A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu edital anual de bolsas para doutorado em Portugal. Em 2022, o programa irá conceder novamente apoio a 1.450 investigadores de qualquer área do conhecimento. O período de inscrições será de 8 de março a 7 de abril, mas a gente já está publicando aqui porque sabe que essa bolsa interessa a muita gente e, assim, dá tempo de todo mundo preparar a candidatura.
As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface, hospitais, entidades integradas na Administração Pública, instituições privadas sem fins lucrativos. As pesquisas podem ser desenvolvidas em colaboração com empresas.
Aliás, nesta edição tem uma linha de candidatura específica – “candidatura em ambiente não acadêmico” – para bolsas de investigação cujos planos decorram total ou parcialmente em entidades não acadêmicas, como essas que acabamos de citar.
As investigações podem ser realizadas de forma integral ou parcial no país europeu. No caso de bolsa mista, o período do programa de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a dois anos. Cada candidato pode se candidatar a apenas um benefício: ou doutorado pleno ou doutorado sanduíche.
>>> Como faz para estudar em Portugal: da escolha do curso ao planejamento financeiro
Como funciona o programa da FCT em Portugal
Os candidatos selecionados para as bolsas para doutorado irão receber subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem e também seguro saúde.
A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos (48 meses). As bolsas terão início no primeiro dia do mês indicado pelo candidato na sua sede de estudos.
Como são as bolsas de doutorado da FCT em Portugal
A jornalista Bruna Riboldi fez doutorado em Portugal com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Ela era aluna do programa Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade na Universidade do Minho, em Braga, e conversou com a gente no vídeo acima para contar tudo sobre as bolsas FCT e como fazer doutorado em Portugal.
Requisitos das bolsas para doutorado em Portugal
O programa de bolsas para doutorado em Portugal é destinado a cidadãos portugueses, europeus ou estrangeiros que, até o início da bolsa, detenham título de residência no país ou seja, provenientes de nações parceiras.
Para participar do programa é necessário:
- Não ser já beneficiário de uma bolsa de doutorado em empresas diretamente financiadas pela FCT;
- Residir em Portugal de forma habitual e permanente, caso o plano da bolsa requerida tenha uma parte em instituições estrangeiras, requisito aplicável tanto a cidadãos portugueses quanto estrangeiros;
- Não ter já o grau de doutor.
Como se candidatar às bolsas para doutorado em Portugal
Os interessados devem se candidatar pelo site no período a partir de 8 de março e até 7 de abril.
No portal, é necessário preencher o formulário e anexar toda a documentação solicitada.
Além dos documentos relativos à identificação, à formação e à experiência, quem quiser concorrer, deve apresentar uma carta de motivação e duas cartas de recomendação. O candidato deverá também associar o seu Curriculum Vitae na plataforma CIÊNCIAVITAE devidamente atualizado.
A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (40%); mérito do plano de trabalho (40%) e mérito das condições de acolhimento (20%). Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação.
Leia o edital de abertura do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o guia de avaliação
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Olá, boa noite.
Eu ainda assim fiquei com uma dúvida: tenho família em Portugal, não bastaria usar o endereço da residencia deles para me candidatar?
A Bruna Reboldi disse que só precisaria efetivamente comprovar essa minha estada permanente em Portugal na hora de assinar o contrato, ou seja, após a divulgação do resultado.
obs: eu enviei um e-mail solicitando consultoria para você na semana passada acerca deste processo, ainda estou no aguardo ^^.
Estou cursando Doutorado Interinstitucional USP , sou brasileiro e portugues, e resido no Brasil. Pretendo desenvolver investigacoes para o Doutorado em Portugal e Italia. Posso concorrer a esse edital?
Pra esse edital você tem que estar em Portugal no momento da candidatura
Fiquei em dúvida se é necessário residir em portugal permanentemente até mesmo no ato da inscrição, ou se a mudança pode acontecer depois do resultado da seleção mas antes de iniciar o recebimento da bolsa?
Tem que estar morando lá como a Bruna explicou no vídeo em que fala da bolsa.