Fundação pública concede bolsas para doutorado em Portugal

bolsas para doutorado em Portugal FCT

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa está prestes a lançar o edital para bolsas para doutorado em Portugal. O programa irá conceder apoio a 950 investigadores de qualquer área do conhecimento.

Bolsas em Portugal

As instituições de destino dos bolsistas podem ser unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface. As pesquisas podem ser desenvolvidas em colaboração com empresas.

As investigações podem ser realizadas de forma integral ou parcial no país europeu. Cada candidato pode se candidatar a apenas um benefício.

>>> Como faz para estudar em Portugal: da escolha do curso ao planejamento financeiro

Como funciona o programa da FCT em Portugal

Os candidatos selecionados para as bolsas para doutorado irão receber subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem e também seguro saúde.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos. As bolsas terão início no primeiro dia do mês indicado pelo candidato na sua sede de estudos. A data deve, no entanto, ser posterior a 1 setembro de 2019 e anterior a 1 de agosto de 2020.

Como são as bolsas de doutorado da FCT em Portugal

A jornalista Bruna Riboldi fez doutorado em Portugal com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  Ela era aluna do programa Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade na Universidade do Minho, em Braga, e conversou com a gente no vídeo acima para contar tudo sobre as bolsas FCT e como fazer doutorado em Portugal.

>>> Veja todas bolsas para doutorado no Exterior

Requisitos das bolsas para doutorado em Portugal

O programa de bolsas para doutorado em Portugal é destinado a cidadãos portugueses, europeus ou estrangeiros que, até o início da bolsa, detenham título de residência no país ou seja, provenientes de nações parceiras.

Para participar do programa é necessário:

  • Não ser já beneficiário de uma bolsa de doutorado em empresas diretamente financiadas pela FCT;
  • Residir em Portugal de forma habitual e permanente, caso o plano da bolsa requerida tenha uma parte em instituições estrangeiras, requisito aplicável tanto a cidadãos portugueses quanto estrangeiros.

Como se candidatar às bolsas para doutorado em Portugal

Os interessados devem se candidatar pelo site no período a partir de 28 de fevereiro e até 28 de março. No portal, é necessário preencher o formulário e anexar toda a documentação solicitada.

Além dos documentos relativos à identificação, à formação e à experiência, quem quiser concorrer, deve apresentar uma carta de motivação e duas cartas de recomendação.

A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (40%); mérito do programa de estudos (40%) e mérito das condições de acolhimento (20%). Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação.

Leia o edital de abertura do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o guia do bolsista

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Bolsas para pós-graduação no Reino Unido: mestrado e doutorado
>>> Bolsa de doutorado pleno nos EUA da Fulbright recebe inscrição

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal”

  1. Gabriele gross disse:

    Fiquei em dúvida se é necessário residir em portugal permanentemente até mesmo no ato da inscrição, ou se a mudança pode acontecer depois do resultado da seleção mas antes de iniciar o recebimento da bolsa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.