Fundação pública concede bolsas para doutorado em Portugal

bolsas para doutorado em Portugal FCT

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa está recebendo inscrições para o seu edital anual de bolsas para doutorado em Portugal. O programa irá conceder apoio a 1.350 investigadores de qualquer área do conhecimento (número bem maior do que no ano passado!).

Bolsas em Portugal

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface, hospitais, entidades integradas na Administração Pública, instituições privadas sem fins lucrativos. As pesquisas podem ser desenvolvidas em colaboração com empresas.

As investigações podem ser realizadas de forma integral ou parcial no país europeu. No caso de bolsa mista, o período do programa de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a dois anos. Cada candidato pode se candidatar a apenas um benefício: ou doutorado pleno ou doutorado sanduíche.

>>> Como faz para estudar em Portugal: da escolha do curso ao planejamento financeiro

Como funciona o programa da FCT em Portugal

Os candidatos selecionados para as bolsas para doutorado irão receber subsídio mensal para os custos de vida. Dependendo da modalidade do benefício, os bolsistas também podem ter isenção de taxas universitárias, auxílio para instalação, viagem e também seguro saúde.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

A duração da bolsa é anual, mas há possibilidade de renovação de no máximo quatro anos. As bolsas terão início no primeiro dia do mês indicado pelo candidato na sua sede de estudos. A data deve, no entanto, ser posterior a 1 setembro de 2020 e anterior a 1 de agosto de 2021.

Como são as bolsas de doutorado da FCT em Portugal

A jornalista Bruna Riboldi fez doutorado em Portugal com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  Ela era aluna do programa Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade na Universidade do Minho, em Braga, e conversou com a gente no vídeo acima para contar tudo sobre as bolsas FCT e como fazer doutorado em Portugal.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Requisitos das bolsas para doutorado em Portugal

O programa de bolsas para doutorado em Portugal é destinado a cidadãos portugueses, europeus ou estrangeiros que, até o início da bolsa, detenham título de residência no país ou seja, provenientes de nações parceiras.

Para participar do programa é necessário:

  • Não ser já beneficiário de uma bolsa de doutorado em empresas diretamente financiadas pela FCT;
  • Residir em Portugal de forma habitual e permanente, caso o plano da bolsa requerida tenha uma parte em instituições estrangeiras, requisito aplicável tanto a cidadãos portugueses quanto estrangeiros.

>>> Como ganhar bolsa para estudar em Portugal

Como se candidatar às bolsas para doutorado em Portugal

Os interessados devem se candidatar pelo site no período a partir de 2 de março e até 28 de abril (sim, o prazo foi prologado!).

No portal, é necessário preencher o formulário e anexar toda a documentação solicitada.

Além dos documentos relativos à identificação, à formação e à experiência, quem quiser concorrer, deve apresentar uma carta de motivação e duas cartas de recomendação. O candidato deverá também associar o seu Curriculum Vitae na plataforma CIÊNCIAVITAE devidamente atualizado.

A seleção será baseada em três critérios: mérito do candidato (40%); mérito do programa de estudos (40%) e mérito das condições de acolhimento (20%). Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação.

Leia o edital de abertura do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o guia de candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

5 respostas para “Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal”

  1. Sarah disse:

    Olá, boa noite.

    Eu ainda assim fiquei com uma dúvida: tenho família em Portugal, não bastaria usar o endereço da residencia deles para me candidatar?

    A Bruna Reboldi disse que só precisaria efetivamente comprovar essa minha estada permanente em Portugal na hora de assinar o contrato, ou seja, após a divulgação do resultado.

    obs: eu enviei um e-mail solicitando consultoria para você na semana passada acerca deste processo, ainda estou no aguardo ^^.

  2. Elioterio Fachin Dias disse:

    Estou cursando Doutorado Interinstitucional USP , sou brasileiro e portugues, e resido no Brasil. Pretendo desenvolver investigacoes para o Doutorado em Portugal e Italia. Posso concorrer a esse edital?

  3. Gabriele gross disse:

    Fiquei em dúvida se é necessário residir em portugal permanentemente até mesmo no ato da inscrição, ou se a mudança pode acontecer depois do resultado da seleção mas antes de iniciar o recebimento da bolsa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio