importante centro de…

3 weeks atrás

TOEFL X IELTS: qual é a diferença entre os testes de proficiência em inglês

Você precisa fazer uma prova de proficiência em inglês para estudar no exterior e não…

3 weeks atrás

Como fazer o mestrado em sustentabilidade e clima do Erasmus com bolsa e estudar em vários países

Sabe aqueles cursos de mestrado Erasmus super bacanas com foco em temáticas atuais e importantíssimas…

1 month atrás

Quais são as diferenças entre TOEFL iBT®, TOEFL® Essentials™ e TOEFL ITP®?

Além do TOEFL iBT® e do TOEFL ITP®, o Educational Testing Service (ETS) lançou recentemente…

2 months atrás